Imagem do post 1

Gestão de Tempo no EMPRETEC


Hoje estive no 13o Encontro Internacional de Empreendedores, realizado pelo Sebrae com objetivo de reunir empreendedores de todo o Brasil e empretecos de todo o mundo.

Durante o encontro, aconteceu a reunião com toda a equipe de facilitadores do Empretec (resumindo: o melhor programa de formação de empreedendores no Mundo, desenvolvido pela ONU e distribuído no Brasil pelo Sebrae). Quase 200 instrutores reunidos, pelo que pude contar, para discutir a migração do seminário Empretec de 9 dias para 6 dias.

Eu já fiz muitos cursos de empreendedorismo, mas igual o Empretec realmente não há. Alguns dizem que vale mais que um MBA, outros que dá uma reviravolta em tudo. Em 2002 um amigo meempretec-sebrae falou do seminário, fui fazer, me apaixonei e fui convidado para ingressar a equipe de instrutores, a qual faço parte até hoje.

O Empretec originalmente foi formulado para ser aplicado em 9 dias corridos, mas devido a falta de tempo dos empresários, teve que sofrer um “processo de produtividade” e vai ficar com 6 dias.

Algumas pessoas me perguntaram sobre essa modificação na duração, hoje deu para entender o processo todo. A mudança não foi jogada. Foi feito um intenso estudo pela equipe Brasileira de instrutores, inclusive com muita estatística dos resultados comparativos entre 6 e 9 dias. Na prática, eles conseguiram criar um seminário com 3 dias a menos mas com o mesmo resultado! E foi a primeira versão aprovada pela ONU que será replicado no mundo todo!!! Talento brasileiro em ação! Muito bom para todos.

Uma coisa interessante que ouvi hoje foi sobre o estudo das bases motivacionais do empreendedor. Antes achava-se que era principalmente por Realização que o empreendedor agia, mas hoje entendeu-se que é um conjunto de motivos: Realização, Poder, Afiliação e Medo do fracasso.

O conceito é complexo, depois falarei mais sobre isso por aqui. Enfim, se quiser visitar a feira e ver as soluções do Sebrae, segue o link:

http://www.aformuladainovacao.com.br/

Posts similares

Comentários