Imagem do post 1

Experiência: Acordar cedo pode aumentar seu nível de sucesso?


workday-easier_rooster-e1296526080638

Um novo estudo realizado pela jornalista Laura Vanderkam, reporta que as pessoas que são matinais têm um nível de sucesso maior do que as outras. Infelizmente o livro que descreve a pesquisa ainda não foi lançado até a presente data. Para a pesquisa ela entrevistou diversas pessoas, como por exemplo, o antigo CEO da PEPSI Steve Reinemund que ia para a esteira às 5 da manhã antes de começar seu expediente.

O interessante é que quando fiz as entrevistas para o livro livro Equilíbrio e Resultados, diversas pessoas que se encontravam no que convencionei chamar de célula 4 da Matriz (ou seja, pessoas que tem resultados e equilíbrio simultaneamente na vida), comentavam que acordavam cedo. O Jeff Taylor e o Joao Doria Jr, dois cases que utilizei como exemplos dessa célula, faziam exatamente isso. Na hora não atentei a essa coincidência.

Claro que tem uma questão de biorritmo altamente individual, onde cada pessoa sabe o seu melhor período para ser produtiva. Porém, se você realmente se propõe a acordar mais cedo para tocar suas atividades mais importantes, você tem uma série de vantagens.

Primeiro porque o período da manhã em geral contém poucas chances de você ser interrompido, de ter aquele agito do escritório ou ansiedade da equipe. É você com você.

Segundo porque se você teve uma boa noite de sono, está recuperado e isso ajuda você e seu cérebro a pensarem melhor, tomar boas decisões e ter boas ideias. O recomendado é que você utilize esse tempo da manhã para as coisas realmente importantes, que exijam um nível de esforço mental maior e não para atividades triviais que você pode fazer em qualquer horário.
505059-50029-26
Eu gosto de acordar e usar uns 30 minutos para leitura. Porém, não tenho acordado cedo para outras atividades. Como eu gosto de experimentar as coisas antes de sair falando por ai, eu vou a partir de amanhã (13/06/12) colocar meu despertador para gritar 1h antes. Nessa “hora extra” vou priorizar atividades de planejamento, dos novos cursos que estamos elaborando, atividades de estratégia da empresa, talvez jogar tênis ou correr na esteira.

Obviamente que nos dias que estiver em curso, palestra ou reunião essa experiência não irá valer. Na quinta e sexta dessa semana estarei em curso e em voo respectivamente, então não vale. A experiência será apenas para os dias que estou no escritório.

Assim que tiver os resultado, conto para vocês. Algum leitor aqui do blog gostaria de fazer a experiência e compartilhar os resultados (não vale quem já acorda cedo, tem de ser alguém que não tem esse perfil)?

Posts similares

Comentários