Imagem do post 1

Música x Concentração


Concentração é uma tarefa praticamente impossível quando o ambiente ao nosso redor possui várias distrações. No trabalho o desafio é ainda maior. E-mail, telefone, conversas paralelas, smartphone. Todos eles são um prato cheio para tirar do prumo até a pessoa mais focada.

Com certeza você já leu que escutar músicas ajuda a manter o foco na execução das tarefas em um menor espaço de tempo. Porém, não são todos os estilos musicais que contribuem para o aumento da sua produtividade.

Estudos da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostram que a música é eficiente para aumentar a produtividade no trabalho repetitivo. Se você está checando o seu e-mail, ou está preenchendo uma planilha, escutar algumas músicas fará com que a sua tarefa passe muito mais rápido.

Escolha uma música tranquila que você goste e que o ajude a relaxar. Alguns estudos de superlearning comprovam que a música barroca aumenta em 3 ou 4 vezes a concentração e a capacidade de absorção do cérebro. Toda vez que precisar de foco ouça sempre a música que te ajuda a manter a concentração. Isso criará uma “âncora auditiva” e o colocará em estado de concentração muito mais rápido.

Pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer recentemente descobriram que adicionar o som de um elemento natural pode melhorar o seu foco e humor. Eles descobriram que os sons da natureza podem mascarar um discurso inteligível e ao mesmo tempo podem melhorar o funcionamento cognitivo, otimizando a habilidade de concentração, e, melhorando a satisfação do trabalhador.

Escutar música clássica também é uma boa opção. Concentre-se em um único instrumento durante toda a música. Somente naquele instrumento. Aos poucos a mente seleciona apenas este estímulo minimizando os ruídos dos outros instrumentos.

Posts similares

Comentários