Imagem do post 2

Como organizar uma empresa: 5 dicas infalíveis


Você é novo na área, tem pouco conhecimento dos procedimentos e das pessoas, mas já percebeu que falta organização, planejamento e há muito retrabalho.

 

Como organizar uma empresa ou um departamento desorganizado?

 

Há muitos casos de empresas que patinam em seus resultados por falta de zelo na gestão de processos. Para aprender como organizar uma empresa, vale a pena conferir as cinco dicas que preparei no post de hoje.

 

 

1- Fuja da Síndrome de Dom Quixote

 

Não adianta querer ser o herói e sair em uma jornada atrás de moinhos de vento. Ninguém gosta do cara que chegou ontem e tenta fazer o seu mundo virar o mundo de todos.

 

Você vai virar o pentelho, vai criar inimizades e só piorar a situação.

 

 

2- Seja um exemplo

 

Quer mudar alguma coisa em um departamento desorganizado? Mude a única coisa sobre a qual você tem (ou deveria) ter controle: suas atitudes.

 

A equipe não planeja? Seja o exemplo! Pare na sexta e planeje os próximos dias. A mesa das pessoas é desorganizada? Mantenha a sua mesa limpa. As pessoas copiam todo mundo nos e-mails? Use a cópia oculta. Todos mandam tudo em cima da hora? Envie com antecedência.

 

Pode demorar, mas o seu exemplo vai começar a ter efeitos, seja com o colega da mesa ao lado ou com outro funcionário. O importante é que uma hora ele vai chegar à pessoa certa.

 

 

3- Descubra as prioridades

 

Se há uma palavra que ajuda a colocar ordem na bagunça, é a prioridade. Pergunte a seus colegas e líderes: qual a verdadeira prioridade que devemos ter? Assim que descobrir, escreva e grude na parede.

Mudou? Escreva de novo e coloque abaixo da anterior. Mudou de novo? Grude abaixo. Uma hora alguém vai perguntar que tripa de papel é essa que começa na parede e chegou ao chão.

 

A prioridade que muda a todo o momento arrasta um conjunto de novas atividades, e tende a jogar fora o que foi feito. Isso é desorganização e, quando tudo está registrado, as pessoas responsáveis começam a se tocar.

Quer saber como organizar uma empresa? Expor as fragilidades do planejamento é um passo importante.

 

 

4- Converse sobre gestão de tempo com seus líderes

 

O ambiente estressante é responsável pela saída de bons profissionais, até mais do que ofertas salariais sedutoras. Se você é o subordinado, exponha o assunto sempre que tiver uma chance, aponte os problemas do departamento desorganizado e sugira algo a ser feito.

 

 

5- Defina um deadline

 

Nada dura para sempre, inclusive sua paciência. Entenda que as pessoas criaram seus hábitos de produtividade há décadas e não será em três meses que um milagre vai acontecer.

Dê tempo ao tempo, mas tenha em mente o seu limite e quando é hora de buscar alternativas.

 

 

Viu só como organizar uma empresa é possível?

 

A grande questão é se dedicar aos cinco tópicos que elenquei acima. Com o passar das semanas, a tendência é que sua ação comece a surtir efeito.

 

 

Quer realizar o que é mais importante para você, todos os dias?
O curso online Implementando a Produtividade Pessoal vai te ajudar a criar novos hábitos de produtividade e gerenciar o seu tempo.
Clique aqui e Saiba Mais!

Posts similares

Comentários