Imagem do post 2

8 Atitudes Simples para Aumentar a Produtividade


O que você faria para ter uma hora a mais em seu dia? Todos gostariam de dispor de mais tempo, claro! Minha recomendação é agir, e com atitudes simples. Aumentar a produtividade não é um bicho de sete cabeças, mas exige disciplina e alguns hábitos que garantem preciosos minutos ao longo de cada dia.

 

O ganho de produtividade não está apenas no tempo que você consegue economizar, mas também no salto de disposição e energia que os hábitos saudáveis propiciam. Sobretudo para o gestor de equipes, é fundamental incorporar certas atitudes em sua rotina, pois elas geram mais tempo para coordenar o time e, de quebra, servem de exemplo para os colaboradores.

 

Veja minha lista de 8 atitudes simples que ajudarão você a aumentar sua produtividade:

 

1. Mantenha as chaves sempre no mesmo lugar

Resolvi começar com essa para provar que são atitudes realmente simples, na acepção da palavra. Às vezes não paramos para pensar em um detalhe “bobo” como esse, mas busque na memória se você já ficou alguns minutos à procura da chave do carro ou da casa. Cada segundo gasto com isso é um desperdício de tempo, já que poderia ser evitado com uma regra básica de organização. Basta ter um lugar fixo em casa para colocar todas as chaves.

 

2. Faça uma limpeza nas newsletters

Todos os dias somos bombardeados com convites para assinar newsletters das mais diversas empresas. Claro que muitas delas são valiosas para o nosso desenvolvimento, mas é preciso fazer uma grande faxina em sua caixa de e-mail. Confira se você separa um momento do dia para limpar a caixa de entrada e deleta aqueles e-mails semanais que não foram abertos. Talvez seja o caso de se descadastrar da newsletter que só está causando perda de tempo. Essa “limpa” pode levar mais de uma hora, mas esse tempo não é nada se comparado aos minutos diários e semanais anteriormente dedicados a esse fim.

 

3. Faça um backup no seu computador

Quase todos sabem a importância de se fazer um backup no computador para arquivar os milhões de bytes distribuídos entre trabalho e vida pessoal. Mas quantas pessoas realmente separam algumas horas para isso? Se você está adiando o backup, pense nele como um investimento de tempo. Dedicar-se a essa tarefa é a garantia de não ter dor de cabeça com a perda de arquivos valiosos.

 

4. Pense duas vezes antes de comprar por impulso

Pode soar estranho associar a redução de compras por impulso ao aumento da produtividade. Entretanto, conter o ímpeto garante economia de dinheiro, tempo e atenção. Qualquer produto que adquirimos demanda um pequeno percentual da nossa energia e recursos que poderiam ser canalizados em atividades produtivas. Em outras palavras, o hábito de evitar as compras por impulso possibilita um ganho real em produtividade.

 

5. Use as escadas

Sabemos bem como é difícil encontrar tempo para os exercícios físicos em rotinas tão atribuladas. Uma das formas de fugir do sedentarismo é deixar de lado o elevador e utilizar as escadas, tanto no trabalho quanto em casa. Claro que se você morar ou trabalhar no 20º andar, vai ser puxado subir tudo isso, mas você pode descer no 15º andar, por exemplo, e subir o restante de escadas. O ponto é encontrar a dose certa para manter a saúde em dia.

 

6. Beba mais água

Na correria do dia a dia, não é difícil esquecer de beber água. E beber água, vale lembrar, é essencial para o organismo se manter sempre em alerta e você conseguir cumprir as suas tarefas com energia. A média recomendada é de oito copos (dois litros) de água por dia para manter o corpo hidratado. Mas atenção: tudo em excesso faz mal, inclusive água. Por isso, evite exageros.

 

7. Faça exercícios enquanto assiste TV

Atingir um ganho de produtividade é resultado direto da economia de tempo que você é capaz de fazer. Uma das formas mais eficientes é unir atividades que podem funcionar simultaneamente. Se cada uma tem a duração prevista de uma hora, você obtém uma hora a mais no seu dia. O ganho de tempo é sensível. Quando for ver televisão, realize um exercício físico ao mesmo tempo. Pode ser na academia do prédio ou mesmo dentro de casa – com uma esteira ou bicicleta ergométrica. Podemos considerar que há um “contra” nessa dica. Se quiser ligar a TV para relaxar no sofá, não estou pedindo para você mudar radicalmente a rotina. Que tal intercalar sessões de televisão no sofá e outros momentos combinados com um exercício físico? Seu corpo agradece, e sua agenda também.

 

8. Cultive as conversas

Essa é possivelmente a dica mais valiosa de todas, pois envolve não apenas o ganho de produtividade, mas a retomada do hábito que a gente vem perdendo em um mundo tão acelerado. Tenha sempre em mente que a maioria das oportunidades que temos na vida vem de quem conhecemos. Se parar algumas horas na semana para se encontrar com pessoas de diferentes círculos sociais é benéfico para todos nós.

 

Quanto tempo você é capaz de economizar?

 

Muitas das dicas que dou neste texto trazem um ganho palpável de tempo na rotina. Para aproveitar essas horas conquistadas, o caminho é colocar a lista completa de atividades diárias (pessoais e profissionais) no papel ou em uma ferramenta específica para essa finalidade. A realização do planejamento semanal eleva a produtividade individual e coletiva, pois permite ao gestor coordenar o trabalho e delegar tarefas com inteligência. Conheça o Neotriad, software criado por mim e por minha equipe para aprimorar a produtividade individual e coletiva.

 

Espero que as dicas ajudem você a começar a usar melhor seu tempo no dia a dia. Afinal, tempo é vida!

Posts similares

Comentários