Imagem do post 1

Produtividade na Agenda no Presidente


A revista Exame de 1/Julho/2009 traz na capa o americano Jim Collins, com o tema Gestão para os Novos Tempos.

Ele lançou recentemente o livro How the Mighty Fall (Como as poderosas caem), que infelizmente ainda não tem para Kindle. Eu gosto muito do Jim Collins, tive a sorte de participar de um evhowmightyfallento como palestrante, no qual fui a palestra do almoço e ele o grande fechamento da noite. Nessa oportunidade ele expos algumas idéias desse livro novo.

Uma frase que me chamou atenção naquele momento foi que ele disse que a produtividade e humildade devem ser palavras constantes na agenda de todo executivo. Na Exame, ele fala que “A crise obriga as empresas a ter foco. Prosperidade não.”

A verdade é que o mercado está cheio de babacas: executivos formados em faculdades de renome, que não conseguem enxergar um palmo a sua frente. Pior ainda, são os consultores que fazem mudanças “matadoras” na empresa e que no final só gastaram tempo e dinheiro da empresa.

Seja você executivo de uma multinacional ou de uma pequena empresa, essas duas palavras precisam estar na sua agenda constantemente:

Humildade – Para saber quando a coisa está muito bem, que ainda assim é possível cair, e que sair do salto alto ajuda a ver o horizonte de forma mais clara. Sua tecnologia pode ficar ultrapassada, seu concorrente mais medíocre pode se transformar em uma estrela, seu caixa pode diminuir em uma crise. Tudo pode acontecer, só que com prepotência a mudança de rumo demora um pouco mais.

Produtividade – Processos, indicadores e qualquer outro modelo corporativo de gestão não são nada sem produtividade. De que adianta o processo perfeito, se quando a atividade chega no colaborador ele não tem tempo de executar? De que adianta inovação se a equipe não consegue produzir? De que adianta bônus se a equipe tá enfartando por excesso de trabalho?

Seja grande ou pequeno, é provável que você caia. Todos caem. A diferença está na velocidade que você vai levantar e voltar a correr.

Posts similares

Comentários