Imagem do post 3

Qual a maior lição como empreendedor?


Recebi uma pergunta aqui no blog do Marcel, que vou explorar nesse post:

“Sabendo que você também começou pequeno e com dificuldades, qual foi sua maior lição como empreendedor e qual a recomendação que você me faria como iniciante.” Marcel Alan Haefliger

Em primeiro lugar eu acho que não existe empreendedor bem sucedido logo de cara, todo mundo aprende a empreendedor com os erros no caminho, então o que escrevo aqui não é uma receita de bolo do sucesso empreendedor (até porque ela não existe), mas os ingredientes que acredito que me ajudaram.

A maior lição que aprendi como empreendedor é que nada vai ser fácil e vai cair no colo. Eu entendo que vou ter de ir atrás e persistir para a coisa acontecer. Caso contrário, simplesmente não vai rolar. Isso significa que de nada adianta eu ter mil sonhos e idéias na cabeça, se eu não tiver capacidade de executar e lidar com os imprevistos no meio do caminho (resumindo: gestão de tempo!)

1 – Procure juntar trabalho com hobby e diversão – Quando isso acontece acho que tudo flui mais fácil, mas nem sempre isso é possível, então a saída é ter sonhos fora da empresa que são realizados quando a empresa vai bem.

2 – Sonhe grande – Até porque se você sonhar pequeno vai sempre ser pequeno. Eu sonho com a Triad Global, se não rolar no mundo todo, mas se acontecer bem na América Latina, EUA e Europa já to feliz. Sonhar grande me faz pensar na empresa a longo prazo e também a estruturá-la para isso, por menor que ela seja. E posso dizer que a coisa tá indo nesse caminho.

3 – Tenha Parceiros – Ninguém faz nada sozinho. Já se foi o tempo do empreendedor centralizador-herói. É preciso saber lidar com gente, com sua equipe, com clientes, com fornecedores. É preciso aprender a colaborar e estabelecer boas parcerias.

4 – Seja Humilde e seja Grato – Quem acha que sabe tudo, não sabe nada e não aprende nada. Eu não sei nada sobre gestão de tempo, to aprendendo um pouco mais no dia-a-dia. Se perder isso, ninguém mais te dá feedback, te dá sugestão, te ajuda. Eu não me importo de receber feedbacks, eles me fazem crescer. Ser grato fazer parte disso, eu cheguei aqui graças a pessoas que acreditaram na minha pessoa. Se eles precisarem eu vou estar lá na mesma hora.

5 – Aprenda a gerenciar seu tempo e da sua equipe – Eu já escrevi alguns artigos sobre isso, mas o empreendedor precisa ter tempo para empreender e ajudar a equipe a ter tempo de executar a estratégia. Sem isso nada acontece. Veja alguns links:

Quando e Como o gestor pode tirar férias tranquilo?

Você sabe a estratégia da sua empresa?

MICROgerencimaneto X MACROgerenciamento

As atividades que precisam estar na agenda do empreendedor

Empreendedores workaholics

Empreendedor ou Escravo?

Boa sorte nos seus empreendimentos!

ps.: Ajude a construir esse blog! Se tiver alguma pergunta, pode mandar. Uma hora vai ser publicada por aqui!

Posts similares

Comentários