Pular para o conteúdo
Início » Como mudar de vida: 10 passos para transformar sua vida

Como mudar de vida: 10 passos para transformar sua vida

Você chegou aqui querendo saber como mudar de vida, certo? Às vezes, para mudar de vida, basta mudar de direção. Outras vezes, para mudar de vida você dever mudar os hábitos.

Muitos acreditam que apenas eventos extraordinários podem mudar sua vida radicalmente: coisas como ganhar na loteria, conhecer sua alma gêmea , encontrar o emprego dos seus sonhos, etc.

Em parte sim, mas experiências recentes me ensinaram que um bom hábito, repetido diariamente e com disciplina, pode te dar resultados muito melhores.

Nos tópicos abaixo, você vai aprender como adotar um novo estilo de vida que irão transformar a maneira como você vive a partir de algumas práticas.

Veja os tópicos que irá encontrar:

Sumário

Por que mudar de vida?

“Morre lentamente quem se torna escravo do hábito”. Você certamente o reconhecerá, pois é o primeiro verso de um famoso poema da escritora brasileira Martha Medeiros.

Quase todo mundo, em algum momento se sente preso na própria vida, na rotina do dia a dia, na famosa “correria”, quase todo mundo deseja mudar de vida radicalmente.

Uma das coisas mais difíceis de se fazer, de fato, é encontrar forças para mudar, para revolucionar a vida e os hábitos. O medo de perder o que se tem, a insegurança, a preguiça e a recusa em se envolver estão entre as principais causas que impedem as pessoas de se abrirem ao novo.

Embora não seja fácil mudar sua vida, fazer mudanças nos aspectos que você controla lhe dá a melhor chance de obter a vida que deseja. Afinal, você recebe apenas um, então você pode se esforçar para torná-lo o que deseja.

Como mudar seu estilo de vida para melhor

Para muitos sociólogos, mudar o modo de vida é uma terapia que ajuda a se descobrir, mantém a mente sempre treinada, aumenta a autoestima e transmite positividade e confiança.

Do mundo político ao mundo corporativo e à vida cotidiana, sociólogos e pesquisadores mostraram como a predisposição à mudança aumenta o desempenho da mente.

Em suma, mudar sua vida aos 30 em vez dos 70 é terapêutico. Estar aberto à mudança é de fato essencial em todas as idades, porque permite que você se mantenha jovem e em sintonia com os tempos. A rigidez mental , por outro lado, é sinônimo de estática e preguiça.

A mudança é essencial para se sentir vivo e enfrentar melhor o futuro. Um dos estudos mais interessantes dos últimos anos foi conduzido pelo professor Nicholas Christakis da prestigiosa Universidade de Yale.

Cruzando os resultados de inúmeras pesquisas, o estudioso percebeu que é preciso muito pouco para melhorar nossa vida, e muito depende das pessoas com quem nos cercamos.

Segundo Christakis, precisamos nos relacionar com pessoas novas e positivas, isso trará uma forte mudança em nós. 

Como mudar de vida radicalmente em 10 passos

O que fazer para mudar sua vida? Como conseguir mudar de vida? A resposta é querer. É o nosso poder de escolha que nos permite ativar mudanças positivas em nossas vidas. Agir de acordo com nosso poder de escolha nos dá mais oportunidades de mudar nossas vidas para melhor.

1 – Aprenda a criar espaço para coisas que te fazem feliz

A decisão de mudar de vida é o resultado de uma reflexão cuidadosa. Os arrependimentos muitas vezes nos motivam a mudar nosso estilo de vida. Pequeno e grande. Deixar de completar aquela aula de pintura ao invés de continuar dançando.

Para mudar realmente é preciso partir do que gostamos e deixar de fazer as coisas apenas por dever ou para agradar os outros. Redescubra as pequenas alegrias que podem fazer o dia valer a pena.

Comece, portanto, a dar espaço aos desejos e momentos de prazer, como ver um bom filme, viajar com a família, ir a um parque, praticar um esporte, cozinhar algo novo. Enfim, comece a mudar seus hábitos de vida e busque ter equilíbrio.

2 – Tire um tempo para você!

Tire um momento do dia que seja exclusivamente seu. Talvez para passear, ler um livro, fazer uma corrida no parque, ir ao ginásio ou simplesmente ficar no sofá.

Viver os dias sempre com pressa, de fato, não ajuda a entrar em contato com as emoções. É por isso que se torna essencial criar um pequeno espaço para você todos os dias, para se mimar e dedicar a atenção certa.

3 – Faça novos amigos

Conhecer novas pessoas, que não fazem parte do seu círculo habitual de amigos, pode ser crucial para mudar completamente a sua vida, descobrir novos aspectos de si mesmo e deixar o caminho aberto para novas oportunidades, mesmo profissionais.

4 – Aprenda a dizer não

Com que frequência aceitamos empregos ou situações das quais não estamos realmente convencidos? A mudança de vida também pode ser feita começando a se recusar a fazer coisas que não gostamos. E às vezes dizer não ajuda. Significa abrir mão de um emprego bem remunerado que é incapaz de nos fazer mais felizes.

Fazer uma mudança no seu estilo de vida significa ouvir emoções profundas e começar a escolher com mais consciência o que diz respeito às necessidades reais, em vez das aparentes.

Não dê ouvidos a essa voz. Essa voz tem medo da mudança.

5 – Identifique coisas que estão atrapalhando você

Em seguida, identifique quaisquer hábitos, padrões de pensamento recorrentes ou pessoas que possam impedi-lo de fazer mudanças na vida. Por exemplo:

  • Você procrastina?
  • Está viciado em açúcar, álcool, mídia social, pornografia ou jogos?
  • Costuma se castigar com conversas internas negativas?
  • Existem pessoas negativas em sua vida que o desencorajam a tentar?

Se você está lutando para ver o que pode impedi-lo de transformar sua vida, considere pedir ajuda de um amigo próximo ou membro da família em quem você confia.

Esteja ciente de possíveis armadilhas antes que elas surjam. Mas, novamente, não se debruce sobre as coisas ruins – apenas anote-as e passe para a próxima etapa.

6 – Tenha um objetivo e defina metas para algo que você sonha em alcançar

Se você não sabe o que quer, o tempo vai passar e nada vai acontecer. Fica apenas aquela sensação de que você fez um monte de coisas, mas de fato faltou eficácia.

Como você quer transformar sua vida? Você deve começar criando objetivos claros e definindo metas alcançáveis.

Alguns exemplos de objetivos são:

  1. Começar um negócio
  2. Se mudar para um novo local
  3. Mudar de carreira
  4. Viajar e conhecer novas culturas
  5. Fazer novos amigos
  6. Adotar um novo hobby
  7. Deixar de lado o passado
  8. Parar de procrastinar
  9. Aumente sua confiança
  10. Criar uma rotina matinal

Escolha um ou dois objetivos extremamente realistas para os próximos meses, escreva-os e detalhe um plano de ação. Ter algo – mesmo que não seja “o plano perfeito” – é melhor do que não ter nada.

7 – Busque sempre sair da rotina

Se você faz o que costuma fazer sempre, vai ter o resultado de sempre. Medíocres são aqueles que ficam na mesmice. Os visionários são pessoas que correm o risco e vêem ele dar certo.

Visionários erram, mas é errando que se aprende a calcular os riscos. Em algum momento você precisa arriscar, por isso pense bem, analise com cautela, veja os prós e contras, e vá em frente!

Adquira o hábito de sair da sua zona de conforto em todas as oportunidades. Por exemplo:

  • Não peça a mesma comida duas vezes
  • Ouça diferentes gêneros de música
  • Assista a documentários surpreendentes
  • Inscreva-se para um desafio fitness
  • Faça um caminho diferente para casa
  • Envie uma mensagem para alguém com quem você não fala há anos

Abrace a mudança a cada passo.

8 – Não espero o momento certo

O momento certo é um mito: ele não existe. As condições perfeitas nunca vão acontecer na hora que você precisa.

Faça o momento certo ser o momento em que você começar a sair do lugar. Quem espera nunca alcança, ou nesse caso fica no mesmo lugar. É a lei da inércia.

9 – Planeje seu tempo

Se você deixa a vida fluir como um rio, vai acabar como um peixe, na mesa de alguém ou nadando aleatoriamente. É preciso dar um norte para o mês, para a semana, e para o dia.

Se você não planejada nada, as coisas simplesmente se tornam urgentes e falta o tempo de fazer a vida evoluir.

10 – Pare de reclamar

As coisas nem sempre dão certo. A vida tem um monte de burradas, erros, traições, mágoas e perdas. Portanto, aprenda com os erros, faça uma análise e comece de novo. Perder seu tempo reclamando só vai piorar a situação.

Enquanto você reclama, com certeza alguém já está começando a fazer a história de sucesso do amanhã.

O que fazer para mudar de vida?

o que fazer para mudar de vida

Uma das maneiras mais fáceis de começar a mudar sua vida é pensar e decidir o que você não quer que sua vida se torne. Então, você pode analisar o que precisa mudar (por exemplo, novo emprego, novo relacionamento, novos hábitos alimentares) para evitar esse resultado.

Ao eliminar os aspectos negativos, você pode se aproximar da vida que deseja — mesmo que nunca consiga definir exatamente o que é isso.

Se você quer saber como sair da zona de conforto e mudar de vida, aqui estão 10 passos a seguir:

  1. Decida em seu coração mudar sua vida.
  2. Pratique sair da sua zona de conforto e abraçar o desconforto.
  3. Identifique as coisas em sua vida que você quer mudar.
  4. Defina como você quer transformar sua vida.
  5. Identifique todas as coisas possíveis que podem impedi-lo de mudar sua vida.
  6. Escolha uma mudança significativa ou um hábito fundamental para conquistar.
  7. Defina uma meta SMART para ajudá-lo a permanecer no caminho certo.
  8. Ajude seu eu do futuro a seguir o programa preparando-se para tempos difíceis.
  9. Coloque as pessoas em sua vida do seu lado e encontre maneiras de gerenciar pessoas difíceis.
  10. Pense a longo prazo, seja paciente e concentre-se no processo, não nos resultados.

Finalmente, não espere para começar – comece agora.

Que mudanças na vida você quer fazer? Seja o que for, começar mudando seus hábitos é um bom começo. Por isso recomendo o vídeo a seguir:

Livros para mudar de vida

livros para mudar de vida

Aprender com a experiência de outros é um dos aprendizados mais importantes que você precisa adquirir em sua vida. Por isso leia! E leia conteúdo bom.

Aqui estão os 7 melhores livros que vão mudar a sua vida. Leia-os para moldar seu pensamento e melhorar seu estilo de vida.

  • O Alquimista – Paulo Coelho: Recomendo este livro a todos que sonham em viver uma aventura. Porque a vida é uma aventura. É a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante.
  • Mentalidade – Carol Dweck: Existem duas mentalidades. Mindset fixo e mindset de crescimento. Este livro abrirá todo o novo mundo para o seu potencial de crescimento.
  • Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki: Eu nunca entendi como a riqueza funcionava. Este livro mudou completamente a maneira como penso sobre dinheiro e criação de riqueza.
  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie: Quer você goste ou não das pessoas, você precisa aprender a se tornar mais influente para viver uma vida melhor e construir um negócio significativo.
  • O Poder do Agora – Eckhart Tolle: Você é um milagre. Você já tem tudo o que precisa. Você já é tudo o que deseja ser e este livro mostrará como lutar contra seu ego para se tornar mais contente e presente.
  • O Milagre da Manhã – Hal Elrod: Sem uma rotina matinal eficaz, você está apostando em sua vida em vez de assumir o controle dela e se concentrar nas coisas que importam.
  • Comece com o porquê – Simon Sinek: Se você tiver uma razão, você encontrará um caminho. Se o motivo não for algo em que você acredita, você encontrará uma desculpa. Um ótimo livro para ajudá-lo a projetar uma vida e negócios com propósitos.
  • Princípios – Ray Dalio: A vida é o que você faz dela. Existem certas situações na vida que se repetem várias vezes e não precisam de soluções complexas. Desenvolver seu conjunto de princípios pode ajudá-lo a navegar pela vida quando se deparar com “outra daquelas” decisões a tomar.
  • Essencialismo – Greg Mckeown: Você pode se mover muito rápido e ter a vida dos seus sonhos se se tornar um essencialista e estiver disposto a pagar o preço da escolha.

Se você não consegue encontrar tempo para ler, a melhor maneira é ouvir aúdio livros enquanto viaja, malha ou cozinha.

Como mudar de vida e ser feliz

Recebi um e-mail muito legal sobre felicidade do Kabbalah Centre, que tem muito a ver com a forma que podemos trazer felicidade para nossa vida:

Felicidade não é algo que simplesmente aparece ou desaparece.  É algo que você precisa criar.

Na verdade a felicidade pode ser uma das emoções mais reativas, porque temos uma tendência a passar nossas vidas esperando que coisas aconteçam para nos deixar feliz: Ficarei feliz quando for promovido, quando tiver um namorado, quando perder peso.  Este é um sistema de crenças totalmente falho.

Esperar que qualquer força externa desperte sua alegria e felicidade é precisamente o que nos deixa sem alegria e felicidade.  A felicidade é uma escolha que fazemos e precisamos continuar fazendo repetidamente.

Mas o que fazer quando as condições da sua vida não são exatamente felizes?  Os cabalistas recomendam fingir até conseguir.  Em outras palavras, se você não consegue encontrar internamente a força, desperte-a vindo de fora.

Vamos recordar que são nossos cinco sentidos que nos impedem de ver a Luz em todas as situações ou, em outras palavras, de ser feliz 100% do tempo.  Estudos demonstraram que se alguém lhe descreve uma cena e você a imagina, quer ou não você a veja com seus olhos, as mesmas áreas do seu cérebro são estimuladas. O cérebro não se importa se está ou não acontecendo na realidade.

Semelhantemente, quando você sorri, não importa se alguma coisa está lhe fazendo sorrir ou se você simplesmente está sorrindo sem motivo – o resultado é o mesmo.

Quando os músculos do seu rosto se contraem, endorfinas são lançadas em sua corrente sanguínea, lhe propiciando uma sensação boa. Independente do fato de seu sorriso ter sido causado por você ter visto alguém que ama ou por estar segurando uma caneta na boca como um osso (experimente você mesmo), o corpo percebe que você está sorrindo e faz a parte dele.

Lembre-se, a prática leva à perfeição.  Quanto mais você se coloca no clima, mais rápido estará no clima.  Esta semana consiste de tomar a decisão de não permitir que os problemas interfiram com sua felicidade.”

A importância dos sonhos na vida

sonhos na vida

Agora eu quero filosofar, não quero usar métodos, nem estatísticas, nem software. Quero simplesmente falar sobre a coisa mais básica do ser humano: sonhar. 

O ser humano precisa ter esse “horizonte”, essa “esperança”, esse “algo a mais” para andar pra frente.

É isso que dá motivação, que inspira, que faz todo o esforço valer à pena, que faz a gente correr riscos. Em minha opinião, viver sem isso é muito sem graça. Não que não seja possível, mas eu acho que fica mecânico, chega uma hora que enjoa.

Somos eternos buscadores do algo a mais, que pode ser algo muito simples como ter mais tempo para aprender outra cultura, ou algo material como um novo carro, um apartamento novo ou algo até espiritual, na busca do seu eu e da conexão com Deus. Não importa.

Sonhe! Mas não fique apenas nas nuvens! Trabalhe um bom plano de ação, tenha foco, saiba correr riscos calculados, arrisque e priorize suas ideias!

Aqui uma história que pode te motivar:

Christian, participei de um curso de produtividade com você na  empresa. Em um dos exercícios você mandou que anotássemos quais seriam nossos sonhos de crescimento e desenvolvimento. Gostaria de te informar  que acabo de cumprir a meta que tracei naquele treinamento: acabo de entregar a monografia da minha Pós Graduação – MBA. A meta que tracei era voltar a estudar, depois de 30 anos formada. Obrigada pelo incentivo e estímulo. Nunca pensei que conseguiria, realmente. Ana”

FAQ

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Acabe com a PROCRASTINAÇÃO e comece a ter resultados em sua vida!

X