Pular para o conteúdo
Início » Como organizar a casa: #50 dicas e 3 métodos

Como organizar a casa: #50 dicas e 3 métodos

Saber como organizar a casa é muito importante para otimizar nosso tempo e nos ajudar a sermos mais produtivos.

Organizar a casa aparentemente é uma ação externa, porém, reflete mais dentro da gente do que pensamos. Fora que ao saber os lugares das coisas por ter estabelecido critérios há uma melhora enorme na qualidade de uso do tempo.

Para ajudar nisso criei este guia completo com mais de #50 dicas de como organizar a casa.

Além das dicas, aqui você vai encontrar as informações mais relevantes e aprender como organizar a rotina doméstica é importante para otimizar nosso tempo.

Veja os temas que irei abordar:

Sumário

O que é organização

De acordo com o dicionário, organização significa o ato ou efeito de organizar(-se). Organização é uma palavra originada do Grego “organon” que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha.

Podemos dizer que organização é uma ação, um mecanismo do qual utilizamos para seguir planejamentos de ações e manter uma ordem, seja no ambiente pessoal ou coletivo. 

Uma casa organizada faz um bem danado, torna-se um lar, pois há um toque pessoal em cada cômodo em cada item, acolhe a quem vive e a quem visita, traz paz, bem estar, reflete harmonia para todos.

Casa organizada com critério, arrumada com carinho e mantida com amor faz toda a diferença. Que tal começar hoje a fazer essa diferença na sua vida?

A grande questão está em como utilizá-la na prática para usufruir dos seus benefícios e é isso que iremos falar neste guia.

Organização e produtividade

Se quisermos conseguir aumentar nossa produtividade seja em qual área for, temos que ter em mente que devemos ser organizados.

Organização e produtividade andam lado a lado, e é uma tarefa muito difícil sermos desorganizados e buscarmos ter produtividade.

Ser organizado com as tarefas do trabalho e também com nossa rotina pessoal em casa, nos ajuda a focarmos naquilo que realmente importa nos tornando assim, mais produtivos.

Se quiser saber mais sobre produtividade confira nosso guia completo sobre como ser mais produtivo.

É verdade que pessoas organizadas chegam facilmente ao triunfo (sucesso) enquanto aqueles que fracassam e fracassaram não eram e não são organizados.

Napoleon Hill escreveu:

“A roupa que vestimos tem a sua influência e, portanto, constitui parte do nosso ambiente. Suja e esfarrapada, deprime, e concorre para diminuir a autoconfiança, ao passo que, bem arranjada e de estilo apropriado, tem efeito inteiramente diverso.”

Um observador pode estudar uma pessoa vendo a sua secretária, o seu escritório ou qualquer lugar em que trabalhe. Uma mesa bem arrumada indica um cérebro bem organizado.

Mostre-me o estabelecimento de um comerciante e eu lhe direi se ele possui ou não um cérebro organizado, pois existe uma relação muito íntima entre a atitude mental e o ambiente físico.

Os efeitos do ambiente sobre os que trabalham em fábricas, lojas ou escritórios são tais que os patrões vão aos poucos compreendendo a importância de criar um ambiente que estimule e encoraje o colaborador.

Vejam como ser organizado pode ser um fator importante de sucesso também para quem faz home office.

Como organizar a casa para home office

Um home office organizado é a coisa mais importante que você pode fazer pela sua vida profissional, mas para isso em primeiro lugar você precisa manter sua casa organizada por completo.

De acordo com o IPEA, 11% dos trabalhadores trabalham de forma remota no Brasil.

Portanto, a organização do espaço físico para o home office pode influenciar diretamente em nossa produtividade, redução de cansaço e bem-estar.

Portanto, separei aqui algumas dicas úteis e práticas para te ajudar em como organizar a casa para seu ambiente de trabalho, veja:

1- Espaço físico

Se possível é importante separar um cômodo da sua casa para montar e criar seu ambiente de trabalho.

Manter um local específico para trabalhar em casa ajuda na organização e também 

no foco.

2- Autonomia do tempo

Assim como em um ambiente corporativo, é importante seguir um horário de trabalho, de início e de encerramento.

Procure estabelecer também horário de almoço e pequenas pausas ao longo do dia.,

3- Organize suas tarefas

Organizar suas tarefas e atividades é essencial para ser mais produtivo.

Utilize alguma ferramenta ou aplicativo de agenda para te ajudar a organizar as tarefas do dia.

4- Conforto e ergonomia

A organização do home office também inclui o conforto e a ergonomia, por isso vale a pena investir em uma mesa e uma boa cadeira na altura adequada.

5- Cada coisa no seu lugar

Procure ter caixas organizadoras, pastas ou qualquer outro tipo de objeto que te ajude a organizar sua mesa e seu ambiente de trabalho.
Continue lendo e confira neste guia mais de 50 dicas de como organizar cada cômodo da casa de forma prática e fácil.

Métodos de organização para casa

Quando falamos em organização, a primeira ideia que surge é a organização das atividades profissionais.
Mas, e as atividades domésticas?

Por mais estranho que possa parecer, a organização das atividades domésticas é muito importante.
Se organizarmos nossas atividades domésticas, algo rápido e simples de fazer, ganhamos tempo para satisfazer nossas necessidades pessoais.

Poderíamos ilustrar vários ganhos trazidos pelo simples fato que organizarmos nossas atividades domésticas.

Um exemplo simples dos benefícios trazidos pela organização das atividades domésticas: melhora na qualidade de vida!

Como consequência da melhora na qualidade de vida, temos uma melhora de desempenho profissional.

Outros ganhos são consequência! Está criada uma cadeia de benefícios.

Por isso, separei aqui 3 métodos que podem te auxiliar nessa tarefa, veja:

Método Konmari

Marie Kondo é uma organizer japonesa que se destaca no assunto de organização de casas. 

Autora do livro best seller “A mágica da Arrumação” ela desenvolveu um método curioso de organização.

O método Konmari  propõe que as pessoas lidem com os objetos e com as emoções e sensações atribuídas a eles.

Seu método sugere que você separe todos os itens e os classifique em 5 categorias: 

  • Roupas
  • Livros
  • Papelada
  • Itens diversos
  • Itens com valor sentimental

Depois abrace cada item e  sinta se ele traz alegria e felicidade. Se não sentir isso, separe esse item e depois se desfaça dele.

Método Fly Lady

Desenvolvida pela norte-americana Marla Cilley desde 1999 é um método de organização que orienta deixar a casa organizada em poucos passos.

Sua metodologia consiste em separar 15 minutos todos os dias para arrumar a casa e também estimula um estilo de vida baseado na positividade, incentivando o amor próprio.

Um conceito criado pelo método se chama Baby Steps, que nada mais é do que começar a fazer pequenas coisas, um passo de cada vez.

O método é dividido em algumas etapas, veja:

  • Destralhe por 15 minutos: a ideia é andar pela casa durante 15 minutos recolhendo todas as tralhas que encontrar, desde embalagens vazias até coisas quebradas ou utensílios que estão encostados e que você não usa mais para jogar fora ou doar.
  • Limpeza por zonas: O FlyLady propõe a divisão da casa em zonas, sendo que você deve dedicar uma semana do mês para cuidar, limpar e organizar cada uma delas. Essa tarefa também deve ser executada em 15 minutos.

Para saber mais sobre o método no site oficial você pode se cadastrar para receber lembretes diários sobre suas rotinas e até sincronizar o seu calendário de organização com o deles, caso deseje se aprofundar.

Método Calendário

Micaela Góes, uma apresentadora de TV, juntamente com Ivana Portella e Stella Rangel elaboraram um método de organização de casa através do calendário.

A ideia é manter uma rotina doméstica de atividades que são divididas em:

  • Diárias: tarefas cotidianas e que não demandam muito tempo como arrumar a cama, organizar roupas para lavar, lavar louça
  • Semanais: tarefas um pouco mais pesadas como limpar janelas, faxinar a casa por completo, lavar banheiro 
  • Quinzenais: tarefas domésticas que necessitam de mais detalhes como limpar geladeira, fogão e forno
  • Mensais: tarefas como limpar armários da cozinha e dos quartos, estantes de livros
  • Semestrais: fazer uma revisão nos armários de roupas, sapatos e acessórios para analisar o que pode ser doado.

Dicas de como organizar a casa

Como falamos ao longo deste guia, ter a casa organizada interfere bastante em nossa produtividade, seja no nosso trabalho ou em nossas atividades pessoais.

Pensando nestas necessidades diárias, reuni neste guia 50 dicas práticas para deixar cada cômodo da sua casa organizado, veja:

10 dicas de como organizar a cozinha

1- Faça uma lista

Para organizar primeiramente é necessário saber o que deve ser organizado, por isso faça uma lista de tudo o que você tem no seu armário de cozinha.

2- Separe os alimentos

Separe os alimentos mais perecíveis daqueles que possuem uma data de validade maior. Aqueles que têm um prazo mais longo podem ser colocados na despensa por exemplo.

3- Categorize os alimentos

Separe um armário para guardar os alimentos que são utilizados com mais frequência como pó de café, arroz, coador. Identifique quais você mais utiliza e separe-os dos menos utilizados.

4- Use paneleiros

Panelas normalmente ocupam um espaço grande na cozinha, por isso, tenha uma armário específico para guardá-las como um paneleiro por exemplo.

5- Guarde corretamente tábuas e assadeiras

Se seu armário for pequeno, uma dica útil seria guardar as assadeiras e tábuas na vertical, isso vai ajudar a ganhar mais espaço.

6- Barras para facas

Barra imantada é uma tira grossa com um imã que permite que as facas fiquem grudadas nela. Além de um aspecto moderno, você ganha um bom espaço nas gavetas com isso.

7- Otimize espaço

Existem diversos tipos de organizadores e separadores de louça que se encaixam bem dentro dos armários. Eles são bem práticos e otimizam bem um armário pequeno.

9- Sujou, limpou

Sempre que possível mantenha a pia limpa e guarde as louças para que não acumule.

10- Utilize etiquetas

Crie o hábito de colocar etiquetas nos potes dos alimentos, principalmente dos congelados ou que estiverem refrigerados.

10 dicas de como organizar os quartos

1- Arrume a cama

Crie o hábito de arrumar a cama todos os dias ao acordar, isso ajuda a manter uma boa aparência e com uma cama arrumada dificilmente deixaremos roupas jogadas sob ela.

2- Utilize divisórias para gavetas

Esse item pode ajudar bastante na organização das gavetas, principalmente com peças íntimas.

3- Guarde os sapatos da forma correta

Uma ideia interessante para guardar botas seria colocar essa espuma utilizada como bóia na piscina dentro dos calçados, dessa forma elas não perdem o seu formato.

4- Utilize caixas organizadoras

Principalmente para guardar produtos de cabelo e maquiagem em penteadeiras, que geralmente ficam no quarto, essas caixas otimizam e organizam bem o espaço.

5- Dobre as roupas corretamente

Dobrar as roupas e separá-las por cor facilita bastante no momento em que você for utilizá-las.

6- Desapegue

Pelo menos uma vez por mês faça uma “limpa” no guarda roupa e veja as peças que não utiliza há mais de 2 meses e desapegue, doe.

7- Cesto para roupas sujas

Se for possível, mantenha um cesto dentro do quarto para colocar as roupas sujas.

8- Criado mudo

Mantenha dentro desse móvel apenas objetos que utilize diariamente, aquilo que for excesso guarde nos armários.

9- Jóias e bijuterias

Procure armazenar em locais específicos ou em caixas menores, por serem itens pequenos se perdem facilmente.

10- Sapateira

Tenha se possível uma sapateira ou dentro do guarda-roupa ou fora dele, é importante ser um lugar arejado e que seja limpo com frequência para evitar odores e mofo.

10 dicas de como organizar a sala de estar e de jantar

1- Otimize a decoração

Utilizar menos objetivos em estantes e móveis ajuda bastante no momento da limpeza e significa menos poeira.

2 – Porta controle

Quem nunca perdeu o controle dentro do sofá, não é mesmo? Com esse objeto todos os controles ficaram bem armazenados.

3 – Arrume as cadeiras

Manter as cadeiras sempre embaixo da mesa além de uma boa aparência, deixa qualquer sala mais organizada.

4 – Revistas e jornais

Evite acumular muitas revistas e jornais, sempre que possível faça uma reciclagem e mantenha apenas o necessário.

5 – Móveis funcionais

Sempre que possível utilize móveis funcionais, pois além de decorarem o ambiente ainda ajudam na organização.

6 – Não obstrua as passagens

Evite colocar muita decoração ou vasos nos corredores da sala, além de dar uma impressão de ambiente carregado, dificulta a passagem.

7 – Pufes com abertura

Esses móveis no estilo baú são muito úteis para se ter na sala, pois armazenam mantas, almofadas e outros itens.

8 – Porta chaves

Além de prático, fica mais difícil perder as chaves e chaveiros.

9 – Cabideiro

Se possível mantenha um cabideiro perto da porta, isso ajuda a organizar os casacos e capas de chuva, por exemplo.

10 – Retire tudo o que não pertence ao ambiente diariamente

Sempre utilizamos na sala cobertores, mantas e até brinquedos, porém é importante sempre recolhê-los e guardá-los no lugar certo todos os dias.

10 dicas de como organizar o banheiro

1 – Mantenha poucos produtos no box

Acumular cremes e produtos no box sempre aumentam a sensação de bagunça, por isso procure deixar somente os produtos que você realmente usa no dia-a-dia.

2 – Guarde produtos pessoais

Escova de dentes e fio dental devem ser guardados dentro do armário para evitar a contaminação de bactérias.

3 – Proteja o gabinete do banheiro

Normalmente o banheiro é um cômodo com muita umidade, para evitar que essa umidade penetre nos móveis, colocar um jogo americano ou uma toalha pequena nas prateleiras pode ajudar bastante.

4 – Porta papel higiênico

Esse item ajuda bastante a organizar e facilitar o uso. 

5 – Cestos e caixas organizadoras

Um item muito útil para se ter dentro dos gabinetes de banheiro, ele pode organizar e armazenar muitos produtos.

6 – Mantenha a pia organizada

Não acumule produtos em cima da pia, mantenha apenas o que for necessário.

7 – Porta cotonetes

Além de práticos eles facilitam o uso e o armazenamento.

8 – Separe os produtos

Uma dica útil também é separar os produtos de cada morador, cada um poderá ter um cesto etiquetado com seu nome

9 – Nomeie os produtos

Se por acaso for guardar os produtos em caixas organizadoras é sempre importante colocar uma etiqueta para identificá-los.

10 – Toalha reserva

Se for guardar uma toalha reserva uma dica que ajuda a otimizar espaço é guardá-la em formato de rolo.

10 dicas de como organizar lavanderia e área de serviço

1 – Separe os produtos

Organize o armazenamento de acordo com o uso dos produtos: os mais utilizados são colocados na frente e os menos utilizados atrás.

2 – Potes organizadores

Utilizar potes para guardar os produtos facilita no momento do uso e mantém o armário mais organizado.

3 – Prendedores de roupa

Guarde os prendedores de roupa em um cesto ou em uma caixinha, por serem pequenos corremos o risco de perdê-los com facilidade.

4 – Organizadores de vassoura

Se possível, sempre pendure as vassouras e rodos, isso otimiza um bom espaço na lavanderia.

5 – Proteja os móveis

Se possível, coloque capas nos aparelhos domésticos como máquina de lavar, lavadora de louças e tanquinho. Isso ajuda a proteger seu móvel e aumenta a durabilidade.

6 – Panos

Não deixe acumular panos sujos no tanque, sempre que usar já lave-os.

7 – Não acumule baldes

Muitas vezes acumulamos muitos baldes para limpeza, por isso revise quantos é necessário para sua casa e os guarde de preferência um dentro do outro para otimizar o espaço.

8 – Cesto de lixo

Procure ter um cesto de lixo grande e com tampa na área de serviço, isso evita moscas e insetos.

9 – Aposte em estantes

Se houver possibilidade de invista em pequenas estantes e prateleiras na lavanderia, elas são muito úteis para armazenar os produtos de limpeza.

10 – Tire os produtos das embalagens

Retirar a embalagens de alguns produtos como esponjas, flanelas e sabões pode ajudar a ocupar menos espaço nos armários da lavanderia. Use caixas ou cestos para agrupar esses itens.

Gostou dessas dicas?  

Se tem alguma dica que não coloquei aqui, escreva nos comentários logo abaixo do artigo.

Dica bônus

Como organizar guarda-roupas?

Organizar guarda roupa é um dilema nas nossas vidas, não é? Talvez esse seja o cômodo mais bagunçado de um quarto, não é mesmo?

Dedicar algumas horas para organizá-lo pode nos ajudar a economizar tempo na hora de escolher nossas roupas nos fazendo poupar energia com a bagunça.

Portanto, você não pode perder nossas dicas sobre como organizar guarda roupa de forma simples e prática, para garantir que seu quarto esteja sempre em ordem. Confira!

1 – Esvazie tudo

Primeiramente é necessário saber tudo o que você tem no seu guarda-roupa, portanto esvazie-o e separe aquilo que pode ser descartado ou doado.

2 – Padronização

A padronização dos cabides colabora muito para a questão visual e facilita o armazenamento das roupas.

3 – Separe as roupas por tipo

Organize suas peças assim: blusas com blusas, calças com calças e assim por diante. Além de ficar organizado e fácil de encontrar, fica bem organizado.

4 – Organize por cores

Depois de organizar por tipo, organize-as por cores, para isso pense na sequência do arco íris como referência. 

5- Abuse dos organizadores

Organizadores estilo colmeia são excelentes para guardar sapatos, assim como as caixas e organizadores específicos para peças íntimas e lenços.

FAQ

1 Deixe seu comentário

  1. Sempre que o assunto é organização, produtividade ou algo similar sempre recomendo as pessoas que estudem e apliquem dois princípios que sempre me ajudaram, são eles:
    1. Princípio de Pareto;
    2. Princípio do Vazio.

Comente também

O seu endereço de e-mail não será publicado.