Imagem do post 3

Reserve um tempo para seu marketing pessoal


Independente da área que você trabalhe, é imprescindível que você invista um tempo para desenvolver seu marketing pessoal. Os publicitários dizem que quem não aparece não é lembrado e isso é a mais pura verdade! Você pode ser um profissional excepcional, mas se tiver outra pessoa no mesmo nível de competência com um marketing pessoal melhor trabalhado, com certeza ele que vai levar a promoção, não é verdade?marketing

Tenho recebido muitos pedidos para escrever sobre esse assunto, algumas pessoas acham que posso falar bem sobre isso, vamos ver. O foco desse post (que será dividido em duas partes) vai ser dar algumas dicas que uso na minha vida pessoal e que vejo alguns amigos aplicarem (aqueles que tem um excelente marketing pessoal). Vale a leitura de algum livro sobre o assunto para aprofundar, se você tiver uma dica deixa nos comentários para o pessoal.

1 – Pelo que você quer ser lembrado?

Desenvolver uma marca pessoal começa por definir a sua meta de trabalho. Infelizmente não dá para ser bom em tudo, você pode conhecer muitas coisas, mas precisa ser bom de verdade em alguma coisa. E isso exige foco, o que é difícil. Profissionais que não tem foco, não constróem uma marca pessoal, pois a mensagem é divergente. Não tem como fixar você como o cara de….

Autor Foco (é o cara de)
Gustavo Cerbasi Finanças Pessoais
Reinaldo Polito Falar em Público
José Dornelas Empreendedorismo
Christian Barbosa Gestão de Tempo
Renato Alves Memorização
Você ???

As tentações para fugir do foco são gigantescas. Eu já tive proposta para escrever sobre relacionamentos, cultura digital, falar em público, tecnologia, liderança, mas sempre fugi. Quando mais eu foco em gestão de tempo, mais credibilidade eu ganho e mais minha rede aumenta. É um ciclo. Se não fosse isso com certeza você não estaria me lendo hoje, eu seria um genérico e de genéricos o mundo tá cheio. Não que o genérico não possa crescer, ele pode, e pode ser muito bom nisso, mas sem dúvida é mais difícil. Particularmente, quando vejo um novo palestrante ou autor, eu vejo o histórico, se é o “faz tudo” a primeira impressão não é muito boa (o que pode mudar ao longo do tempo).  Agora se ele só fala sobre aquilo, parece que tenho mais segurança no que a pessoa for falar. E você?

Foco exige tempo, um plano de carreira nesse sentido. É preciso reservar tempo para ler, participar de eventos, feiras, pesquisar na Internet, escrever sobre o tema, palestrar sobre isso.

2 – Crie um KBASE pessoal

Ao longo do seu dia-a-dia vai esbarrar em uma série de conteúdos (digitais ou físicos) sobre o assunto que você quer focar. Talvez você não o utilize neste momento, mas possa precisar dele no futuro. A sugestão é criar uma pasta (física ou digital) chamada KBASE (de knowledge base ou base de conhecimento) e arquivar lá com categorias bem definidas.

Essa gestão de conhecimento pessoal é bastante útil para apresentações, artigos ou consultas. Organização economiza tempo no futuro e ajuda a gerar conteúdo.

3 – Escreva sobre o Tema

A construção de uma marca começa com a propagação dessa marca e a Internet bloggé o melhor caminho. Você poderia começar com um blog, aonde poderia escrever artigos e opiniões sobre seu tema, discutir assuntos pertinentes ou simplesmente republicar estudos ou pesquisas.

Quanto mais conteúdo e atualizado, mais destaque você terá. Leva tempo mas acontece. O Google vai trabalhar por você. Além disso, vai começar também a se destacar com seus colegas na empresa. É preciso ter tempo e disposição para escrever. Eu me disciplinei a pelo menos uma vez por semana atualizar esse blog com alguma coisa útil. Quando estou inspirado à periodicidade aumenta.

Se eu não atualizar vai contra meu marketing pessoal, você vai pensar: ele tá sem tempo!!! (vai dizer que nunca pensou isso??? Eu vivo recebendo e-mails do tipo: “quero ver se você responde mesmo…” ahahaha). Duvide dos caras de gestão de tempo que tem blog e nunca atualizam ou mandam a assessora atualizar, tem algo estranho ai né?!

Se quiser começar um blog de uma olhada nos sites www.wordpress.com  ou www.blogger.com são bons sistemas para blogueiros iniciantes e avançados.

Por enquanto é isso! No próximo post vou trabalhar a questão de imprensa, publicação de artigos, vestuário e um exemplo de roteiro para planejamento de tempo para fazer seu marketing pessoal!

Posts similares

Comentários