Imagem do post 2

12 dicas para aproveitar ao máximo um dia de treinamento


Treinamentos, cursos e palestras são sempre excelentes opções para ampliar as competências e habilidades dos colaboradores de uma empresa. É um investimento que visa a melhoria dos métodos e da eficácia do profissional no seu dia a dia.

 

As empresas muitas vezes oferecem aos funcionários tais oportunidades gratuitamente. Excelentes cursos de consultorias renomadas, investimentos altos que acabam não sendo bem aproveitados pelos participantes. Atrasos, desinteresse, falta de educação, reclamações fúteis e falta de atenção são comuns nas turmas.

 

Quando a pessoa não dá o devido valor, o resultado é o desperdício de tempo e de dinheiro, para a empresa e principalmente para o inscrito que levaria o conhecimento com ele para sempre. A corporação espera que o funcionário adquira novos conhecimentos para poder usar tanto para si como para replicar aos seus colegas e ter mais produtividade.

 

Devido à falta de comprometimento, de seriedade em estar presente de corpo, mente e alma, ela acaba falhando na disciplina e por essa razão o que foi aprendido logo se perde. Pequenas ações anteriores ao dia do treinamento e uma postura consciente e responsável durante o curso podem ajudar a fazer com que o aproveitamento do conteúdo seja melhor entendido e absorvido.

 

Abaixo destacamos 12 dicas simples que ajudam para que o dia seja bem aproveitado.

 

1ª – Leve o material necessário (inclusive casaco, se for preciso)

 

Caneta e caderno são materiais básicos, e nem sempre o hotel ou o RH se lembram de fornecer itens para anotações. A preparação deve começar um dia antes, por isso evite atrasos, planeje sair um pouco antes e reveja o endereço do local. Vá dormir cedo para ficar recuperado e disposto. Leve um casaco, pois o ar condicionado sempre causa conflitos nas salas. Chegue mais cedo e dê uma olhada no material fornecido. Qualquer problema comunique aos responsáveis com antecedência.

 

2ª – Procure se informar antes sobre o que será ensinado

 

Muitos caem de paraquedas ou nem sabem porque foram inscritos. O tema pode até se mostrar interessante, contudo se você já procurou pelo menos informações básicas sobre do que se trata, terá muito mais interesse em participar e poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Mantenha um espírito de renovar seu estoque de conhecimento. Se você já viu o tema e está participando, tome tudo como novo e aproveite para rememorar.

 

3ª – Alimente-se bem e leve frutas que despertam

 

Não saia de casa sem um bom café da manhã. Nem todos os cursos oferecem “wellcome coffee”.  Tenha ao menos a precaução de levar uma barrinha de cereais. Durante o curso, beba muita água, pois ajuda na concentração e no transporte das informações através das células cerebrais. No almoço, não exagere, evite a feijoada.

 

O instrutor tem a obrigação de ser didático e estimular sua atenção, entretanto lembre-se que é um curso e não um show de mágica e ele não é professor de vestibular.  Sua responsabilidade é estar ali para aprender, por isso não se sabote. Caso seja uma carga horária longa e você tende a ter sono, coma maçã ou beba suco de maçã, porque ela acaba despertando mais que o café.

 

4ª – Esqueça dos seus problemas lá fora

 

A mente não consegue permanecer quieta por mais de 8 segundos, apontam algumas pesquisas. No máximo conseguimos prestar atenção ao mesmo assunto por somente 8 minutos. Portanto, ficar lembrando de problemas ou de coisas que esqueceu de fazer é prejudicial para o aprendizado. Procure manter a mente centrada no conteúdo.

 

Para ajudar a limpar a mente escreva em uma folha todas as suas preocupações, tipo as coisas que deixou de fazer e descarregue toda a sua tensão através da respiração profunda, retire tudo o que está prejudicando sua harmonia. Diga à sua mente que essas vozes foram ouvidas e serão realizadas ao término do dia ou no outro dia. Guarde a folha e não fique olhando para ela.

 

5ª – Foque a atenção

 

Evite ser interrompido. Se possível, desligue o seu celular, notebook, whatsapp etc. Avise antes aos seus liderados ou parceiros que estará em um lugar onde não poderá atender telefones ou ver seus e-mails. Planeje antes para que você possa se certificar que no dia ninguém o interromperá com falsas urgências, ou o procurará para perguntar coisas que não são importantes. Passe o número do hotel apenas para pessoas que possam avisá-lo de coisas muito graves. De resto, relaxe, deixe para o tempo certo, porque convenhamos, você sabe que muita coisa pode esperar.

 

6ª – Participe com perguntas pertinentes

 

O instrutor está ali para ajudar, para passar conhecimento. Evite fazer colocações que fujam do tema, pense no grupo também, respeite, veja se sua interrupção ou pergunta pode ajudar outros ou elucidar algo que não tenha ficado claro. Descontrair tudo bem, agora querer ser sempre o centro das atenções é na hora do happy hour, e não no meio do curso.

 

7ª – Faça as dinâmicas propostas

 

Tempo é dinheiro, mas também pode e deve ser aprendizado. Você foi retirado do trabalho para aprender. Poderia estar em casa, mas está separado exatamente para se concentrar em aprender, por isso, quando houver alguma dinâmica seja em grupo ou individual aproveite bem o tempo para fazê-la, não deixe para casa. Em casa ninguém poderá tirar dúvidas. A ideia é não perder tempo, então concentre-se como se fosse um trabalho que será cobrado, afinal você é o maior beneficiário pela experiência.

 

8ª – Interaja com os outros membros

 

Aproveite os intervalos para conversar e fazer um novo networking.  Durante as dinâmicas é importante você se expressar, discutir com o grupo, vencer a timidez. As pessoas que estão ali sabem tanto quanto você e estão aprendendo também, então não tenha medo de errar. Sem o erro não há aprendizado.

 

9ª – Não fique com dúvidas

 

A dúvida é o caminho para a certeza, já diziam os filósofos. Por isso, não fique com receio de perguntar algo caso não tenha entendido. A função do mestre é ensinar de forma clara até que o aluno entenda perfeitamente. Caso seja muito tímido, pode esperar o final e perguntar diretamente ao professor.

 

10ª – Fique de olho no relógio

 

Durante os intervalos de coffee ou almoço, é muito raro alguém voltar para a sala no horário. Em geral o instrutor tem que sempre ficar chamando os alunos de volta. Fique atento ao tempo de intervalo, avise aos amigos que o tempo está acabando e se dirija para a sala. Pontualidade é importante para sua imagem e também ajuda o professor a recomeçar o conteúdo sem perda de tempo.

 

 

11ª – Antecipe-se, faça o checkout antes.

 

Evite sair da sala de treinamento. Isso acaba interrompendo a explicação ou distraindo a turma. Quando o curso é longo, sempre haverá momentos de pausa para ir ao banheiro ou tomar um café. Lembre-se que estar com a mente livre é importante, por isso antecipe questões que possam desviá-lo, como chamar o taxi, ou fazer o checkout do hotel. É educado avisar o professor também caso tenha que sair antes do término, assim não é necessário interromper para explicar.

 

12ª – Não esqueça seu material

 

Por incrível que pareça, há muitos participantes que na correria de ir embora acabam deixando seu material na sala. É uma perda para a pessoa e para a empresa. Ao terminar, também leve consigo suas anotações. O pessoal da limpeza não tem culpa se achar que tudo é lixo.

 

E para ter o máximo de aproveitamento do conteúdo é fundamental começar imediatamente a aplica-lo, pois o conhecimento adquirido, quando utilizado imediatamente, se torna mais fácil de ser absorvido e aprendido. E para reter ainda mais o conteúdo, reveja suas notas e as apostilas nas próximas semanas, se puder fazer notas e resumos o aprendizado ficará ainda mais vivo em sua memória.

 

Bom aprendizado!

 

Alexandre Rodrigues

Posts similares

Comentários