Imagem do post 1

Ache tempo para seu dia perfeito. O mercado não é a mamãe.


cartasantos

Recebi um e-mail de um empresário Santista, falando sobre concorrentes que estão expandindo suas áreas de atuação e por consequência tirando clientes de outras empresas. Essa carta pode ser encarada de duas formas: primeiro que sem dúvida temos oligopólios Brasileiros que manipulam e destroem a concorrência de forma predatória e isso realmente precisa de regulamentação e punição na esfera federal.

A outra forma de encararmos essa carta é a esfera que podemos atuar, que está dentro da nossa atitude como colaboradores, líderes e empresários de mudar o nosso mundo.

O mercado não é sua mãe, não é seu amigo ou seu cachorro que sempre vai estar abanando o rabinho para você. O mercado é simplesmente uma força de oportunidades para todos. Alguns agarram, outros simplesmente deixam a coisa passar. Não se pergunte por que seu concorrente “roubou” seu cliente. Pergunte o que você deixou de fazer para perder seu cliente.

Tempo é a chave nessa questão. As pessoas dentro da empresa estão tão cheias de coisas urgentes para fazer, coisas operacionais, coisas sem importância ou simplesmente coisas que não ajudam a empresa a evoluir, que não conseguem enxergar que as oportunidades do mercado estão sendo pescadas por pescadores mais preparados, mais equipados e com certeza, com mais recursos de tempo.

Isso não é algo novo. Isso existe desde sempre.

Eu gosto muito da história do Andrew Carnegie, um empresário que começou como mensageiro de uma empresa de uma empresa de telégrafos e se tornou o maior empresário do aço dos EUA. No começo da empresa, ele focou totalmente em aço para as ferrovias, que era o grande negócio na época. Só que de repente o mercado mudou, elas pararam de comprar. Você acha que ele sentou, olhou pela janela e escreveu uma cartinha para as ferrovias, para o presidente e para a imprensa, dizendo que outros grupos estavam vendendo ferro também? Não. Ele parou e foi achar novos mercados, foi dedicar tempo para aprimorar a produção e começou a apostar em um novo modelo: aço para construção civil que nem existia na época. Criou um mercado ainda maior do que o anterior.leitederramado1

Chorar ou inovar é uma escolha sua. Em todas as áreas. Seu emprego está chato, não te motiva mais e você sabe que pode fazer mais? Porque não conversar com seu líder e achar formas de melhorar? Que tal dar uma nova chance e achar um sentido no dia a dia? Por que não procurar outra oportunidade? Por que não desenvolver sua carreira e procurar novos ares? São tantas opções que temos de escolher fazer o diferente.

Hoje é o dia perfeito. Hoje é o dia em que você levanta a cabeça, olha o horizonte, olha a posição atual e toma a atitude de ser melhor. Hoje é o dia que você deixa de chorar o leite derramado e aceita sua responsabilidade nesse resultado. Hoje é o dia que você vai procurar alternativas.

Reserve um tempo na sua agenda para pensar nisso. Coloque um horário mesmo, em um dia que não tenha nada que te faça cancelar. O nome do compromisso? Reunião Comigo Ltda – Momento de Escolher Melhorar.

Até o próximo

Quer mais tempo? www.eprodutivo.com

Posts similares

Comentários