Imagem do post 3

O papel do professor na gestão de tempo das crianças


Ninguém nasce produtivo, as pessoas se tornam produtivas ao longo das suas vidas. Agora é claro, que essa afirmativa poderia ser diferente, e sem dúvida pais e professores tem um papel fundamental nessa questão. É possível, de forma lúdica, ajudar as crianças a terem um futuro mais produtivo, desde cedo.

Eu tenho dois filhos, um de 5 anos e outro de 11 anos, ambos usam agenda, mas da pior forma possível. Nenhum professor os estimulou a usar do jeito produtivo. O que tenho feito e recomendo aos professores/pais é o seguinte:

1 – Tudo que a criança tiver para fazer de lição de casa, faça ele anotar na agenda (e não no caderno específico de cada lição – pois aqui é que nasce o hábito de distribuir coisas para fazer em tudo que é lugar)

2 – Estimule a criança a chegar em casa e mostrar a agenda com tudo que deve ser feito para os Pais.

3 – Ensine que cada lição ou atividade que for feita, ela deve ser riscada da agenda

4 – No dia seguinte, a professora olha a agenda de todas as crianças e as que tiverem tudo riscado, ganham um “carimbo especial da professora” (claro que isso se adapta conforme a idade). No meu caso, com o mais velho faço isso na semana (assim ele cria a responsabilidade) e com o mais novo diariamente.

5 – Isso vale também com estudo para provas ou trabalhos, você deveria estimular que a criança faça sempre com antecedência e nunca em cima da hora (talvez até bonificar de alguma forma).

É nosso papel de pais ajudar nossos filhos, mas nunca use isso como cobrança ou de forma chata, tem de ser lúdico, leve e que gere um retorno para a criança!

O assunto é legal e pretendo volta nele em post futuros…

Posts similares

Comentários