Imagem do post 1

5 dicas para manter o planejamento semanal sob controle


Estou fazendo meu planejamento semanal agora e me dei conta de que a semana que está entrando será bem complicada. Na segunda, terça, quinta, sexta e sábado vou viajar para treinamentos e consultoria. Durante a semana terei apenas 6 horas no escritório para executar uma quantidade gigantesca de atividades que precisam ser concluídas antes de uma viagem ainda maior que vai fazer com que eu me ausente ainda mais.

O que fazer quando a semana está lotada e você tem muitas prioridades para serem concluídas? Seguem algumas dicas que uso:

1 – Planeje a semana – Semana cheia sem planejamento é semana furada, urgente e estressante. Para minimizar o impacto é necessário que você pare para planejar a semana e perceba oportunidades para redução de urgências, além de priorizar coisas importantes.

2 – Cuide da Segunda-Feira – Em uma semana cheia, a segunda-feira deve ser cautelosamente planejada. Não deve ter coisas demais para que tudo possa ser concluído e não estrague o resto da semana. Na minha segunda, por exemplo, eu vou viajar às 15 horas e devo chegar em Mogi às 18 horas. Sendo assim, tenho 5 horas de manhã e vou trabalhar de noite também até às 21 horas.

3 – Se preciso, escolha trabalhar mais – Quando falamos de administração do tempo, as pessoas acreditam que eu nunca faço horas extras. Eu faço quando quero e se for necessário. O importante é que estas horas a mais de trabalho sejam uma escolha e não se torne uma regra imposta pela vida.

4 – Foco & Menos E-mails – Se você não mantiver o foco durante a semana, os resultados e rendimentos serão muito menores. Por isso, lembre-se de checar e-mails apenas de noite ou, no máximo, duas vezes por dia. Se for algo urgente, pode ter certeza que irão ligar para você.

5 – Peça Ajuda – Quando fiz meu planejamento consegui definir 9 tarefas que vou delegar na segunda para a minha equipe de forma que eu fique apenas com a verificação e não com a execução das atividades. Também, existem 2 atividades que clientes me pediram e vou tentar negociar o prazo na segunda-feira.

Porque ter uma semana cheia mas controlada e sem estresse É POSSÍVEL, só que depende de algumas estratégias. Compartilhe nos comentários o que você costuma fazer para ter um planejamento semanal eficiente?