Imagem do post 2

Como motivar uma equipe – 4 estratégias infalíveis


Motivar seus funcionários não exige muitos recursos.

Na verdade, a grande sacada é te lembrar de marcar alguns minutos na sua agenda para dizer… “oi”.

Imagine agora um escritório típico de filmes americanos. O chefe chega, dá bom dia para a sua equipe, entra na sala dele e nunca mais aparece nas próximas cenas.

Chato, não é mesmo?

Essa falta de contato distancia você do resto do pessoal, transformando o trabalho de cada um em algo tão rotineiro que nem chega a ser digno de empolgação.

Quer saber como quebrar esse gelo? Continue lendo e anote tudo, pois toda mudança começa com uma pequena ação.


  1. Comunique-se melhor

A importância da comunicação em uma empresa é frequentemente negligenciada.

Sua equipe precisa saber que eles são valorizados, e se comunicar pessoalmente com cada membro é a melhor maneira de mostrar sua gratidão pelo trabalho árduo.

É perceptível: todo funcionário sai mais encorajado depois de uma conversa animada sobre planos de ação. Animada, pois não adianta nada passar tarefas ou elogios sem mais detalhes e deixar que o ciclo se resolva sozinho.


  1. Forneça incentivos

Quem não fica mais empolgado quando uma boa recompensa está em jogo?

Não, isso não é suborno e não, seus funcionários não serão movidos apenas na base do “presentinho”.

Incentivos são impulsionadores da motivação – e não precisam ser caros. Você pode oferecer estímulos como um dia de folga, cartões de presente, ingressos para o cinema ou outras formas de baixo custo para demonstrar sua gratidão.

  1. “Empodere” sua equipe

Sua opinião é e sempre será recebida, mas e a de seus funcionários?

Peça sua contribuição e receba sugestões sobre como melhorar o desempenho da equipe em si. A maioria tem ideias sobre como eles podem ser mais eficientes, mas eles não as compartilham, a menos que você os pergunte especificamente.

Se você realmente quer capacitar e motivar seus funcionários, você pode seguir as sugestões deles e implementá-las. Caso, por algum motivo, isso não possa ocorrer, você deverá explicar sobre a questão.

Você também deve dar a eles a autoridade para tomar suas próprias decisões, como fornecer serviço para um cliente até um certo ponto sem precisar obter aprovação prévia.

  1. Ofereça chances para crescimento individual

Um time fica mais motivado quando sabe que está trabalhando para alguma coisa.

Se ninguém acha que possui qualquer oportunidade para crescer dentro da empresa, então não há muito o que trabalhar. Ninguém quer trabalhar em um emprego sem futuro.

Uma sugestão é: ofereça treinamentos que lhes deem a chance de condicionar habilidades necessárias para subir de carreira.

Finalmente, além de dar um objetivo para cada funcionário, você também aumenta a reputação da sua empresa. Dois por um!


Para terminar esse artigo, citando uma das definições da palavra “líder” no dicionário, seja um exemplo.

Não é certo esperar determinado comportamento de alguém se você mesmo não veste a camisa. A empolgação começa por você, a motivação começa por você!

Sua equipe chega no final do dia com as tarefas concluídas?

Com alguns ajustes na rotina é possível fazer sua equipe ser mais produtiva (mesmo em épocas de crise!).

Baixe nosso e-book gratuito Liderança de Alta Performance e acesse estratégias práticas para melhorar a gestão e elevar a performance da sua equipe.  Clique aqui!

Posts similares

Comentários