Imagem do post 1

Professor Produtivo


Hoje estou em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, acabei de fazer uma palestra para professores e staff da escola MACE. Antes fiz um tour pela escola com o Marcelo, que é responsável pela IT aqui da Escola.

A estrutura é impressionante, eles tem mais de 16 mil metros de área construída, lousas digitais, casa de boneca para o infantil em tamanho natural e mais um monte de coisas legais. Deu vontade de voltar a estudar.

A palestra foi sobre gestão de adolescentes1 tempo, produtividade e qualidade de vida, mas depois abrimos uma discussão sobre o papel do professor perante essas nova tecnologia e esse aluno – geração Y,Z.

É notório que o ritmo de produtividade dos alunos mudou completamente. Hoje o aluno tem tantos recursos tecnológicos, que se os professores não acompanharem fica difícil reter a atenção do aluno.

Na minha opinião, o professor, independente da sua idade ou para quem ensina, precisa ser mais “high-tech”, pois é esse o meio que o aluno vive hoje. Isso significa ter um MSN para os alunos, perfil no orkut, usar um blog para publicar artigos, conteúdo, arquivos aos alunos e por ai vai.

As escolas precisam treinar a apoiar seus professores a usarem e aplicar a tecnologia com seus alunos.

Falamos sobre algumas experiências com escolas de NY, que estão usando ferramentas de planejamento e gestão de tempo com seus alunos.

A idéia é boa e em breve terá um estudo bem interessante, o contexto é: Por que não usar gestão de tempo para que os alunos comecem desde cedo a planejar sua vida?

No livro Você dona do Seu Tempo, eu abordo essa questão em mais profundidade. Segue um trecho de planejamento para Adolescentes:

Adolescentes podem organizar seu tempo e suas prioridades pelas suas próprias razões e não pelos motivos que você deseja. Não queira colocar suas frustrações de má gestão de tempo como um exemplo para ele, ao invés disso pergunte: “O que você ganharia se tivesse mais tempo e organização na sua vida? Você conseguiria melhores resultados com menos esforço? Gostaria de ter melhores notas com mais facilidade? ” Seu papel é ajudá-lo a identificar as principais razões para ele próprio se motivar. Durante esse processo evite frases do tipo: “você precisa deixar de ser desleixada, sua vida é uma bagunça, você é um vagabundo, seu quarto é uma zona, etc..” .

Assim que ele mesmo chegar a conclusão de que pode ser mais eficaz e ter mais tempo se conseguir manter um planejamento, você precisa estar disponível para transmitir à ele um método que você aprendeu, que ele pode fazer através da própria Internet para ganhar mais tempo e planejamento.

Se ele topou aprender, você deve ensinar apenas 3 conceitos básicos e deixar que ele descubra os outros por si só na própria ferramenta online.

1 – Ensine a diferença entre Importante, Urgente e Circunstancial

Explique para ele a forma que o tempo é dividido e que podemos focar nossa vida na esfera do Importante, Urgente ou Circunstancial. Explique que em geral focamos nossa vida no urgente e por isso fazemos a vida em cima da hora e nunca temos tempo para nada. Explique que ao entrar no site www.neotriad.com ele pode criar uma conta pessoal (que você não terá acesso) e fazer o teste e descobrir como ele usa seu tempo hoje.

2 – Ensine o conceito de Papéis

O adolescente já tem maturidade suficiente para entender que sua vida é distribuída em papéis, que compõem a forma como utilizam seu tempo. Explique que ele pode alocar tempo em atividades para cada um desses papéis através de planejamento.

3 – Ensine o planejamento semanal

A melhor ferramenta para o adolescente reduzir seu volume de urgências é iniciar um planejamento semanal ou pelo menos o planejamento de 3 dias à frente. Você pode ensinar o processo conforme expliquei no capítulo de planejamento ou seguir os passos que mencionei na fase de crianças, de forma direta e objetiva. Identifique que forma funcionará melhor para seu filho e diga que ele pode fazer tudo isso online……..”

Em outro post publico o trecho que fala sobre planejamento para crianças até 12 anos!

Posts similares

Comentários