Imagem do post 1

MICROgerencimaneto X MACROgerenciamento


Você está se microgerenciando ou macrogerenciando?

macro-micro

Microgerenciamento é cuidar das coisas pequenas, de detalhes, de  pequenas tarefas rotineiras, é detalhar os passos para alcançar um projeto ou uma meta, etc

Macrogerenciamento é a visão mais ampla do todo, cuidar dos indicadores dos projetos, da equipe, do andamento das metas, ter uma visão do todo ao invés do detalhe.

Para a gestão do tempo, o microgerenciamento é Importante pois evita perder o controle das coisas pequenas, ajuda a mensurar com mais clareza e a planejar de forma mais detalhe. Mas o foco exclusivo no microgerenciamento, tira a visão do todo, pode deixar a pessoa apenas agindo no “micro” sem evoluir no “macro”.

O macrogerenciamento é vital para fazer as coisas saírem do lugar, definir a visão, a estratégia, traça os indicadores e motiva a equipe a andar para frente. Da mesma forma, quando você foca exclusivamente no macrogerenciamento, você pode os pequenos detalhes, acaba sofrendo de urgências não previstas (devido ao pequeno que foi negligenciado), pode perder oportunidades de melhorias em processos e a fica distante do “dia-a-dia”.

Qual dos dois é o mais eficaz para o seu tempo? Essa não é uma resposta fácil, pois depende muito da sua posição. Um gestor (gerente, diretor, supervisor) deveria focar 70% do seu tempo no Macrogerenciamento e 30% no microgerenciamento. Já uma pessoa operacional poderia ser exatamente o oposto.

O melhor dos mundos é a sinergia entre essas duas formas, de maneira a não perder o todo nem deixar o detalhe de lado. Posso citar meu exemplo pessoal como um exemplo prático:

Eu toco muitos projetos de empresas diferentes, gerenciar todos no micro me deixaram ainda mais sem cabelos. O que eu faço é trabalhar no macro com a equipe, que por consequência planeja o micro. Eu crio equipes no Neotriad para cada empresa, a equipe cria projetos dentro dessas equipes e coloca as tarefas detalhadamente. Toda sexta-feira, olho os indicadores das equipes, o que andou, o que atrasou e se necessário chamo para uma reunião de planejamento. Quando tudo está no prazo pelos indicadores, eu nem me preocupo se uma tarefa que era na terça foi para sexta, se estamos no prazo, a equipe está se “microgerenciando” e está funcionando. Se eu entrar nesse detalhe com a equipe, eu perco tempo e tiro a espontaneidade do time.

Aprenda a balancear o micro e o macro gerenciamento de acordo com seu papel na equipe. É mais tempo para você e menos estresse no controle de múltiplos projetos.

Posts similares

Comentários