Imagem do post 1

Por que é tão difícil cumprir as promessas de ano novo?


É muito comum que o final do ano provoque uma espécie de euforia nas pessoas que querem iniciar o novo ano com energias renovadas, a motivação em alta e uma lista de resoluções para cumprir. Se você está firme e confiante nas suas resoluções para 2016 saiba que elas têm grandes chances de falhar.
Desanimou? Calma, o desespero não pode substituir a motivação se você quer tomar as rédeas da sua vida. Chega de reclamar quando se torna refém das circunstâncias! Para assumir a direção que você quer que seu destino siga é fundamental se cercar de valiosas informações para não guardar suas resoluções de ano novo no fundo de uma gaveta em poucos meses.
O professor da Universidade de Toronto, Gary Latham, estudou a psicologia do estabelecimento de metas. Dentro desta pesquisa ele conseguiu comprovar que existem várias razões que nos impedem de cumprir nossas promessas de ano novo. Confirma 4 dessas razões que explicam porque é tão difícil cumprir o que prometeu na virada do ano e não repita os erros que impediram você de conquistar suas metas:

Estabelecer metas muito abrangentes
Latham diz que nossas metas têm que ser mais específicas: “a chave para cumprir os objetivos é especificar. Especificar te dá mais foco”. Experimente trocar “perder peso” por “perder x quilos” ou “passar mais tempo com a família” por “passar x horas com a família por semana”. Quanto mais específica for a resolução, mais fácil será de cumprir.

Estabelecer MUITAS metas
Pensar em uma lista enorme de resoluções não é uma boa ideia. Segundo Latham, as metas devem ser afuniladas – de três a sete resoluções é o ideal. Se você pretende cumprir 40 resoluções, acabará não cumprindo nenhuma. É difícil para a mente humana gerenciar muitos objetivos simultaneamente. O grande segredo está no foco.

Estabelecer metas surreais
Seja sincero! A meta estabelecida é possível? Um viciado em refrigerantes não conseguirá parar de beber de uma hora para outra. Latham recomenda eliminar tudo que atrapalhe sua resolução. Por exemplo, é impossível manter uma dieta equilibrada tendo uma cozinha repleta de doces e outras besteiras. E quando estabelecer uma resolução não esqueça de conversar com amigos e familiares – eles te ajudarão a ficar firme.

Ser pessimista
Ao primeiro sinal de fracasso você já pensa em jogar a toalha? Para Latham, acreditar que a meta é possível ajuda a realizá-la. Então, nada de pessimismo. E se você quer cumprir suas resoluções de ano novo, se apoie em pessoas que te mantenham sua animação e motivação sempre em alta.

Posts similares

Comentários