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Líder: Foque no Estratégico e não no Operacional


strategyMuitos líder es vivem com suas agendas lotadas de tarefas operacionais e circunstanciais e parecem que se esquecem de focar nas coisas que são realmente importantes, e que fazem a estratégia acontecer.

Como fazer para que sua liderança fuja dessa armadilha e consiga uma agenda de evolução e não simplesmente de ação? Veja algumas estratégias:

1 – Dia Da Estratégia

Escolha um dia na sua agenda para focar apenas em atividades que são realmente estratégicas. Faça reuniões com a equipe, trabalhe no planejamento, crie indicadores, revise a execução, etc. Eu agendo como um compromisso na minha agenda das 9hs às 17hs a cada 10 dias para revisar a estratégia da minha empresa.

2 – Trabalhe o Operacional longe da Estratégia

Na agenda de suas reuniões veja a pauta atentamente e separe assuntos estratégicos de operacionais em reuniões distintas. É muito comum a mistura desses assuntos e nenhum dos dois é resolvido adequadamente.

3 – Delegue o falso estratégico

Evite acumular atividades que você acha que são estratégicas, quando na verdade são apenas atividades operacionais refinadas. Tenha bom senso e tente delegar o máximo de atribuições possíveis.

4 – Coloque escolhas reais na mesa

Avalie pelo menos três alternativas viáveis (não apenas variações da mesma alternativa) antes de aprovar qualquer estratégia. Isso encoraja os times a escolherem a melhor opção e não apenas a mais óbvia.

5 – Planeje metas de curto prazo pessoais para sua estratégia

Costumo definir metas pessoais de curto prazo (1-3 meses) para implementar a estratégia na empresa. Por exemplo, quando lançamos um novo programa de produtividade alguns meses atrás, defini uma meta de 2 meses para as ações que eu deveria liderar no lançamento desse projeto. Isso me ajudava no meu planejamento semanal a focar em ações dessa natureza.

Se quiser um complemente, segue um excelente artigo do Douglas Smith (Harvard Business) sobre a disciplina de times para foco na estratégia (aproveite enquanto eles não vendem):

 http://harvardbusinessonline.hbsp.harvard.edu/b01/en/common/item_detail.jhtml?id=R0507P&referral=2340

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