Imagem do post 3

Entrevista com o Sr. Web Agronegócio


Conheci o Miguel Cavalcanti em 2004, quando ele leu o livro da Tríade do Tempo e me enviou um e-mail. Acabamos nos conhecendo e viramos amigos. O Miguel é um empreendedor do “agronegócio digital” e um cara viciado em conhecimento. Toda vez que almoçamos ele descarrega uma porrada de livros, novidades e conceitos.

Ele é daqueles caras que vai aonde está o conhecimento. Ano passdo ele foi para New York fazer um curso com o Seth Godin e depois postou o conhecimento no seu blog.

Enfim, tem muita coisa legal sobre o ele, veja as respostas que ele me enviou:

1 – Quem é Miguel Cavalcanti?

Sou empreendedor, atuando com informação no agronegócio. A AgriPoint, empresa que sou sócio, atua em quatro segmentos (carne, leite, café e ovinos/caprinos), desenvolvendo portais de conteúdo, cursos online, eventos. Temos também uma divisão de consultoria, que oferece palestras e desenvolver estudos de mercado. Meus passatempos são: corrida (em março vou correr minha primeira meia-maratona) e livros (sou aficionado por ler livros de negócios – e por comprá-los rs…). Desde janeiro 2005 sou casado com a Leticia e em janeiro de 2008 nasceu meu primeiro filho, Vicente. Enfim, sou empreendedor, corredor, leitor e pai.

2 – Como nasceu a idéia da empresa AgriPoint (se foi a primeira)?

A empresa foi fundada pelo meu sócio, Marcelo Pereira de Carvalho, em 2000. O objetivo, na época do boom da internet, era ser um provedor de informação para técnicos e produtores, focando em dois segmentos – carne (BeefPoint) e leite (MilkPoint).

3 – Como você gerencia seu tempo diariamente? Como é sua rotina semanal?

Procuro fazer um plano semanal e uma organização diária. Já li muitos livros sobre o assunto, meus favoritos são o seu (Tríade do Tempo) e o do David Allen (GTD). Minha rotina semanal é de viagens e muito tempo no computador e um pouco no telefone.

4 – Quais são os maiores vilões da sua produtividade e como tenta lidar com eles?

Meus maiores vilões são os emails e a dificuldade de me focar no mais importante.
Email – tenho tentando checar menos vezes ao dia, fazer em batelada.
Foco – sempre acho que posso fazer escolhas melhores, depois que o dia passou. Acho que tem um pouco de cobrança demais, mas tem espaço para melhorar também.

5 – Você é um case impressionante de gestão de conhecimento. Como você se faz para se manter atualizado?

O ponto principal é que eu gosto de me manter informado, de ler, de saber das coisas. Sou curioso. Gosto de ler e ver coisas que não tem muito a ver com meu dia-a-dia. Assim posso aprender e muitas vezes surgem idéias inicialmente malucas, que depois se mostram bem viáveis (como toda idéia boa, inovadora). Meu maior desafio é conseguir consumir informação de uma forma que ela não me “soterre”. A quantidade de opções e o volume aumentam muito. Hoje o grande desafio é conseguir escolher. Eu tenho ficado mais tranquilo. Por exemplo, me preocupo menos quando marco, de uma vez, todos os itens do Google Reader como “lidos”. Tem dias que essa é a única solução. Antes eu ficava angustiado por dedicar tanto tempo a leitura. Desde o final de 2008 estou mais tranquilo, mais resolvido em relação a isso. Entendi que isso me agrada, gosto de me atualizar. Tenho feito de outra forma desde então. Agora tenho tentado utilizar mais as informações que consomo. Seja publicando avaliações e comentários no meu blog, seja usando no dia-a-dia do meu negócio, seja usando como ferramenta de marketing.

6 – Quais os 10 blogs que você costuma a ler e recomenda?

1- Seth Godin – http://sethgodin.typepad.com/seths_blog/
2- Christian Barbosa – http://blog.maistempo.com.br/
3- Brad Feld – http://www.feld.com/wp/
4- Ben Casnocha – http://ben.casnocha.com/
5- Eduardo Carvalho – http://ecarvalho.typepad.com/eduardo_a_de_carvalho/
6- Luli Radfahrer – www.luli.com.br
7- John Spence – http://johnspence.com/blog/
8- Blue Bus – www.bluebus.com.br
9- Lumieres – http://deslumieres.blogspot.com/
10- Digestivo Cultural – http://www.digestivocultural.com/blog/

7 – Quais os 5 livros de negócio e produtividade que todo mundo deveria ler?

1- Tríade do Tempo
2- A arte de fazer acontecer
3- The Dip (melhor do mundo)
4- A arte do começo
5- Good to great (empresas feitas para vencer)
6- Double your profits
7- puxa tem muitos outros… rs..

8 – O que você faz para equilibrar seu tempo?

O que tenho feito e me ajudado muito é correr. Já participei de uma corrida de 10km (Nike Run) e duas São Silvestres (2007 e 2008, 15 km). Corrida é para cabeça. Fico mais tranquilo, reflito, penso, tenho idéias. Volto sempre melhor do que fui. Por tabela mantenho a forma. É uma terapia.
Também faço terapia, na linha Lacaniana, há pouco mais de um ano. Tem me ajudado muito. Já fiz até alguns cursos nessa área, para aprender mais sobre isso e me conhecer melhor. Fiz no IPLA.
Além de tudo isso, o contato face-a-face com amigos ajuda muito.

9 – Você se considera uma pessoa que tem equilíbrio e resultados? Ou tem resultados mas não tem equilíbrio? Qual a sua composição?

Acho que tenho mais resultado que equilíbrio. Acho que estou nos 70% resultados e 50% equilíbrio. Me sinto como uma malabarista com várias petecas no ar e a impressão é que as petecas estão indo cada vez mais rápido…

Posts similares

Comentários