Imagem do post 3

João Doria Jr: modelo de produtividade e empreendedor


joao Uma boa estratégia de carreira e para a vida é selecionar um mentor, ou um modelo de atitude no qual você possa se basear para melhorar seus pontos fracos. Alguém que você admire, que sirva de inspiração e quem sabe até uma pessoa para pedir uma opinião em um momento de decisão.

Uma das pessoas que tenho como mentor e modelo de atitude é o João Doria Jr., que conheci aos 17 anos quando ele era meu cliente na Blue Eagle. Nesse tempo, nas oportunidades em que estive com ele, sempre houve aprendizado. João é um “self-made-man”, um empreendedor de visão, de credibilidade imaculável e que começando do nada fez fortuna, graças à sua atitude.

Na Triad eu aplico o padrão de qualidade Doria em tudo, eu falo isso para a equipe. Nos detalhes, na forma de entrega antes e depois do treinamento, no atendimento de nosso suporte. Esse modelo de atitude “Doria” me ajuda muito a aprimorar minhas empresas e na minha produtividade.

Aproveitando que no último final de semana fiz uma palestra no evento de confraternização do Grupo e ouvi o João falando sobre 6 princípios que resumem o “estilo Doria”, gostaria de compartilhar um pouco sobre essa atitude, para quem sabe, você possa replicar em seu dia-a-dia também.

1 – Ter atitude – O João é uma das pessoas com maior nível de iniciativa, energia e pró-atividade que conheço. Ele impõe um ritmo pessoal a ele próprio e ao time que funciona. Ele não chora pelo que deu errado, procura assumir o erro e perguntar o que será feito para resolvê-lo. Ele comentou sobre um erro que aconteceu em uma publicação do Grupo, séria, mas que em 24h foi resolvida com a equipe e com apoio também do fornecedor.

“Prefiro pessoas com atitude a pessoas com medo de erro. Errar por omissão não é aceitável, não tenha medo de errar, mas transforme o erro em aprendizado e ache rapidamente uma solução.”

2 – Qualidade Absoluta – Essa é a marca mais pessoal do João Doria Jr! Ele é detalhista, gosta de saber se tudo está adequado. Para você ter uma idéia, nos eventos que o João organiza, no checklist do hotel a espessura da toalha de banho e do papel higiênico é levantada, de forma a proporcionar o melhor aos melhores.

No coffee break do evento eu presenciei o João recolhendo as xícaras e organizando os pires. Ele contou que quando sai da empresa, vai ao banheiro para ver se está limpo e em ordem para no dia seguinte receber bem os clientes.

Ele disse uma frase que adotei: “Quem falha no pequeno, falha também no grande.” Isso é atitude mental, é uma programação para a excelência.

3 – Não repetir os erros – Errar tudo bem, mas errar novamente a mesma coisa, é preciso acender uma luz amarela.

4 – Trabalhar em equipe – O João gosta de gente, ele sempre fala na terceira pessoa, na festa ele premiou funcionários que estão com ele há 10 anos. Mas tem gente no grupo com 20, 30 anos de trabalho conjunto.

Ele tem paixão, carinho, não é um cara individualista. Compartilha os sucessos e os resultados. No dia-a-dia, é um líder firme, mas sem magoar, nunca fala palavrões, é um lord inglês.

A prova que o João gosta de gente e tem esse lado humano largamente desenvolvido é que atualmente, além da ganhadora do Aprendiz, ele contratou mais 5 meninas que faziam parte da competição. A Samara está no grupo e super feliz.

A equipe gosta muito de trabalhar com o João. Uma dessas pessoas que tenho um apreço especial é a Célia Pompéia, que é a vice-presidente do Grupo e uma das mulheres que mais deram insights na vida. O modelo dela de gestão financeira e aprovações, virou o modelo Triad financeiro.

O João é no aprendiz o que ele é na vida. Trata a faxineira da mesma forma que trata o CEO. Ele não mudou esse jeito durante os 13 anos que o conheço. Sempre me tratou da mesma forma.

5. Comprometimento – Aqui, ele novamente reforça a qualidade em absolutamente tudo. A atitude de total engajamento em obter o resultado final. Ele não deixa nada para o dia seguinte, procrastinar não é com ele. Se for preciso fica até às 4h da manhã no escritório, mas termina o que se comprometeu em fazer (ok, não gosto muito disso, mas funciona bem pra ele).

Ele planeja sempre tudo o que vai fazer. O João tem um dos modelos mentais mais produtivos que existem: escreve tudo que deve ser feito, sem exceção. Presenciei em diversos momentos, o João tirando um papel do bolso e anotando a tarefa que deveria ser feita. Ele tem um estilo tradicional e prefere delegar via papel as suas secretárias. Esse modelo mental vem desde a infância, quando ele precisava escrever para se comunicar com o pai.

6. Atingir metas – Pessoas que tem resultado, definem, planejam, compartilham e alcançam metas. O João compartilha da minha visão sobre a importância de sonhar.

“Missão dada tem de ser alcançada, de forma obstinada, com equilíbrio e bom senso. Não há dinheiro no mundo que pague o prazer de alcançar”.

Meta alcançada é compartilhada com o time, eles comemoram tudo. Toda vez que vende alguém toca o sino na empresa.

Além desses seis pontos, anotei algumas frases e atitudes do João interessantes:

“Mente comanda, corpo obedece” – Ele pratica esporte duas vezes por semana, não fuma, não bebe. “É o comprometimento com a minha saúde”

“Ore diariamente, tenha momentos de reflexão pessoal. Agradeça sua família, suas conquistas, seus amigos, sua equipe”

“Gratidão através da fé”

“Valorizem sua família, eu me emociono quando meus filhos…” nesse momento o João chorou por uns cinco minutos. A equipe levantou e aplaudiu ele de pé.

“Quando perder a humildade, perde o respeito e os princípios”

“Não seja respeitado pelo poder ou pelo medo, mas pelo exemplo.”

“Eu dei uma pasta Louis Vuiiton a todas as meninas do comercial. Eu uso a mesma cadeira que toda minha equipe. Os mínimos detalhes precisam ter qualidade”

É por estes e outros motivos que adotei o João Doria Jr como um mentor, como um modelo de produtividade e modelo de empreendedor. E você, qual o seu mentor? Por que o admira e como ele te ajuda?

Faça seu comentário e concorra ao livro do João Doria Jr, autografado! O melhor comentário, na minha opinião, vai ganhar o livro.

Posts similares

Comentários