Imagem do post 3

Planejamento perfeito (By Ernani Rios)


Quando iniciamos um projeto, fazemos uma análise prévia do processo e a partir desse ponto iniciamos o nosso planejamento.

Para realizarmos o planejamgraficos ento, utilizamos diversas ferramentas, como Mapas Mentais, Anotações, entre muitas outras.

Durante essa etapa, os pontos críticos são identificados e as possíveis soluções começam a ser discutidas. O planejamento é “perfeito”!

Porém, quando começamos a executar as atividades planejadas, encontramos diversas lacunas.

Se o planejamento foi bem executado, utilizamos as ferramentas disponíveis e fizemos todas as considerações necessárias, por que essas lacunas existem?

Muitas vezes, o planejamento não funciona corretamente, pois a análise do processo foi feita de forma superficial.

As primeiras lacunas surgem nesse momento, pois muito não consideram a análise do processo como uma parte importante do planejamento.

Desse momento em diante, o que ocorre é o efeito “bola de neve”.

As lacunas deixadas no levantamento do processo são agravadas no planejamento e posteriormente na execução.

A análise do processo deve ser considerada com planejamento e deve ser o mais detalhada possível.

Uma dica para analisar o processo é: após o levantamento inicial, escrever/desenhar o processo analisado e então estudá-lo novamente. Os pontos que foram esquecidos durante a análise inicial “irão aparecer”! É interessante repetir esse processo algumas vezes, para ter certeza que nenhum ponto importante foi esquecido.

Alguns irão dizer que essa re-análise do processo consumirá um tempo precioso.

De fato, essa re-análise ira consumir algum tempo, porém esse tempo será muito bem aproveitado, pois haverá uma redução de desperdício de tempo com re-trabalhos desnecessários.

Dessa forma, chegaremos no planejamento perfeito de uma maneira mais fácil.

Posts similares

Comentários