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YES = STRESS???


A pergunta dessa semana em nosso site é sobre saber dizer não. Muitas pessoas que vivem com problemas de falta tempo, tem a tendência a dizer muitos “sim” aos outros e acabam acumulando um excesso de tarefas no seu dia.

Sei que aprender a dizer “não” é algo difícil para muitas pessoas, mas pode ajudar muito na
administração do seu tempo. Veja algumas dicas para começar a dizer não:
1 – Seu tempo é limitado
Você tem apenas 24 horas por dia e em média 10 horas de trabalho. Quanto mais “sim” você disser menos horas terá em seu dia e mais coisas importantes terá deixado de lado. Não está na hora de pensar em você e deixar o circunstancial de lado? Você não pode querer fazer tudo sempre.
2 – Não se sinta culpado
Você não precisa se sentir culpado por não poder fazer algo. Você não é super homem. Dizer não é algo totalmente compreensível, é respeito a seu próprio tempo e você não precisar se sentir mal por pensar em você.
3 – Utilize argumentos verdadeiros
Nada melhor que uma boa verdade para justificar sua recusa. Você também é cheio de projetos,
tarefas, urgências. Mostre sua lista de prioridades, suas reuniões, seu foco, enfim você também é ocupado e é justo mostrar isso.
4 – NÃO definitivo
Pior que o a falta do NÃO é o TALVEZ. Você não diz NÃO mas também não diz SIM e fica lá pensando como fugir daquela situação. As vezes perdemos mais tampo para pensar em uma desculpa do que dizer NÃO de uma vez.
5 – NÃO É NÃO
Quando disser não é definitivo. Não volte atrás. Isso cria o hábito e o respeito as suas decisões. Se você balancar e voltar atrás, sempre haverá esse tentativa por parte das outras pessoas.
6 – Quando você deve dizer não?
– Quando está no meio de muitos projetos
– Não está confortável com a tarefa
– Não é a pessoa qualificiada para a tarefa
– Precisa de mais tempo para você
– Quando a tarefa é circunstâncial
– Quando está contra seus valores ou princípios
7 – NÃO PARA O CHEFE?
Isso é possível? Depende do seu chefe. Existem líderes que tem uma boa conscientização sobre as prioridades e demandas exigidas. Você com um bom planejamento pode justificar ou até pedir ajuda para realocar as prioridades. Com um chefe que não liga para você é mais díficl esse tipo de conversa, nesse caso a saída é ser sincero ou acatar.

E quais são as suas estratégias e dicas para dizer não?

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