Pular para o conteúdo
Início » Como arrumar tempo para aprender outro idioma?

Como arrumar tempo para aprender outro idioma?

Uma das metas mais desejadas pelos profissionais nos dias de hoje é falar um segundo idioma fluentemente. Quando fiz a pesquisa para o livro Você Dona do Seu Tempo, ter fluência em uma segunda língua foi a 2ª meta mais desejada pelas mulheres pesquisadas.

Junto com a vontade, vem a reclamação constante: não tenho tempo para aprender inglês! É possível achar tempo para aprender uma segunda língua no seu dia-a-dia. No mês de agosto tenho duas palestras nos EUA e um treinamento por lá. Apesar de ter um bom nível de inglês estou todos os dias estudando para não ter problemas no treinamento. Mesmo com a agenda cheia você pode encaixar outro idioma na sua vida, seguem algumas dicas que estou praticando na minha rotina:

1º – Crie uma meta – Não adianta nada estudar sem ver progressos reais do seu estudo. Falar inglês fluente é muito subjetivo e não dá um real indicador do seu progresso. Coloque uma meta para você e foque seus estudos para alcançar esse objetivo. Para o Inglês, por exemplo você pode definir que vai tirar XXX pontos no TOEIC em uma data específica. Infelizmente muita gente só consegue se focar em algo quando é realmente necessário, para evitar a urgência, crie a meta!

2º – Escola Virtual – Se você não consegue manter uma disciplina de horários para ir a uma escola física de inglês, você pode optar por algum curso online, que permite que você estude de qualquer lugar em qualquer tempo. Eu por exemplo, optei pelo EnglishTown, que tem aulas de gramática, listening e conversação. Tem uma opção de professor dedicado também com garantia de aprendizado ou seu dinheiro de volta. Se você pensar que seu almoço tem 1h de duração e você gasta em média 30 minutos (para quem almoça perto da empresa) sobram ai 30 minutos que podem ser dedicados a aula, ou em qualquer horário que consiga conectar.

3º – Inglês no Carro – Quanto tempo você fica parado no transito todos os dias?? Se você for um paulista, deve ficar em média 2hs!!! Se você aproveitar 50% desse tempo para ouvir um CD , terá 1h de listening por dia. Existem duas revistas excelentes que trazem um CD com o textos: Speak UP e Think (acho esta melhor, além de mais conteúdo o CD é bem legal).

4º – Professor Particular – Tenho feito em dias que estou na minha base aulas com uma professora particular ou com um americano para aulas de conversação. Além de reforçar o que vejo nas aulas virtuais me ajuda a aprimorar minhas falhas de dicção.

5º – Leia em Inglês – Está pensando em ler um livro? Vá na AMAZON e compre a versão em inglês do livro, além de ampliar seu vocabulário ajuda na sua construção gramatical.

Se você colocar o outro idioma como uma ação rotineira na sua vida, em muito pouco tempo ele se tornará algo natural, com as dicas que dei acima, consigo me dedicar de 6-9 horas por semana em aprimorar meu inglês, sem precisar gastar horas sentado em uma escola e com certeza com 1/3 do custo!

E você? Quais suas dicas?

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notify of
guest
7 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Acabe com a PROCRASTINAÇÃO e comece a ter resultados em sua vida!

X