Imagem do post 3

Pesquisa da Unicamp revela que uso de PC à noite afeta rendimento de jovens


Adolescentes que permanecem muito tempo em frente ao computador à noite apresentam má qualidade do sono, alterações no humor, sonolência diurna e queda do desempenho escolar. A constatação é resultado de uma pesquisa de mestrado da psicóloga Gema Galgani Mesquita, desenvolvida pelo programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.”

O estudo mostrou que os adolescentes estão abusando do uso do computador à noite. E isso leva à privação do sono. Em decorrência, muitos jovens estão apresentando distúrbios do sono”, avalia a psicóloga.

A pesquisa envolveu 160 adolescentes entre 15 e 18 anos. “Está ocorrendo uma mudança de padrão de comportamento. Os adolescentes hoje passam muitas horas em frente do computador. Com isso, não cumprem as tarefas escolares, reduzem atividades esportivas e até mesmo o convívio interpessoal”, avalia Gema, enfatizando que a internet está gerando um novo padrão de comportamento, em que a nova geração prefere a relação virtual. A pesquisadora ainda destaca que a internet é uma ótima ferramenta, e que auxilia muito no dia-a-dia. “Mas é como o álcool. Em excesso prejudica”.

Podemos concluir que o computador quando usado de “forma errada”, pode acabar virando um grande vilão da produtividade, e principalmente, da saúde. Por isso, use sempre a tecnologia a seu favor e aproveite bem suas horas de sono. Isso vai fazer toda a diferença na sua vida.

Posts similares

Comentários