Imagem do post 1

Você precisa de Entropia


Entropia é uma palavra que vem da física termodinâmica e como definição geral, é uma forma de medir o grau de desordem de um sistema. Muitos associam essa palavra a “bagunça”, pois a entropia gera uma “bagunça” na forma ordenada.

Um exemplo de entropia é quando você coloca um cubo de gelo em um copo de água, com o tempo a entropia, faz com que o calor fornecido pelo ambiente comece a alterar a ligação das moléculas de água no gelo, até ele se tornar mais desordenado e fluído como a água. Para manter o gelo no estado de gelo, você precisa aplicar mais energia para que ele mantenha sua temperatura, ou pela ação gelo3da entropia, o gelo virará água.

A “entropia” está atuando no tempo das pessoas e está bagunçando a vida. Isso é positivo, pois são raras as pessoas que mudam algo quando a coisa está tranquila. Agora se nada for feito, a bagunça se transforma em caos e isso pode afetar sua saúde, relacionamentos, finanças, etc.

As empresas que não tem “entropia” provavelmente vão quebrar. Quando um novo concorrente, uma nova tecnologia surge, é um momento que abala, mas também uma oportunidade de ouro para muitas empresas darem a volta por cima e criarem novos mercados.

Não se desespere quando achar que sua vida está uma bagunça, veja isso como uma oportunidade perfeita para começar uma nova mudança. Entenda que será necessário aplicar boas doses de energia para fazer seu sistema começar a ficar mais estável.

Se seu tempo está sendo afetado pela “entropia”, você pode começar, analisando uma área da sua vida que está sendo prejudicada. Vamos supor que você está deixando de lado suas finanças por falta de tempo. Faça uma lista de apenas cinco atividades práticas, de curtíssima duração, que quando executadas iniciam uma mudança nessa área (nada contemplativo como: gastar menos). Olhe para a agenda das próximas duas semanas e distribua essas cinco pequenas tarefas. Tenha certeza de que são de curtíssima duração, pois assim fica mais fácil de executar.

Depois de tantos cursos, visitas e viagens nesse ano, eu fiquei ansioso para criar algo novo. A “entropia” começou a atuar no meu ser. Cheguei até a ter taquicardia de tanta ansiedade, de ver a coisa pronta. Para resolver? Simples: planejamento, execução e tarefas distribuídas na semana. Depois de alguns meses está ficou pronto o eprodutivo e tudo voltou ao normal.

Crie esse “fluxo de energia” para começar a ter seu sistema mais equilibrado. E quando ele começar a se desestabilizar novamente, entenda o benefício desse momento e novamente aplique sua energia para mudar.

É na adversidade que surge a oportunidade, lembre-se disso e aproveite isso.

Posts similares

Comentários