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Como publicar seu livro – Parte IV – Publicação & Venda


Para fechar a parte sobre a série como escrever seu livro (Parte I, Parte II, Parte III), vamos falar sobre a parte final e mais importante: como ver seu livro ser publicado no mercado.  Eu complementei esse texto com a série de marketing pessoal, que também vale como estratégia de vendas!

Muita gente pediu para falar um pouco mais sobre essa parte de publicação. Então seguem mais algumas sugestões:

Depois ter o texto pronto é que começa a verdadeira batalha, achar uma editora que ame tanto o seu texto como você e tope correr o risco de publicar. Aqui é importante que você entenda o porquê usei a palavra risco!

Publicar um livro é um risco para a editora. Se não vender, eles gastaram na produção, na distribuição, com assessoria de imprensa, no desgaste político com as livrarias, etc. Cada vez mais as editoras estão criando métodos, negociações e contratos para minimizar esse risco, por isso se você for um autor de primeira viagem, seu trabalho de convencimento será muito maior.

1 – Publicação

Existem centenas de editoras no mercado, você precisar achar a editora que é forte no segmento que você está escrevendo. Não adianta querer publicar ficção em uma editora de negócios, não rola. É um meio extremamente segmentado, se não souber que editoras publicam seu tema, vá à livraria, veja livros similares ao seu e anote o nome das editoras.

Assim que achar a editora, você precisa entrar em contato com eles. Se tiver alguma indicação é mais rápido sem dúvida, se não tiver, mande um e-mail pelo site e seja persistente, paciente e insistente.

Toda editora tem um editor, que é o cara que seleciona que livros devem ser publicados, imagina o dia-a-dia desse cara: recebe um monte de e-mail de gente querendo publicar livros, recebe um monte de livros para ler, ainda tem um monte de outras demandas e precisa achar “pedras preciosas” que vão vender milhões na livraria. Não é fácil ser editor.

Quando entrar em contato, crie algo de impacto, algo que vai chamar a atenção do editor, do porque seu livro deve ser publicado. Se ficar no senso comum, vai entrar na fila de espera.

Existem editoras e editoras. Publicar o seu livro por uma editora desconhecida pode ser uma oportunidade (como facilidade de acesso, negociação, etc), mas também pode ser um problema para o seu livro aparecer na livraria. Existem negociações dos grandes grupos editorais com as livrarias por espaço, muitas vezes a pequena não tem cacife para bancar isso e ai fica por sua conta e risco fazer do livro um sucesso.

Se não tiver jeito e você estiver com pressa, uma alternativa são as editoras por demanda, que imprimem o livro conforme as pessoas vão comprando ou até uma publicação própria sem editora e você tentar vender diretamente (alguns palestrantes fazem isso e se dão muito bem, devido ao público de suas palestras).

Se o seu livro for publicado, tiver repercussão e vender bem ai fica tudo mais fácil para os próximos livros. Hoje em dia eu tenho portas abertas em muitas editoras, posso escolher a mais adequada ao livro que estou escrevendo e negociar as condições.

2– Estratégias para Vender seu Livro

Supondo que você foi aprovado na editora, seu livro foi publicado e está na livraria, é agora que começa a brincadeira para valer. No começo, é realmente emocionante ver seu nome na prateleira, dá vontade de comprar o livro em cada livraria que você visitar (no começo você irá a muitas..rssrsr), depois de passar o vislumbre é o momento de pensar como fazer o livro vender.

Acho que não tem uma fórmula para fazer isso acontecer. E também aquela coisa de que apenas bons livros vendem é mentira. Tem muito lixo que vende mais do que muita coisa boa. Acho que tudo depende de carisma do autor, networking, marketing, imprensa e esforço pessoal.

O livro O Segredo, apesar de não ser um dos meus favoritos, foi sem dúvida um dos maiores bestsellers mundiais dos últimos anos. O nome do livro, a pegada da autora, o layout, o preço, o apelo de vendas juntos fizeram do livro um fenômeno de vendas.

No Brasil, um case recente é o meu amigo Anderson Cavalcante, com o livro O que realmente Importa. Ele conseguiu emplacar esse livro, depois de um ano do lançamento, já está na 13ª edição e a diversas semanas na lista dos mais vendidos. O livro é legal, mas a competência do Anderson no relacionamento com os livreiros fez a diferença. Você entra na livraria e dá de cara com o livro, esse posicionamento ajuda na hora de vender.

Vender um livro é um conjunto de fatores. Como comentei na parte I, particularmente gosto muito de reforçar ações de imprensa, marketing, palestras e minha própria rede de sites. São ações que já suportam bons meses de venda. No meu próximo livro vou experimentar coisas diferentes, depois eu conto se vai dar resultado.

E você, o que faz você comprar um livro? Conte aqui para a gente !

Estou pensando em escrever uma outra série tipo essa que fiz para o livro e marketing pessoal. O que vocês preferem? Opções: 1- Como ser um Palestrante? 2 – Como ser um Empreendedor? 3 – Qual sua sugestão????

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