Imagem do post 1

A Dor e a Tríade


Na última sexta-feira virei o pé jogando tênis e tive uma entorse no tornozelo direito. Nos primeiros dias a dor foi bem intensa, hoje, só aparece ao andar rápido ou em movimentos mais bruscos. Obviamente que agora eu me esqueço de fazer o tratamento que o médico me indicou, pelo simples fato de que sem a dor, eu não lembro com facilidade.

A mesma coisa acontece quando você tem uma dor de dente e de repente ela desaparece, você esquece-se de ligar para o dentista. E a vida é assim, sem a dor, não temos o impulso do tratamento, de tentar resolver, melhorar.

O mesmo princípio se aplica ao seu tempo. Se você não sabe o que acontece de urgente ou circunstancial no seu dia (suas dores de tempo), você simplesmente não sabe como melhorar, e isso vai fazendo seu tempo passar mais rápido sem você perceber.

No método Tríade, eu indico as pessoas que classifiquem todas as suas atividades a seguindo a definição da Tríade do Tempo, que divide tudo que você faz em seu dia a dia em três esferas:

  • Importante – São as coisas que trazemtriade1 resultados e tem tempo para serem feitas. São atividades que podem esperar horas, dias, semanas etc. Você tem uma sensação positiva na execução do importante.
  • Urgente – A esfera da urgência abrange todas as atividades na qual o tempo está curto ou acabou. São as atividades que chegam em cima da hora, que em alguns casos não podem ser previstas. Essas atividades geram pressão, estresse, correria.
  • Circunstancial – cobre as tarefas desnecessárias, sem resultados. São os gastos de tempo de forma inútil, tarefas feitas por comodidade ou por serem ‘socialmente’ apropriadas.

Para uma definição completa do conceito da Tríade, clique aqui para baixar o resumo do capítulo 3 do livro A Tríade do Tempo.

Claro que a classificação é extremamente pessoal, porém a equipe/empresa pode ter uma estratégia de classificação que ajude as pessoas a decidirem o que deve ser feito. É uma ferramenta de gestão estratégica.

Quando você começa a classificar, você começa a perceber para onde vai seu tempo e com isso o tratamento (planejamento, priorização, dizer não, etc.) fica mais fácil de ser aplicado. Eu tenho uma tarefa mensal repetida chamada “Analisar Tríade do mês – 20 minutos”, aonde eu faço um filtro no Neotriad de tudo do mês anterior e vejo as coisas que são urgentes e circunstanciais. Eu sempre me questiono: “o que eu posso fazer para que isso não volte a acontecer?”. Na maior parte dos casos sempre tem uma ou outra coisa que pode ser feita e com isso o tempo no importante vai aumentando cada vez mais.

Experimente fazer isso nos próximos dias e conte seus resultados!

Posts similares

Comentários