Imagem do post 2

Orientação profissional: como mudar de carreira?


  • Você está insatisfeito com o seu trabalho atual?
  • Sente-se preso a um trabalho que não tem nada a ver com você só porque precisa do dinheiro?
  • Gostaria de mudar de emprego, carreira ou profissão, mas não faz a mínima ideia do que fazer ou por onde começar?

 

Neste artigo você vai ter alguns insights para resolver esses problemas.

 

É verdade que nem sempre é possível simplesmente pedir demissão e sair porta afora para fazer algo novo. Apesar disso, não faltam histórias corajosas de profissionais que largaram “tudo” para seguir uma carreira nova com significado.

 

Embora algumas pessoas se sintam inspiradas por essas histórias corajosas de mudança de carreira, outras se sentem incapazes e até intimidadas.

 

Mas, por que isso acontece?

 

Como criar coragem para mudar?

 

Como fazer as escolhas certas ao longo do caminho?

 

Será que só algumas pessoas nasceram com a possibilidade de trabalhar com algo que tenha talento e prosperar?

 

É possível, sim, mudar a sua vida e conseguir uma transição de carreira segura fazendo algo que poucas pessoas fazem.

 

Eu trabalho como coach de carreira desde 2001 e já ajudei centenas de profissionais a identificar uma variedade de carreiras com perspectivas de um trabalho realizador. O primeiro passo sempre é checar a forma como você pensa sobre si mesmo e sua carreira.

 

Mas não estou falando aqui sobre pensamento positivo.

 

Embora os pensamentos influenciem o humor, comportamentos e reações físicas, o pensamento positivo NÃO é a solução para os problemas da vida.

 

O que você precisa, em primeiro lugar, é direção. É saber para onde investir os seus esforços e sua energia. E você vai conseguir direção a partir do momento em que conhecer os seus talentos, pontos fortes e fracos.

 

Mas como descobrir os seus talentos?

Como descobrir meus talentos

É fácil reconhecer características positivas ou negativas nos outros, mas é tão complicado descrever nossas próprias características, não é verdade? E esse “autoconhecimento” é o passo mais importante para quem deseja realmente mudar a vida e a carreira.

 

Todos nós, seres humanos, temos no mínimo 40 pontos fortes. É isso mesmo!

 

Esse número é resultado de um estudo de vários anos aplicando o “exercício de identificação da lista de pontos fortes e fracos” com meus alunos e clientes. O número 40 é a média que mais de 6 mil alunos me apresentaram em seus trabalhos.

 

Você saberia, então, me dizer quais são os seus?

 

Se não consegue se lembrar de metade dessa lista, está na hora de começar a se conhecer melhor.

 

Em contrapartida, temos no mínimo 20 pontos fracos. E geralmente, quando comento que são no mínimo 20 pontos fracos, as pessoas não se assustam tanto e consideram até fácil listar esse mínimo.

 

Orientação profissional

Orientação profissional

Durante esses anos trabalhando como especialista em carreira, é muito comum atender pessoas que atingiram sucesso profissional mas que, ainda assim, sentem-se extremamente infelizes com o seu trabalho.

 

Você consegue imaginar isso? Trabalhar anos e anos para conseguir uma alta posição profissional e, ao chegar lá, descobrir que não é o que queria! Isso é muito triste.

 

Para evitar essa frustração, ao invés de ficar esperando uma oportunidade aparecer, você precisa descobrir algo que realmente tenha significado, aquilo que você tem talento para realizar. Esse é o segredo!

 

É isso que vai criar dentro de você uma espécie de alicerce de autoconfiança e clareza para decidir qual o melhor rumo para sua vida.

 

Para ajudar nessa descoberta, existe um processo, bastante usado em sessões de coaching, que extrai de você os seus maiores talentos e te coloca na direção certa. Não daria para explicar tal processo com detalhes em um artigo como esse.

 

Mas se você tem interesse em descobrir os seus maiores talentos e uma nova oportunidade profissional em uma área que realmente tem tudo a ver com você, eu te convido a conhecer um curso que eu criei chamado Construindo uma Carreira de Sucesso:

 

Construindo uma carreira de sucesso

 

 

O Construindo uma Carreira de Sucesso foi elaborado com base nas primeiras sessões de coaching que faço com meus clientes. Ele vai te ajudar a descobrir os seus talentos, estabelecer metas pessoais e definir novos rumos.

 

Você vai conseguir fazer um planejamento pessoal para aproveitar melhor o seu tempo e conseguir a motivação necessária para atingir os seus objetivos.

 

Clique no botão acima, descubra seus maiores talentos e faça sua carreira decolar!

 

Beijos,

 

Daniela do Lago – Especialista em Carreira

Posts similares

Comentários