Imagem do post 3

Windows Phone: Microsoft ainda respira?


Jedi-vs-Sith Nessa minha ultima viagem aos EUA estava decidido a trocar de celular, conversei com alguns amigos, li vários posts da Garota sem Fio e estava realmente inclinado a comprar o Iphone 4, depois da minha boa experiência com meu IPAD2 e com o Neotriad para o IPhone…

Só que na última das últimas horas, os cavaleiros Jedi me salvaram e comprei um HTC Surround com Windows Phone (o novo sistema operacional da Microsoft para smartphones, substituto do Windows Mobile 6.x). Como fiz com o IPAD2, vou fazer uma análise fria e sem paixão da minha experiência com o HTC Surround e com o Windows Phone.

O HTC Surround não foi uma escolha muito pensada, era minha ultima opção (a primeira era o HD7) na lista dos celulares com Windows Phone, mas foi o que eu consegui achar, depois de muito procurar.

Esse HTC é um pouco mais pesado que o IPHONE 4 (165 gramas), tem uma câmera de 5 MB com foco e grava vídeos em HD, GPS, Wi-fi, 16 GB de memória interna, Bluetooth, GPS, rádio FM, diversos sensores interessantes (bússola, proximidade, luz ambiente), processador de 1 GHZ e 448MB de RAM.

O celular é muito rápido. Bem mais rápido que o IPhone 4 e umas 4X mais rápido que o meu antigo Motorola com Windows Mobile 6.x. Ele chama surround, porque ele tem uns microfones surround que no começo não vi muita utilidade, já que não jogo e nem fico ouvindo música nele, mas para reunião em viva-voz é excepcional.

Com meu chip da AT&T eu consegui navegar a impressionantes 6 mbps! Aqui no Brasil, com meu chip VIVO, em São Paulo consegui 250 Kbps, no Rio o sinal cai tanto que a bateria quase não agüentou. Aliás, esse é ponto fraco desse celular (e outros HTC pelo que já andei lendo), a bateria não dura mais de 9 horas (mesmo com tudo desligado e checando e-mails manualmente).

Windows Phone 7

Depois do IPAD2 eu realmente fiquei com raiva do meu Windows Mobile 6.x, comparado com o IOS é um sistema de quinta categoria e por isso estava pensando em migrar para o Iphone.

att-htc-surround-windows-phone-7-wp7-review-25-300x225Assim que o Windows Phone foi lançado aos parceiros, eu brinquei com a versão beta, mas na época não tinha me chamado muito atenção. Essa versão final é excelente. Isso foi o que mais gostei!

O Windows Phone dá show, fica pau a pau com o IOS / Android. Ele é um sistema rapidinho e inteligente. Por exemplo, ele tem uma função muito bacana (que alguns Apps replicam em outros sistemas e o Android pelo visto tem), ele junta todos os meus contatos do Outlook e do Facebook. Então quando eu vou ligar para um contato, ele mostra pra mim tudo que a pessoa tem feito nas suas redes sociais.

Ele interage com diversos aplicativos, o que permite, por exemplo, que a partir de uma música, eu faça uma pesquisa no Bing do cantor. O visual é muito bonito também, simples de usar e com scroll nos aplicativos para a lateral, o que facilita bastante na pesquisa de telas.

Para quem usa o Xbox, ele tem a possibilidade de jogar online e baixar centenas de jogos interessantes do time da Microsoft Studio. Com o recurso de “pin” eu coloco os contatos que mais ligo na minha tela principal, e ele atualiza com os últimos posts das redes sociais.

Para quem gosta de música, a Microsoft traz o Zune, concorrente do IPOD, que tem recursos iguais ou similares. Eu consegui migrar todas as minhas músicas e vídeos sem problemas.

Na parte de aplicativos, a Microsoft ainda é um bebê, são apenas 20 mil aplicativos que podem ser comprados na sua lojinha. Mas achei tudo que eu precisava: Google para busca, Tempo, Twitter, Facebook, Emporia (versão MS do Flipboard), WordPress, Kindle, USA Today, Adobe Reader, HandyScan, TuneIn Radio, Yelp e Voice Recorder Pro. Existe uma onda de desenvolvimento para Windows Phone e com certeza nos próximos meses todos os principais aplicativos estarão nas três plataformas (IOS, Android e WP7).

O que eu odiei no Windows Phone? Apenas duas coisas, que sinceramente não vejo porque a Microsoft fez isso. A primeira é que por incrível que pareça o WP7 não sincroniza com o Microsoft Outlook diretamente, não existe mais ActiveSync. Para sincronizar, você precisa ter o Microsoft Exchange Server ou instalar um sincronizador no Outlook que manda para o Windows Live e pela nuvem ele sincroniza! Um lixo! Como eu tenho o Exchange, deu certo, mas para a maior parte dos usuários será um problema sem dúvida.

E a pior tragédia, foi a Microsoft tirar o recurso de modem que já tinha no Windows Mobile 6.x, ou seja, não dá para ligar seu notebook na Internet pelo celular. Pelo que andei lendo, isso foi um pedido de algumas operadoras nos EUA, mas não posso confirmar a história.

Claro que os hackers já deram um jeito de liberar essa funcionalidade, mas precisa ser programador, persistente e muito paciente para fazer o recurso funcionar. Eu estou tentando fazer isso há 5 dias e nada, ainda, mas vai funcionar! Para quem quiser tentar, veja a dificuldade: http://www.brighthub.com/mobile/windows-mobile-platform/articles/115498.aspx

Resumindo, a Microsoft provou que ainda vive com o Windows Phone, o sistema é excelente e tem tudo para ser um grande competidor no mercado! E que a força esteja conosco!

Posts similares

Comentários