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Perguntas e Respostas sobre Produtividade e GT


Segue uma entrevista que fiz por e-mail. Como estava sem muita inspiração para escrever hoje, veio economizar meu tempo e com 1 tarefa, matei duas:

1. Na sua opinião, o que é “produtivo”? Qual o conceito de produtividade?

Produtiva é aquela pessoa que consegue administrar seu tempo para executar suas prioridades, realizar seus objetivos e balancear sua vida com as coisas realmente importtimeismoney2 antes.

Produtividade, no meu conceito, é a ciência que determina a capacidade de realização das pessoas, sem extrapolar seus limites de energia e estresse pessoal.

2. Qual a relação entre tempo, produtividade e dinheiro?

Gerenciando seu tempo você consegue ter maior produtividade, menos cansaço e mais energia para descobrir e estudar novas oportunidades de ganho de dinheiro.

Eu acredito que aquela frase que diz, que “quem trabalha demais não ganha dinheiro”, é verdadeira. Mas o oposto também é: “quem não trabalha, não faz dinheiro.” O Segredo é trabalhar e ter tempo para aprender coisas novas, investir na sua carreira, nos seus sonhos de forma a sempre evoluir e com isso conquistar novos patamares.

3. O que os gestores e proprietários podem fazer para que os procedimentos adotados no seu negócio sejam operacionais, economizando o tempo dos funcionários?

Líderes urgentes criam equipes urgentes. Líderes irresponsáveis criam resultados apáticos. Líderes estressados criam equipes reativas.

A liderança é a principal responsável por dar o ritmo de produtividade do time. Se pudesse resumir em 3 grandes áreas que os líderes devem focar para economizar tempo e melhorar suas equipes, eles seriam:

1 – Prioridades – definir claramente o que é prioridade e o que não é. Do diretor ao office boy, todos devem ser capazes de definir o que realmente é prioritário.

2 – Ferramentas – forneça ferramentas de colaboração que ajudem a equipe a se organizar e se tornar produtivas.

3 – Menos reuniões e mais resultados. Pare de controlar detalhes e comece a controlar resultados.

4. Além do tempo, que outros fatores podem influenciar na produtividade?

Um escritório aberto pode proporcionar uma série de interrupções que afetam a produtividade, máquinas e softwares inadequados prejudicam a produtividade, falta de investimento em treinamento, análise e melhoria constante dos processos e um sistema de recompensas injusto na empresa.

5. Como o estabelecimento de metas está ligado ao conceito de produtividade?

Se a equipe não sabe para onde vai, como pode atingir o resultado? O objetivo das metas é sair do ritmo frenético de ação e colocar a equipe no ritmo de evolução, saindo de um ponto A e chegando em um ponto B.

Muitas empresas erram ao definir suas metas. O erro mais frequente é definir metas anuais,com entregas anuais. Meta anual deve ter entregas parciais, mensais se possível.

6. A participação direta dos funcionários nas decisões que envolvem o dia-a-dia da empresa ajuda a aumentar sua produtividade?

Sim e Não. Depende do nível de maturidade da equipe. Mas em geral eu acredito que ouvir as pessoas que estão no dia-a-dia, ajuda em muito a melhorar a produtividade do time.

7. Você pode dar algumas dicas aos leitores sobre como gerenciar o seu tempo de forma produtiva?

5 dicas básicas:

1 – Aprenda um método de gestão de tempo.

2 – Use uma ferramenta todos os dias.

3 – Não anote nada em papéis soltos ou cadernos, centralize na ferramenta.

4 – Defina o que é importante, urgente e circunstancial. Isso dá maior clareza de como usa seu tempo e como pode melhorar.

5 – Planeje pelo menos 3 dias para frente e priorize o dia, dando uma seqüência lógica do que irá fazer.

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