Pular para o conteúdo
Início » Como definir metas: 8 etapas para alcançar seus objetivos

Como definir metas: 8 etapas para alcançar seus objetivos

Como definir metas? Como traçar metas alcançáveis? Como atingir meus objetivos de vida? Essas são as perguntas que mais recebo na minha caixa de entrada, e vou te contar algo: adoro esse tema!

Muitas pessoas se sentem como se estivessem à deriva no mundo. Eles trabalham duro, mas não parecem chegar a lugar algum que valha a pena.

Uma das principais razões pelas quais eles se sentem assim é que não passaram tempo suficiente pensando no que querem da vida e não estabeleceram metas alcançáveis.

Nesse artigo quero compartilhar 8 dicas poderosas e insights valiosos que o levarão a descobrir como estabelecer metas que dão certo.

Veja o que irei abordar neste artigo:

Sumário

O que são metas?

As metas descrevem quais serão as ações ou atividades envolvidas para o alcance de um objetivo.

Geralmente são realizadas em prazos menores e segue uma ordem lógica e sequencial de várias pequenas metas que o levarão a alcançar o objetivo final, que na maioria das vezes está relacionado a sonhos, projetos e objetivos de vida – pessoal ou profissional.

Qual a diferença entre meta e objetivo?

Simplificando, objetivo é basicamente algo que você deseja alcançar, conquistar ou se tornar, seja na esfera pessoal ou profissional. Já as metas são os passos dados para atingir esse objetivo.

Para explicar melhor, uma meta é uma definição quantitativa daquilo que queremos alcançar ou, ainda, um resultado desejado que planejamos e nos comprometemos a atingir.

Objetivos compreendem aquilo que você deseja alcançar. Eles são amplos e costumam descrever nossos sonhos e aspirações para vida pessoal e/ou profissional.

Para ficar mais claro essa diferença, veja abaixo dois exemplos de metas e objetivos:

Exemplo1:

  • Objetivo: conquistar a casa própria
  • Meta: em até dois anos comprar uma casa em São Paulo, no bairro Jardins, pelo valor máximo de R$ 250.000

Exemplo 2:

  • Objetivo: aumentar o market share
  • Meta: ampliar o market share de 5% para 7% até o final de 2022

Caso não tenha ficado claro, objetivo é o que eu quero ter e meta especifica como alcançar. Detalho mais no vídeo que produzi para o Youtube sobre Metas e Objetivos. Não deixe de assistir!

Por que é importante definir metas?

como definir metas
homem concentrado olhando notebook

O que seria de nos se não tivéssemos metas de vida? São as metas que moldam nossos sonhos, nos fazem correr atrás do que tanto queremos e crescer de forma que até nunca imaginamos.

Há uma lógica bem simples: sem meta, sobra espaço para o circunstancial e o urgente na agenda, e o que é importante de verdade fica de lado.

Então, se você não sabe como definir metas de vida – pessoal e profissional – para os próximos 3, 5, 10, 20 anos, dificilmente vai evoluir. E isso não quer dizer, que os planos não possam mudar, é claro que podem, mas sem planos só fica a confusão do dia.

O processo de estabelecer metas ajuda você a escolher para onde quer ir na vida. Ao saber exatamente o que deseja alcançar, você sabe onde deve concentrar seus esforços. Você também identificará rapidamente as distrações que podem, com tanta facilidade, desviá-lo.

Traçar metas dão foco

Recentemente recebi um depoimento de um participante de um dos meus treinamentos que ilustra perfeitamente o poder de focar em uma meta:

Estimado Christian, tenho procurado seguir suas orientações de gestão do tempo. Apesar de minha total indisciplina neste quesito, comecei a pôr em prática suas orientações e minha vida tem se tornado bem mais fácil!

O que tenho utilizado para me concentrar neste sentido é um papel com minhas metas para 2 e para 20 anos colado em meu caderno, minha agenda e meus locais de trabalho… parece brincadeira mais é bem efetivo.

Gostaria de te agradecer uma vez mais e te desejar muito sucesso na criação de seus novos produtos e serviços.

Um grande abraço, Marcel Almeida.

Te fazem crescer

Metas são impulsos para sonhos se tornarem realidade. Cada tarefa estabelecida para o atingimento de metas nada mais são do que trilhas até o seu sucesso, você só precisa segui-las com foco.

Desse modo, podemos afirmar que o crescimento pessoal é o resultado das ações que você estabeleceu para alcançar a sua meta.

Fortalecem sua autoconfiança

Eu quero, eu posso, eu consigo”. Nada está fora do seu alcance, nada é impossível se você tiver determinação e acreditar em si mesmo.

De todos os benefícios que as metas proporcionam para nossa vida, essa, sem dúvidas, é que mais me chama atenção. Isso porque, a autoconfiança está diretamente relacionada às suas decisões diárias e como você aproveita as oportunidades que a vida oferece.

As metas são incentivos para você saia da sua zona de conforto e busque algo maior e melhor para sua vida. A cada passo dado, você adquire uma pouco mais de confiança e isso reflete no quanto você é capaz de alcançar o que deseja.

Metas de vida: Por que e como fazer

A definição de metas é um processo poderoso para pensar sobre seu futuro ideal e para motivar a si mesmo a transformar sua visão desse futuro em realidade.

Você pode traçar suas metas de vida em vários níveis:

  • Primeiro você cria seu “grande quadro” do que quer fazer com sua vida (nos próximos 2, 5 ou 10 anos) e identifica os grandes objetivos que deseja alcançar.
  • Então, você os divide em metas menores que você deve atingir para alcançar seus objetivos de vida.
  • Finalmente, depois de ter seu plano, você começa a trabalhar nele para atingir esses objetivos.

É por isso que iniciamos o processo de definição de metas analisando suas metas de vida. Então, trabalhamos nas coisas que você pode fazer nos próximos cinco anos, depois no próximo ano, no próximo mês, na próxima semana e hoje, para começar a avançar em direção a eles.

Se você quer saber como alcançar metas pessoais e/ou profissionais, dê um passo atrás e aprenda agora como defini-las.

Como estabelecer metas pessoais

como definir metas pessoais
mulher traçando metas com post it

Afinal, como fazer metas pessoais? O primeiro passo para estabelecer metas pessoais é considerar o que você deseja alcançar em sua vida (ou pelo menos em uma idade significativa e distante no futuro). Definir metas de vida lhe dá a perspectiva geral que molda todos os outros aspectos de sua tomada de decisão.

Para dar uma cobertura ampla e equilibrada de todas as áreas importantes de sua vida, tente definir metas em algumas das seguintes categorias (ou em outras categorias próprias, onde elas são importantes para você):

  • Carreira – Qual nível você quer alcançar em sua carreira, ou o que você quer alcançar?
  • Financeiro – Quanto você quer ganhar, em que estágio? Como isso está relacionado aos seus objetivos de carreira?
  • Educação – Existe algum conhecimento que você deseja adquirir em particular? Que informações e habilidades você precisará ter para atingir outros objetivos?
  • Família – Você quer ser pai? Se sim, como você vai ser um bom pai? Como você quer ser visto por sua parceira ou por membros de sua família?
  • Artístico – Você quer alcançar algum objetivo artístico?
  • Atitude – Alguma parte de sua mentalidade está impedindo você? Existe alguma parte da maneira como você se comporta que o incomoda? (Em caso afirmativo, defina uma meta para melhorar seu comportamento ou encontrar uma solução para o problema.)
  • Físico – Existe algum objetivo atlético que você deseja alcançar ou deseja uma boa saúde até a velhice? Que passos você vai tomar para conseguir isso?
  • Prazer – Como você quer se divertir? (Você deve garantir que um pouco da sua vida seja para você!)
  • Serviço Público – Você quer tornar o mundo um lugar melhor? Se sim, como?

Passe algum tempo fazendo brainstorming essas coisas e, em seguida, selecione uma ou mais metas em cada categoria que melhor reflitam o que você deseja fazer.

Em seguida, considere aparar novamente para que você tenha um pequeno número de metas realmente significativas nas quais possa se concentrar.

Compartilho um vídeo que pode ajudá-lo durante esse exercício.

https://youtu.be/blUhMWS-q3s

Como difinir metas alcançáveis em 8 passos

Primeiro, considere o que você deseja alcançar e, em seguida, comprometa-se com isso. 

Defina metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo determinado) que o motivem e anote-as para torná-las tangíveis. 

Em seguida, planeje as etapas que você deve seguir para atingir seu objetivo e risque cada uma à medida que você trabalha nelas. Siga esse passo a passo de como definir metas:

1. Monte um plano de ação

É necessário elaborar um plano de ação com o que você pode fazer para atingir o que deseja. Já alerto que se você pular esse passo, há grande chances de você colocar o seu foco em coisas que não são importantes.

Vamos lá, o que deve conter nesse plano:

  • A data de início e final do plano
  • O objetivo
  • A meta SMART
  • As tarefas a serem realizadas em alinhamento ao objetivo
  • O prazo de entrega para cada atividade (pode ser em forma de cronograma)

Você também pode criar seu plano de ação com base na metodologia 5W2H. Funciona assim:What? – O que será feito?

  • Who? – Quem vai fazer?
  • When? – Quando será feito?
  • Where? – Onde será feito?
  • Why? – Por que isso será feito?
  • How? – Como será feito?
  • How much? – Quanto custará?

Aproveito e deixo abaixo um modelo de planilha padrão.
planilha:

ProblemaDescrição do problema…
What?
Who?
Where?
When?
Why?
How?
How much?

2. Siga o método SMART

Ah, eu quero organizar meu tempo”. Tá bem, mas como? Uma ideia vaga é apenas um pensamento comum, não um projeto.

Você quer organizar seu tempo para fazer o quê? Por quê? Quando?

Quanto mais didático você for com relação ao que você quer, melhor será a fluidez na hora da realização. A metodologia SMART, por exemplo, é uma das formas mais eficientes para determinar metas possíveis de serem alcançadas.

A palavra SMART é um acrônimo de specific (específico), measurable (mensurável), attainable (alcançável), relevant (relevante) e time based (temporal).

Desse modo, a metodologia fornece parâmetros para definir um objetivo forma coerente, que mesmo desafiante, é possível de ser alcançado.

  • Specific: a meta precisa dizer o que ela quer exatamente alcançar. Então, precisa clara e inequívoca.
  • Measurable: é necessário definir critérios que possibilitem aferir seu progresso e em quanto tempo deve ser concretizado.
  • Attainable: meta inatingíveis são fontes de frustração. Por isso, você deve escolher metas realistas e sempre em equilíbrio ao desafio.
  • Relevant: a meta deve ser consistente e relevante para onde você pretende chegar.
  • Time based: por fim, é necessário estabelecer prazos para que as metas sejam alcançadas. Crie uma linha do tempo com data de início e fim.

3. Escreva sua meta

Sua memória pode até ser boa, mas um planejamento prévio e propriamente “documentado” será levado mais a sério. Um estudo da Universidade Dominicana, descobriu que você tem 42% mais chances de atingir suas metas se você as anotar.

Isso transforma seu objetivo em algo grande, impossível de ser ignorado ou abandonado. Não é à toa que o ditado é “tire suas ideias do papel”, afinal, falar por falar são apenas palavras jogadas ao vento.

4. Acompanhe o seu progresso

Logo depois de planejar suas mentas e montar o seu plano de ação, você pode se sentir um pouco intimidado, sem rumo, e tá tudo bem! Você está prestes a alcançar algo importante.

Entretanto, a melhor maneira de iniciar é dar um passo de cada vez. Por isso que recomendei destrinchar seu objetivo em tarefas menores.

O acompanhamento do seu plano de ação pode ser realizado de diferentes formas, existem inúmeras ferramentas tecnológicas que auxiliam nesse sentido.

Quando falamos especificamente de objetivos de negócios, eu gosto de contar com o Neotriad, uma ferramenta online baseada na metodologia Tríade do Tempo, que serve para controle de equipes, tarefas, atividades e projetos.

O Neotriad é ideal para criar, gerenciar e acompanhar o progresso das suas metas também pessoais. Ele conta com recursos como planejamento semanal, lista de tarefas, indicadores de produtividade e ainda integra com outras ferramentas, como o Outlook.

Como disse são inúmeras ferramentas que te ajudam como alcançar metas. Abaixo mais sugestões:

  • Asana (metas pessoais e de equipe)
  • 7waves (metas pessoais)
  • QIMetas (metas pessoais)
  • Google fit (metas de saúde)
  • MyFitnessPal (metas de saúde)
  • Mobills (metas financeiras)
  • Minhas Economias (metas financeiras)

5. Comemore suas pequenas vitórias

Até aqui já percebemos que o como alcançar metas está relacionado, principalmente a sua capacidade de planejar, concluir tarefas e progredir. Porém, poucas pessoas dão credibilidade às pequenas vitórias.

O nosso cérebro a todo tempo está em busca de prazer e, sempre que possível, foge do desprazer (como esquecer situações traumáticas). Assim, quando ele experiencia algo bom, libera hormônios relacionados ao prazer, como serotonina e dopamina.

Quando essa descarga é intensa, fazendo que esses hormônios circulem ainda mais pelo corpo, o resultado é entusiamos, foco e motivação. Esse é o poder do pensamento positivo! Ao celebrar suas conquistas, até mesmo a menor delas, isso eleva a autoestima e te deixa mais confiante para desafios maiores.

6. Erros do passado não definem o seu futuro

Por fim, erros do passado te ensinam a buscar novos meios para alcançar o objetivo desejado.

Não é só porque você falhou da última vez que vai falhar novamente. Um mesmo raio não cai no mesmo lugar, e raramente alguém insiste em algo que não mostra resultado algum.

Se tem uma coisa que você não deve fazer é deixar o medo da repetição te impedir de tentar mais uma vez. Transforme o trauma em uma lição.

Quantas vezes você já não errou o cesto de lixo ao tentar jogar um papel de longe? É claro que, nessa hora, você mesmo se levanta e anda até o cesto para jogar de uma vez por todas. Alguma vez isso te impediu de tentar novamente outro dia?

A persistência é inimiga da desistência e, apesar de ser mais difícil de se obter, é o item de maior valor na busca pelo sucesso.

Portanto, escreva suas metas em um papel, detalhe bem o que planeja fazer para alcançá-la, veja o passado como aprendizado, arrisque-se (com planejamento prévio) e não desista até obter resultados. Faça desse ano o melhor ano de TODOS!

Se falhar da primeira, tente outra vez, pois quem acredita sempre alcança!

O segredo para não abandonar suas metas – https://www.youtube.com/watch?v=Y1-YXzG1XmA

7. Busque sempre sair da zona de conforto

A maioria das pessoas não gosta de correr riscos, afinal, acaba sendo um jogo onde perder e vencer são consequências que andam lado a lado. Mas nem por isso a melhor meta é aquela que fica ao redor da sua zona de conforto.

Digamos que um piloto de corrida decida fazer uma curva mais fechada para ultrapassar o carro da frente. Ele sabe que esse tipo de curva vai exigir mais esforço, mas os riscos são calculados.

Ou seja, você pode se arriscar ao visualizar algo grande, desde que trabalhe as consequências que podem vir no caminho. Esteja pronto para o que der e vier. Um risco bem estudado não passa de mais um pequeno obstáculo na trajetória para o sucesso.

8. Teste caminhos diferentes

A partir do momento que você decide se arriscar em uma meta mais ousada, resultados ousados – e os negativos – devem ser levados em consideração.

Falhar não é o fim do mundo. Existem vários meios para chegar no mesmo resultado, e vários resultados diferentes para o mesmo meio.

Talvez você atravesse o vale e chegue em um ponto distante do seu destino inicial. Não considere isso como uma derrota, afinal, o mais difícil você conquistou: a travessia.

Use resultados inesperados como fonte de experiência para outras tentativas. Se você sabe que caminho A te leva até outro ponto, tente o caminho B. Lembre-se de evitar cometer os mesmos erros.

Como traçar metas para os próximos cinco anos

metas para os proximos cinco anos
homem olhando um quadro com metas em papel

Para sua resolução de ano novo, Susan decidiu pensar sobre o que ela realmente quer fazer com sua vida.

Seus objetivos de vida são os seguintes:

  • Carreira – “Ser editor-chefe da revista em que trabalho.”
  • Artístico – “Continuar trabalhando em minhas habilidades de ilustração. Em última análise, quero ter minha própria exposição em nossa galeria do centro.”
  • Físico – “Correr uma maratona.”

Agora que Susan listou suas metas de vida, ela divide cada uma em metas menores e mais gerenciáveis.

Vamos dar uma olhada em como ela pode quebrar seu objetivo de carreira – tornar-se editora-chefe de sua revista:

  • Meta de cinco anos: “Tornar-se vice-editor.”
  • Meta de um ano: “Voluntário para projetos que o atual Editor-Chefe está liderando.”
  • Meta de seis meses: “Voltar para a escola e terminar meu curso de jornalismo.”
  • Meta de um mês: “Falar com o editor-chefe atual para determinar quais habilidades são necessárias para fazer o trabalho.”
  • Meta de uma semana: “Marcar a reunião com o Editor-Gerente”.

Como você pode ver neste exemplo, dividir grandes metas em metas menores e mais gerenciáveis ​​torna muito mais fácil ver como a meta será alcançada.

5 atitudes que te impedem de alcançar suas metas

Muitas pessoas costumam frequentemente definir as metas que pretendem alcançar nos meses ou até mesmo anos seguintes.

O problema é que, em grande parte dos casos, elas não conseguem tirar as ideias do papel e colocar em prática tudo o que planejaram, seja para a vida pessoal, para a carreira ou para os negócios.

Mas como identificar o que está te atrapalhando a cumprir os seus objetivos? Para isso, separei algumas dicas que podem te ajudar a riscar os itens da lista. Confira:

1- Ausência de uma meta clara e definida

Isso pode parece ser um contra senso, mas é o erro mais comum. Apesar de acharem que têm uma meta, muitas pessoas criam apenas um sonho escrito no papel ou simplesmente um objetivo.

A meta precisa ser, antes de tudo, uma ideia bem estruturada e específica para atingir um determinado objetivo. Sem clareza, a meta não sai do lugar!

2- Definição de metas irreais

Outro erro comum é definir metas que estão muito distantes e inacessíveis. É preciso pensar: será que o que eu quero é realmente possível neste momento, ou irei me frustrar por desejar algo distante da minha realidade?

3- Falta de um plano de ação

Para que a meta seja alcançada, é necessário construir um plano de ação claro, com passos específicos e com a definição de quais serão as tarefas necessárias para atingi-la.

O plano de ação nada mais é do que o próximo passo, aquela coisinha pequena de 30 minutos, 1 hora, 2 horas que vai permitir que a meta aconteça.

Lembre-se que você não faz a meta, você faz pequenas coisas que fazem a meta ser construída. 

4- Falta de suporte das pessoas

Uma meta, muitas vezes, não depende apenas de você – é preciso contar com a ajuda de outras pessoas ou o suporte de uma equipe.

Por isso, é importante que você saiba delegar tarefas e trabalhar em grupo. O problema, em alguns casos, não é a falta de suporte, mas um suporte errado.

Portanto, é preciso avaliar se o auxílio que você está recebendo é realmente útil, ou se deve buscar outras alternativas.

5- Falta de conhecimento específico

Para que você tenha sucesso e consiga alcançar todos os objetivos traçados, é essencial aprender a elaborar boas metas e entender o processo que está por trás disso.

Nesse sentido, buscar conhecimento e compreender a metodologia da criação de metas são passos fundamentais para que você consiga finalmente tirá-las do papel.

Por isso, pesquise, faça cursos, veja vídeos… Lembre-se que é o seu futuro que está em jogo!

FAQ

Comente também

O seu endereço de e-mail não será publicado.