Imagem do post 3

Dia do Empresário X Vida


AX055467

Hoje é o dia nacional do Empresário. Não sei se temos muitos motivos para comemorar, mas de qualquer forma o Governo deveria agradecer ao empresariado que está mantendo a economia nesses últimos anos crescente.

Tenho ouvido de muita gente o sonho de ser empresário, de criar seu próprio negócio e ser dono do seu tempo.  Mas na prática quando isso acontece, o empresário acaba virando funcionário do próprio negócio e fica sem tempo para nada. Eu já empreendo há mais de 14 anos e nesse tempo pude aprender um pouco sobre essa relação de Tempo X Empreendedorismo.

Se eu pudesse dar algum tipo de conselho para quem pensa em abrir seu negócio e continuar a ter tempo para viver, eles seriam:

1 – Abra um Empresa e não um Emprego – Pensa no seu novo negócio como uma forma de investimento para você ganhar dinheiro, que seja a médio-longo prazo independente de sua presença. Isso ajudará você a desde cedo criar uma empresa com processos, delegável, com foco no cliente, com estratégia e não com foco no umbigo do empreendedor.

2 – Planeje, planeje e quando cansar planeje ainda mais – Plano de negócios é o mínimo que sua empresa precisa ter, o que eu estou falando é de um plano de operações, que seria como um manual que sua empresa possui para operar. Como você prospecta clientes? Como presta o serviço? Como emite uma NF? Qualquer pessoa precisa ler o manual e saber fazer a empresa funcionar.

3 – Coloque VIDA na empresa – Não é porque você abriu uma empresa que vai esquecer da família, dos filhos, da esposa e dos amigos. É óbvio que no começo a empresa vai precisar da sua dedicação, mas esses outros papéis precisam estar presentes também. Reserve o dia da família, dos amigos e outros. Não foque demais em algo que pode lhe custar muito caro depois.

4 – Virtual na ALMA – Se você está iniciando seu negócio, ele já precisa nascer web! Isso significa ter um sistema de produtividade web (www.neotriad.com), um sistema de e-mail online (www.gmail.com), um crm online (www.microsoft.com/crm), um sistema de Pabx Virtual (www.locaweb.com.br), um ERP ONLINE (ainda não uso, mas estou na procura) e por ai vai. A empresa precisa ser acessada, gerenciada e organizada de qualquer lugar.

5 – Crie indicadores de produtividade – Como sua equipe executa as ações diárias? O que isso impacta na meta da empresa? Como você mensura o estresse do grupo? Como mensura o sucesso de prospecção de seus clientes? Qual o % de marketing investido que mais gerou receita? Comece certo desde o início, crie métricas, monitore, planeje e acompanhe.

Posts similares

Comentários