Imagem do post 1

A importância da Organização Doméstica


Circula na web um texto atribuído a Drummond intitulado Casa Arrumada:

“Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa
entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.
(…)
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.
(…)
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto…
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos…
Netos, pros vizinhos…
(…)”

Como o próprio texto diz casa organizada precisa ter vida, não é algo inerte em que não se possa encostar; ao contrário nela cada coisa tem o seu lugar. O ganho é exatamente esse: enquanto se atribui os lugares das coisas, muitas vezes simultaneamente estamos organizando os nossos sentimentos. Quem nunca se sentiu mais leve ao organizar as gavetas e achar aquele papel de bala que te lembra um momento especial e jogá-lo fora não manteria a lembrança?

Organizar a casa aparentemente é uma ação externa, reflete mais dentro da gente do que pensamos. Fora que ao saber os lugares das coisas por ter estabelecido critérios há uma melhora enorme na qualidade de uso do tempo…

Critérios são fundamentais, eles vão definir como será feita a organização: objetos por tamanho, forma e cor; roupa por tipo e cor; fora o alcance útil, deixar ao alcance algo que precisa ser usado/visto constantemente é um ganho enorme, evita ir todo dia pegar o café na prateleira de cima com ajuda de um banquinho…

Casa organizada faz um bem danado, torna-se um lar, pois há um toque pessoal em cada cômodo em cada item, acolhe a quem vive e a quem visita, traz paz, bem estar, reflete harmonia para todos.

Casa organizada com critério, arrumada com carinho e mantida com amor faz toda a diferença. Que tal começar hoje a fazer essa diferença na sua vida?

Posts similares

Comentários