Imagem do post 1

As 3 Leis do E-Mail


arrob.jpg

Assim como a robótica tem uma tríade de leis criadas por Isaac Asimov, em seu livro Eu Robô, que determinam o comportamento dos robôs, seguem as 3 Leis Produtivas do E-mails:

1 – Crie regras para informação não para ação – muitas pessoas abusam do recurso de regras e acabam por multiplicar seus pontos de entrada de e-mails, quando por exemplo você cria uma regra para mover um e-mail de uma determinada pessoa para uma pasta, com isso você tem de ver a Caixa de Entrada e também as outras pastas.

Você pode e deve criar regras para e-mails que são informativos, como malas diretas, newsletters, comunicados e etc que não exigem ações específicas, apenas uma nova informação.

2 – Caixa de Entrada é lista de prioridades – Pense que cada e-mail que você possui tem uma grande chance de ter alguma ação atrelada a ele. Você deve armazenar na sua Caixa de Entrada apenas e-mails que está trabalhando ou que estão aguardando terceiros. Todo restante deve ser armazenado em uma pasta, virar uma tarefa ou um compromisso. Cada vez que entrar no seu e-mail faça essa “limpeza” ou “processamento” como prefiro chamar.

3 – Tudo que vai, pode voltar – Seja coerente ao escrever e responder e-mails, cada e-mail que você envia pode voltar de forma improdutiva. Para isso evite copiar todos na resposta, escreva de forma curta e objetiva e especifique o que deve ser feito com seu e-mail.

Posts similares

Comentários