Imagem do post 2

Como ganhar tempo na escolha de um apartamento


Na hora de escolher um apartamento é preciso bastante atenção.

O sonho de adquirir a casa própria e sair do aluguel é comum na maioria dos brasileiros. Para comprar um imóvel é preciso ter bastante atenção e paciência na hora de buscar a melhor opção que atenda as necessidades e expectativas.

 

São várias as opções para quem está pronto para comprar um apartamento, mas é preciso analisar quais delas se enquadram no valor, tamanho e localização que são esperadas pelo cliente na hora da compra.

Na busca intensa por um apartamento, é importante não fechar um negócio somente por impulso. É preciso avaliar se o imóvel está atendendo as condições que satisfazem as suas vontades e, é claro, se é possível pagar por esse bem.

Se você está buscando por um apartamento novo, separamos 6 dicas infalíveis para você ganhar tempo na hora de decisão. Planejar a compra é traçar um roteiro do que não pode faltar no imóvel que busca e do que tem como fator mais relevante para a compra. Confira as dicas:

 

  1. A localização faz diferença

Ao pensar em uma nova casa, muita gente idealiza um imóvel em uma localização específica, com vários aspectos diferenciados que atendem aos sonhos. Por isso, o endereço, bairro, região, cidade é muito importante na hora de escolher onde irá comprar a nova casa. Por exemplo, são vários os apartamentos à venda em São Paulo, que atendem aos sonhos de muitos brasileiros.

Pense na região que mais te agrada pelas comodidades, pela segurança e pela qualidade de vida que o bairro te proporciona. A infraestrutura nas proximidades é imprescindível para essa decisão, já que o conforto de não precisar atravessar a cidade para ir ao supermercado, por exemplo, é fundamental.

 

  1. Cuidado com os apartamentos decorados

Os apartamentos decorados que estão à disposição do cliente para visitação em um showroom não refletem a realidade. Eles são montados para criar nos clientes o desejo de compra.

Nem sempre aqui que está exposto para o cliente é o que ele vai conseguir fazer quando pegas as chaves do seu imóvel novo. Por isso, não se engane que você encontrou a casa dos sonhos. Seja realista e decida todos os passos que deve dar até a entrega das chaves.

A decoração do seu apartamento novo será motivada não só pelos seus desejos pessoais de consumo, como também, pelas possibilidades financeiras que você terá disponível na hora de montar a sua casa.

 

  1. A escolha do andar é importante

Se você está procurando um apartamentos em Santos, por exemplo, fique de olho na escolha do andar. Sempre os mais altos podem oferecer as melhores vistas para o mar.

Mas de contrapartida, lembre-se que para quem não gosta de altura, os primeiros andares são os mais interessantes e a concorrência tende a ser maior. O térreo é o mais disputado, porque via de regra, a sacada é mais ampla e aumenta o espaço total do apartamento.

Por outro lado, além da vista, quem está nos andares mais altos sofre menos com o barulho da circulação de carros e pessoas nas ruas, é privilegiado com mais silêncio.

Mas como nem tudo é perfeito, nos andares mais altos os apartamentos estão mais suscetíveis ao aparecimento de trincas e problemas estruturais. Portando, tudo isso deve ser colocado na balança na hora de decidir qual será o andar do novo apartamento.

 

  1. Fique de olho no acabamento do imóvel, seja novo ou usado!

Ao visitar os imóveis que você está interessando em comprar, seja novo ou usado, fique atento ao acabamento principalmente das paredes, banheiro, cozinha. As instalações elétricas e hidráulicas também devem ser verificadas, pois tem um alto custo para manutenção posterior caso algum problema de mau funcionamento seja constatado.

Verifique se portas e janelas estão devidamente colocadas ou se apresem problemas estruturais. Isso pode indicar também falhas na construção da estrutura do imóvel. Fique atento às rachaduras nas paredes, por exemplo, isso pode ser um péssimo sinal.

Em caso de dúvida, busque auxílio de um profissional para fazer uma inspeção minuciosa na casa antes de fechar o negócio. Se prevenir é a melhor forma de não ficar no prejuízo depois da compra.

 

  1. Apartamento novo ou usado, pronto ou na planta?

Esses fatores pesam bastante na hora da decisão de compra. Para quem vive de aluguel e tem pressa para se mudar, é importante escolher um imóvel que já esteja pronto, seja ele novo ou usado.

Para quem está programando a mudança e está fazendo a compra do primeiro imóvel sem pressa, um apartamento na planta, por exemplo, pode ser uma opção interessante. Tanto para fazer o pagamento da entrada em parcelas, quanto para fazer uma reserva de dinheiro para custear a decoração e mobília da casa.

A questão financeira pesa na hora de decidir entre um imóvel novo ou usado. Alguns apartamentos já usados podem ter um preço mais acessível e estar pronto para a mudança. Mas é preciso esta atento às condições do imóvel já em uso na hora da compra para não sair no prejuízo.

 

  1. Planejamento financeiro é fundamental

É preciso pesquisar os valores em relação aos tamanhos e na localização que pretende se comprar o imóvel. Com isso definido, é importante fazer uma poupança para garantir ao menos 40% a 50% do valor do imóvel pretendido.

Isso porque, na hora de financiar o apartamento é preciso pagar uma parcela de entrada e ainda existe a necessidade de ter condições de mobiliar a casa para poder se mudar. Por isso, é preciso estar preparado financeiramente para esse momento especial na vida de qualquer pessoa.

O planejamento e programação de todas as etapas desse processo é fundamental para não causar prejuízos e problemas ao longo desse momento. Por isso, ganha mais tempo que está preparado para fazer a compra e pegar as chaves do imóvel.

 

Que tal? Gostou deste artigo sobre como ganhar tempo na escolha de um apartamento? Então aproveite para compartilhar este texto com os seus amigos através das suas redes sociais. Afinal, quem não tem o sonho de deixar de pagar o aluguel e ter a casa própria?

Posts similares

Comentários