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Como dizer não: 7 dicas de como fazer sem culpa

Certa vez eu fiz um curso de gestão de tempo na Babson College, em Boston, EUA, e conversando com um colega de turma, um americano, ele disse que não sabia como dizer não. Logo depois, ele reconheceu que isso comprometia a sua produtividade.

Quando ouvi aquilo, achei tão engraçado a colocação dele e como reconhece as consequência em não saber dizer não, porque nós brasileiros temos uma visão completamente diferente.

“Ah, brasileiro não sabe dizer não”

“Americanos são mais centrados, eles sabem quando dar não”

Isso pode ser parcialmente verdade, mas independente da nacionalidade, brasileiro, americano ou alemão, os humanos em si têm dificuldade em dizer não.

Em muitos casos, esse “medo” surge ainda na infância. Quando crianças, ouvimos muitos nãos dos nossos pais e responsáveis, então crescemos com essa necessidade de dizer sim para tudo e isso fica incorporado a nossa personalidade.

Por outro lado, esse hábito de ceder a todo tempo gera algumas consequências negativas. Desde se tornar uma pessoa insegura até ser facilmente manipulado por terceiros, o que gera impactos tanto na vida pessoal quanto profissional.

Pensando nisso, preparei esse artigo para você aprender como dizer não e entender o significado disso para sua vida e bem-estar mental.

Confira sobre o que irei abordar:

Sumário

Por que tenho dificuldade em dizer não?

Se você chegou aqui, é porque já se deu conta dos muitos “sim” que você diz quando sua vontade real é dizer “não”. Chega a ser incômodo, não é?

O fato é que quando isso acontece, acabamos experimentando uma profunda sensação de desgosto, de raiva, de frustração e de irritação conosco mesmo.

Esse tipo de situação é tão comum que acaba se tornando um grande ladrão de tempo na nossa vida. E, pior do que isso, nos mantém reféns da esfera das circunstâncias.

Você sabe disso, eu sei disso, mesmo assim é difícil aprender a dizer não.

Mas deixa eu te explicar uma coisa, as razões para dizer esse “sim” na hora errada são as mais variadas possíveis. Por exemplo, sentimos uma espécie de necessidade de ser sempre solícitos e agradáveis. É da natureza humana!

Além disso, naturalmente damos vários “sim” na tentativa de preservar nossas amizades e relacionamentos, pois temos medo de decepcionar as pessoas importantes na nossa vida.

Há outro motivo muito comum: o medo de assumir o controle da situação. Quando respondemos “sim” às demandas alheias, nos calamos diante de nossas próprias decisões.

Não importa os motivos, cada um tem os seus, mas quando respondemos de forma positiva a uma resposta que merecia ou deveria receber um ”não”, estamos terceirizando nossa administração pessoal. E isso é grave.

As consequências em dizer sim para tudo

Como dizer não pode ser um desafio. Mas tenha em mente que se você colocar as necessidades dos outros repetidamente à frente das suas próprias, isso terá fortes consequências, como:

  • Se tornar uma pessoa insegura e sem autoconfiança
  • Não sabe se impor em debates e conversas importantes
  • É facilmente manipulado com chantagens emocionais
  • Se meter em situações constrangedoras
  • Negligenciar suas próprias vontades
  • As pessoas se acostumam com o seu sim para tudo

Certamente você já sente as consequência em não saber dizer não. Mas calma, para tudo tem uma solução e o primeiro passo é criar a consciência que o seu tempo é valioso e as suas necessidades também precisam ser consideradas.

É sobre esse tópico que abordo em seguida. Continue a leitura!

Tenha em mente que o seu tempo é valioso!

O tempo é um dos nossos bens mais valiosos, simplesmente pelo fato de ser único e não recuperável. O tempo perdido não tem volta.

O dia tem 24h. É certo que ele pode ser gerenciável de modo que você possa dividi-lo entre diferentes atividades com o objetivo de maximizar a produtividade e atingir os seus objetivos – esses, você define quais são.

Falo mais sobre isso no artigo: Gestão do tempo: 15 dicas, 5 ferramentas e 4 técnicas infalíveis.

Ainda assim, se sobrecarregar de tarefas que não são suas significa abdicar dos seus objetivos, bem como pressa para dar conta de tudo, noites mal dormidas e estresse.

Vou trazer um exemplo bem clássico: fim de mês, sexta-feira, você se programou para finalizar o relatório de vendas do mês, que será apresentado na segunda, e montar o planejamento de uma reunião na terça.

Mas então, um colega de trabalho muito querido pede ajuda para buscar alguns gráficos que irão compor um projeto. Apesar da tarefa não ser complicada, roubaria o seu tempo que está destinado para seu planejamento diário.

Complicado, não é?

Dizer não no trabalho, em especial, é um tanto delicado. Ainda mais que o cooperativismo e a proatividade são bem-vistos no ambiente corporativo, porém, você precisa estabelecer prioridades e impor limites para atingir seus objetivos e garantir a qualidade das suas entregas.

Uma forma de exercitar o não, sem ser muito indelicado, seria dizer algo do tipo: “Adoraria ajudar você, mas agora estou com uma demanda que exige meu tempo de forma integral”

Esse tipo de resposta, acompanhada pelo adequado tom da voz e postura corporal, deixa claro o motivo da negativa, mas sem ignorar a importância do pedido.

Como dizer não educadamente e sem culpa

Dizer “não” não é simples! É preciso assertividade, certeza do que é importante, coragem, mas, principalmente respeito ao seu próprio tempo.

Selecionei 7 dicas que podem ajudar a aprender a dizer não.

1- Primeiro, diga sim para você

De acordo com psicóloga e psicoterapeuta Maura de Albanesi, em entrevista ao Portal de Uol, maneira mais prática de aprender a dizer não é começar a se questionar:

Entre você e o outro, quem você escolhe?

Qual o impacto do meu não para mim?

Cada “não” que você disser para o outro, é um “sim” que está dizendo a você. E na hora da negativa, nada de meias palavras seja claro no seu desejo, mas sem ser rude.

Ela também aconselha a analisar – e trabalhar emocionalmente – os motivos que levam a pessoa a dizer sim para tudo. Nessas situações, contar com o apoio de um profissional pode ajudar a trabalhar o como dizer não.

2- Não adie: vá direto ao ponto

Pode doer, mas é melhor. Atrasar a comunicação do não quando a decisão já está tomada apenas prolonga o sofrimento. Um não bem dito logo no início do processo pode poupar muitos aborrecimentos (e dores!).

3- Evite inventar desculpas ou dizer mentiras

Se tiver uma justificativa fundamentada em fatos, você deve utilizá-la, com certeza. Mas lembre-se de que você não deve dar outras explicações nem precisa se desculpar por suas escolhas.

Você está no comando! Forneça uma resposta amigável, com sorriso. Evite entrar em um debate ou discussão sobre as razões de sua decisão.

4- Use o corpo para dizer não

Quando a pessoa estiver fazendo aquele convite que você não pretende aceitar, comece a torcer o nariz, contorcer a boca e franzir a testa de forma discreta antes que ela termine de falar.

Esses movimentos já dão a entender para o seu interlocutor que você não está de acordo com a proposta. Isso tornará o “não” uma palavra natural e até mesmo esperada.

5- E se o não tiver de ser dito ao seu superior?

A melhor forma, nesse caso, é mostrar para ele sua lista de prioridades profissionais e deixar que ele resolva o que mais é importante.

Se o que ele estiver propondo for algo pessoal, como um convite para uma festa, um happy hour ou, em casos mais extremos, até mesmo uma insinuação ou uma cantada, você terá de avaliar a situação. E dizer seu não da forma mais direta possível.

6- Nunca se acanhe em dizer não

Você não precisa ser bonzinho para os outros nem parecer sempre disponível. Na verdade, todo mundo tem problemas em dizer não.

A capacidade de dizer essa palavra costuma ser vista com admiração inclusive pela pessoa que a ouve. Ela, na verdade, gostaria de ter a mesma disciplina.

7- Faça um acordo mental com você

A partir do momento que você decidiu que não quer algo, prometa para você mesmo que manterá essa posição. Essa pequena atitude reafirma para você mesmo a importância da sua resposta e evita os conflitos internos.

Lista da Clareza: aprenda a dizer não de forma prática

Eu recebo inúmeros convites de reuniões e eventos, mas não tenho condições de aceitar todos – também preciso dizer não. Por isso, para administrar minha agenda, conto também com a Lista da Clareza.

Trata-se de algo simples, mas que pode fazer uma grande diferença no dia a dia. Ela faz com que você perceba que é muito mais fácil negar qualquer atividade quando você tem claro o que gostaria de realizar.

Como o próprio nome diz, esse é um exercício para que você deixe claro aquilo que gostaria e o que não deseja realizar. Para montar a Lista de Clareza é bem fácil:

  1. Divida a folha em duas colunas
  2. De um lado liste todas as ações aceitáveis
  3. Do outro tudo, aquilo que você negará

Por exemplo: na lista do “sim” considere uma viagem no fim de semana, mudar de empresa, etc. No lado do “não”, coloque aquele curso não muito interessante ou um evento no dia em que a sua agenda já está cheia.

Pense em momentos que você está vivendo tanto no ambiente social como profissional e considere a sua disponibilidade e vontade de realizar tais atividades. Isso vai te dar mais clareza.

No início, pode parecer difícil mas esta é uma atitude pequena e simples que começa dentro de você, reafirma a importância da sua resposta e evita conflitos internos.

Mantenha como uma meta que, a partir do momento que for decidido, esta posição será mantida. A preparação para o sim e para o não começa dentro de você e essa pequena atitude reafirma a importância da sua resposta, evitando conflitos internos.

Em síntese, a lista ajudará você a se organizar melhor e dará recursos para dizer a verdade diante de qualquer situação, pois ela permitirá que você fundamente as suas justificativas em fatos.

A Lista da Clareza – Uma estratégia para você dizer não – https://youtu.be/5Mtz3kDdltg

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