Imagem do post 1

5 Perguntas sobre esse Ano para melhorar o Próximo


Estamos bem perto do final do ano que sem dúvida para o Brasil, para o mundo e para muita gente não foi um ano fácil, simples ou no mínimo positivo. Para algumas pessoas foi um ano neutro, sem muitas novidades e algumas conseguiram fazer de 2015 o melhor ano da vida delas.

Na pesquisa que está rodando neste momento e que vou divulgar os resultados em um vídeo no dia 24/11, fizemos essa pergunta.

Uma coisa eu posso dizer que me surpreendeu: A maior parte dos respondentes não considerou 2015 o pior ano da sua vida. Muito pelo contrário. Má notícia corre mais que a realidade, não é verdade (pois se ligar a TV só desgraça)? Claro que muita gente perdeu emprego, sofreu perdas financeiras, de saúde, etc. mas essa não foi a regra geral.

É isso que quero chamar sua atenção nesse post. Seja seu ano atual um excelente ano, um ano morno ou pior da sua vida, ele é importante para fazer os próximos anos melhores.

Todo ano tem aprendizado. Sem exceção. Até não fazer nada é um aprendizado. Quando trabalho com equipes e empresas que gerenciamos a produtividade, gosto de fazer um “book log” que registra o positivo e o negativo. Isso serve para criar métricas, treinar as pessoas, reforçar a cultura e também evitar urgências futuras.

Aplicando o mesmo princípio para nossa vida particular, podemos escrever como foi nosso ano e aprender com isso. Escrever é poderoso, torna o fluxo consciente, libera a mente, reforça o aprendizado e coloca uma nova perspectiva sobre os fatos. E mais importante, ajudar a reconhecer, que no fundo é o primeiro passo para mudar.

Porém não adianta escrever qualquer coisa. Adaptei 5 grupos de perguntas do mundo empresarial, para sua vida pessoal. Apenas algumas sugestões. Fique a vontade para criar mais perguntas para suas respostas J!

1 – Maiores Aprendizados

O que esse ano trouxe que fez você crescer como pessoa ou profissional? Que problemas você teve de enfrentar? Que coisas você não repetiria nunca mais na sua vida? E que coisas você repetiria sempre que possível?

2 – Oportunidades Perdidas

O que você deixou de escapar esse ano? O que fez você perder a oportunidade? O que faria você aproveitar a oportunidade em uma próxima vez? É possível reaver a oportunidade que foi perdida? Como?

3 – Pessoas Importantes  

Quem foi importante para você nesse ano? Como você retribuiu essas pessoas importantes? Quem você precisa cortar da sua lista de relacionamento? Quem você disse mais “sim” querendo dizer um “não”?

4 – Metas

Que sonhos você realizou esse ano? Que sonhos você adiou? Planejou metas por escrito para esse ano? Quantas? Acompanhou durante o ano? O que faltou?

5 – EU com EU

Sobrou tempo para você? Leu os livros que comprou? Cuidou da saúde? Fez algum esporte com regularidade? Descobriu ou praticou algum hobbie com frequência? Dormiu bem? Se alimentou bem? Cuidou do físico, da mente, do coração e do espírito?

Experimente responder essas perguntas, guarda em um arquivo, e-mail, no papel, não importa. É um processo muito poderoso. Coloca na agenda para reler algumas vezes no ano. Veja o impacto na mudança.

E quando responder, coloca aqui seu comentário de como foi esse processo. Ajudou em algo?

Até o próximo. E vamos andando (porque correr cansa)!

Christian Barbosa

Ps.: Se você não recebe meu email semanal, se cadastra no topo da página, para receber o resultado da pesquisa, vídeos e outras dicas.

Posts similares

Comentários