Imagem do post 2

Energize sua equipe em 5 dias


Você costuma sentir a energia fluir no seu escritório?

É difícil responder essa pergunta quando vivemos em uma rotina. Muitas coisas passam despercebidas, são ignoradas, ou simplesmente são desinteressantes.

Como ter energia em um ambiente tão monótono?

Bem, separamos algumas dicas que vão te ajudar a formular uma agenda diferente.

Continue lendo e conheça o calendário que vai energizar sua equipe!

Dia 1 – Celebre os ganhos

Comece a semana com algo que todo time precisa: reconhecimento do sucesso.

Como: Faça coisas divertidas com sua equipe. Isso envolve dar uma pausa no trabalho e buscar entretenimento. Uma festinha, quem sabe? Até um filme serve de exemplo.

Por que: Estudos mostram que quase 58% dos líderes dizem que “dar mais reconhecimento” é a primeira coisa que eles deveriam fazer mais. Quase 70% dos trabalhadores admitem trabalhar mais depois de receber reconhecimento por um trabalho bem feito.

Portanto, vá além do típico “obrigado”. Lazer também é recompensa!

Dia 2 – Lembre a importância de cada um

Isso é algo que deve ser feito com frequência. Saber que o trabalho deles está fazendo a diferença no grande esquema ajudará muito a engajar sua equipe a fazer um trabalho ainda melhor.

Como: Conversas individuais podem abrir portas para um membro de equipe. Ele tem a chance de fazer perguntas, “desabafar” sobre sua situação atual no time e até mesmo dar sugestões.

Você, enquanto líder, tem a chance de responder o que for necessário e comentar sobre o desempenho de cada um.

Por que: Pessoas não leem mentes. Um bom feedback é sempre bem-vindo para lembrar a importância do trabalho exercido por cada membro.

Dia 3 – Recarregue as energias

Fazer tudo em cima da hora o tempo todo não só nos cansa como nos estressa. Quando pontuamos períodos de trabalho intenso com repouso, isso nos rejuvenesce.

Como: Tirar alguns dias de folga após uma temporada intensa gera descontração. Porém, para isso, você precisa estar certo de que sua equipe não vive na correria. Já ouviu falar na tríade do tempo?

Por que: Esse momento de repouso equivale ao descanso que atletas profissionais têm após treinos. Ele permite os membros da sua equipe a voltar afiados, energizados e criativos.

Dia 4 – Trate contratempos como experiências de aprendizado.

Erros só são um problema quando não há uma segunda chance. Não os trate como falha, e sim como algo que podemos trabalhar no futuro.

Como: Se houver problemas, resolva-os com franqueza e abertamente. Deixe as pessoas fazerem perguntas e, em seguida, peça seu apoio (conselhos, sugestões) para consertar as coisas.

Por que: Melhor do que corrigir um erro da equipe é corrigir ao lado de quem errou. Você vai ver que a energia irá se duplicar quando esse erro virar uma experiência que não será repetida.

Dia 5 – Feedback

O feedback é um dos elementos mais vitais para o sucesso de um funcionário. Sempre há o que melhorar ou o que elogiar.

Como: Abrace uma linha casual mais pessoal (e frequente) para feedback. Isso envolve, além das sugestões de melhoria, elogios ocasionais. Você ganha fidelidade e aumenta a confiança das pessoas quando dedica seu tempo para expressar gratidão pelo trabalho que eles fazem.

Por que: De acordo com a Gallup, quase 80% dos funcionários dessa geração relatam que querem receber feedback semanalmente.


Você, como líder, tem poder o suficiente para fazer toda uma equipe sair do lugar. Basta seguir esses passos e liderar do jeito certo.

Leia também o nosso artigo sobre como motivar uma equipe.

Sua equipe chega no final do dia com as tarefas concluídas?

Com alguns ajustes na rotina é possível fazer sua equipe ser mais produtiva (mesmo em épocas de crise!).

Baixe nosso e-book gratuito Liderança de Alta Performance e acesse estratégias práticas para melhorar a gestão e elevar a performance da sua equipe.  Clique aqui!

Posts similares

Comentários