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Como reduzir o tempo gasto em redes sociais

Você está viciado nas redes sociais? Saber como reduzir o tempo gasto em redes sociais ou até mesmo como administrar o tempo que navega na internet irá ajudá-lo a liberar tempo para gastar em outras coisas e se concentrar mais.

Se você passa muito tempo nas redes sociais e sentimentos de tristeza, insatisfação, frustração ou solidão estão afetando sua vida, talvez seja hora de reexaminar seus hábitos online e encontrar um equilíbrio mais saudável.  

Como esse assunto é um dos mais pedidos pelos leitores aqui do blog, preparei 10 dicas poderosas para diminuir o uso excessívo de redes sociais.

Veja os tópicos que você irá encontrar neste artigo:

Sumário

Por que as redes sociais são tão viciantes?

vicio nas redes sociais
homem olhando para o celular

Embora as mídias sociais possam parecer divertidas e relaxantes, na verdade, elas têm um efeito significativo em seu cérebro.

Sempre que você acessa seus aplicativos favoritos, os sinais de dopamina em seu cérebro aumentam. Esses neurotransmissores estão associados ao prazer.

Quando você experimenta mais dopamina depois de usar as mídias sociais, seu cérebro identifica essa atividade como recompensadora que você deve repetir. Essa reação pode ser mais sentida sempre que você fizer uma postagem própria e obter um feedback positivo.

Os sentimentos positivos experimentados durante o uso da mídia social são apenas temporários. A maneira como seu cérebro se envolve nesse reforço positivo também é vista em outros vícios.

Assim, à medida que a dopamina do bem-estar desaparece, você volta à fonte (neste caso, a mídia social) para mais.

Em alguns casos, a mídia social pode ser uma distração bem-vinda se você estiver isolado devido ao trabalho ou a uma doença. Quanto mais você se envolve, mais seu cérebro lhe dirá que essa é uma atividade que pode ajudar a reduzir a solidão (o que pode não ser necessariamente o caso, na verdade).

Quais as desvantagens do uso excessivo das redes sociais?

O vício nas redes sociais pode impactar diretamente em diversos aspectos como os estudos, o trabalho e as atividades pessoais.

Uma pesquisa apontou que o brasileiro gasta em média 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, isso equivale a cerca de 56 dias do ano. Muito não?

Já imaginou quantos livros, projetos ou boas horas de sono seriam realizados se invertessemos essa balança? O pior é o impacto de tudo isso.

Pesquisas mostram que pessoas que passam muito tempo nas mídias sociais podem sofrer de sono ruim, fadiga ocular, imagem corporal negativa, depressão, ansiedade, cyberbullying e muito mais.

Por todos esses motivos, é importante começar a cuidar do seu tempo nas mídias. Espero que esteja convencido disto.

Como reduzir o tempo gasto em redes sociais

As redes sociais entraram para ficar na vida das pessoas e das empresas, e isso obviamente acaba afetando nosso tempo de alguma forma. Se usar bem vai aproveitar os benefícios, agora se usar mal, vai conseguir mais um ladrão de tempo para você se perder na sua rotina.

Eu acho que a redes sociais são como uma droga, elas viciam, pois geram prazer na sua utilização de alguma forma. Se não fosse positivo em algum sentido as pessoas não o fariam.

O problema é que algumas pessoas não conseguem desenvolver um limite de uso e com isso acabam prejudicando a produtividade diária sem ao menos perceber.

Para ajudá-lo a melhorar o uso das redes sociais, aqui estão minhas 10 dicas:

1. Seja seletivo com suas redes

Quantidade de redes não é qualidade! Você não precisa estar em 10 redes sociais, selecione as mais relevantes e que tenha o maior número de pessoas conectadas a seus objetivos

Para que participar de Redes Sociais que não sejam relevantes? O ideal é focar nas principais redes onde seus amigos e interesses estão localizados. Eu por exemplo, uso apenas 4 redes (Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram).

2. Cancele e-mails de notificações

Configure suas redes para não ficar te avisando, apitando ou enviando e-mails a cada nova mensagem ou scrap que você receber.

Se você receber todos os avisos, vai perder um tempo que você nem imagina e o que os olhos vêem, a curiosidade não consegue controlar, não é?

Todas as redes permitem configurar o aviso de recebimento de e-mails. O melhor é cancelar todos, assim você comanda a rede e acessa quando quiser. Caso contrário, vai ser difícil controlar a vontade de saber porque você foi “taggeado” na foto da sua amiga.

3. Determine um foco nas redes

Quem tenta agradar a gregos e troianos ao mesmo tempo se complica com um dos lados. Crie uma estratégia para cada rede que você tiver.

Por exemplo, se você for utilizar o twitter para fins profissionais, não misture com coisas pessoais. Muitas empresas utilizam as redes sociais na hora de contratar um profissional e vai pegar muito mal se houver fotos suas bêbado depois da balada.

Mantenha coerência no perfil que você definir, com fotos, textos e comentários. Muita gente tem se queimado sem perceber por falta de estratégia!

4. Determine horários

Eu não sou contra ver seu Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social durante o horário de expediente, o que sou é contra o abuso desse uso.

Assim como eu recomendo no e-mail, nada de ficar com a rede aberta toda hora. Defina horário ou dias para atualizar e olhar suas redes. Eu costumo olhar minhas redes sempre de noite ou aos domingos. O twitter, quando estou na empresa, vejo três vezes por dia e olhe lá.

Utilize seus horários antes ou após o expediente e seu horário de almoço para caso queira acessar as redes no trabalho para fins pessoais.

5. Siga poucas pessoas, mas relevantes

Para que seguir gente que não tem nada a ver ou que o conteúdo se tornou irrelevante? Faça uma dieta de pessoas que você segue! Repare nos próximos dias quem não tem agregado valor e simplesmente deixe de seguir esta pessoa. Basta um clique para fazer isso!

6. Utilize aplicativos para limitar o tempo nas redes sociais

Existem milhares de aplicativos e programas para controlar o tempo de uso nas redes sociais. Geralmente, eles emitem uma notificação quando você ultrapassa o tempo limite e ainda envolvem você em algum tipo de missão gamificada para motiva-lo nesse trajeto.

Alguns apps que existem hoje são Forest, Siempo, Dinner Mode, Freedom e Mode. Todos, disponíveis tanto no iOS quanto no Android.

7. Seja relevante nas suas redes

As pessoas gostam de seguir pessoas que fornecem um conteúdo relevante, na medida certa e com periodicidade. Aquele chato que “twitta” muito de uma vez só, acaba perdendo seguidores. E o que “twitta” posts dizendo que acordou de mau humor também não agrega.

8. Aproveite seu tempo de espera

Eu gosto muito de atualizar minhas redes quanto estou no aeroporto ou esperando para começar um evento. Aproveitar esse tempinho é muito válido desde que seu celular ou tablet estejam habilitados para tal. Existem centenas de softwares para esses dispositivos que mandam muito bem!

9. Rede social não requer “real time answer”

Não se sinta obrigado a responder uma mensagem na mesma hora que a pessoa te enviou. Se fosse urgente de verdade, ela encontraria outra forma de falar com você.

Se você cria esse péssimo hábito de responder assim que chega, além de acostumar mal as pessoas, vai perder muito tempo desnecessariamente!

10. A vida existe lá fora

Não é porque a vida social se tornou digital que você vai se esconder atrás de um computador em seus relacionamentos. É preciso reservar um tempo para estar junto com os amigos e família presencialmente!

Redes Sociais x Saúde Mental

saude mental redes sociais
homem olhando a tela do celular

É importante observar o impacto que o tempo gasto nas mídias sociais tem em seu humor e outros aspectos de sua vida, juntamente com suas motivações para usá-las.

Por exemplo, seu uso de mídia social pode ser problemático se fizer com que você negligencie relacionamentos face a face, distraia você do trabalho ou da escola ou o deixe com inveja, raiva ou depressão. 

Da mesma forma, se você está motivado a usar a mídia social apenas porque está entediado ou solitário, ou quer postar algo para deixar os outros com inveja ou chateado, talvez seja hora de reavaliar seus hábitos de mídia social.

As redes sociais são uma grande fonte de distração. Talvez você esteja fazendo algo legal, mas ao invés de apreciar o momento e estar presente, você está preocupado em como tirar a foto perfeita e escrever um excelente artigo.

Em vez de ver o mundo, você está começando a perceber as coisas através de uma lente virtual filtrada. Pior ainda, você perdeu o contato com sua vida, já que está mais vivo quando está online.

Quero compartilhar um vídeo, que apresenta de forma clara os principais impactos mentais do excesso de uso das mídias sociais.

https://youtu.be/9x5cP0hJy6w

Efeitos prejudiciais do uso de redes sociais

O uso excessivo de mídia social pode criar um ciclo negativo e autoperpetuante:

  • Quando você se sente solitário, deprimido, ansioso ou estressado, usa as mídias sociais com mais frequência – como forma de aliviar o tédio ou se sentir conectado aos outros.
  • Usar as mídias sociais com mais frequência, no entanto, aumenta os sentimentos de inadequação, insatisfação e isolamento.
  • Por sua vez, esses sentimentos afetam negativamente seu humor e pioram os sintomas de depressão, ansiedade e estresse.
  • Esses sintomas agravados fazem com que você use ainda mais as mídias sociais e, assim, o cíclo continua.

Como controlar o uso das redes sociais no trabalho

Muitas empresas me questionam se devem ou não liberar o acesso às redes sociais na empresa, e eu digo que deve ser proibido se sua empresa também revista os funcionários e proíbe a entrada de celular.

Caso contrário, tem de estar liberado! Rede social é parte da vida e do tempo de todo mundo hoje em dia, ajuda a impulsionar muitos negócios, gera networking, contrata pessoas, busca informações, ajuda a pessoa a relaxar, a se comunicar, etc.

A revista Veja trouxe uma pesquisa que mostrou que 21% dos profissionais pediriam demissão caso tivessem o acesso às redes sociais bloqueado.

Na minha visão, com o que as empresas e você precisam se preocupar é com o uso consciente da ferramenta, ou como qualquer outra, vai matar sua produtividade por completo. Por isso, se mesmo assim achar que deve bloquear, então use um meio termo: libere nos horários antes e pós-expediente.

Na Triad PS temos tudo liberado, acredito profundamente na capacidade individual da minha equipe, de julgamento do que é realmente importante no momento certo.

Não ligo nem um pouco ao ver um colaborador no chat no Facebook, porque tenho a certeza de que depois de algum tempo ele retornou mais focado para terminar a prioridade.

Se o chat vira prioridade e consome longas horas no dia. Isso pode prejudicar significativamente a execução, gerar uma série de atrasos, os e-mails acumulam, a sensação de atraso e de correria só aumentam.

Como saber se você é viciado em redes sociais?

Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a determinar se você realmente tem vício em mídia social ou apenas gosta muito de usá-lo.

Mas existem algumas diferenças importantes entre o vício em mídia social e um hábito que você gosta. Esses incluem:

  • efeitos negativos para seu trabalho ou trabalhos escolares devido ao uso excessivo de mídias sociais (por exemplo, percorrer seus aplicativos no trabalho ou em vez de estudar)
  • aumento do uso durante outras atividades, como sair com amigos e familiares, ou enquanto come
  • maior dependência das mídias sociais como forma de lidar com problemas
  • inquietação e irritabilidade sempre que você não está usando as mídias sociais
  • raiva sempre que o uso de mídia social é reduzido
  • pensando nas mídias sociais sempre que não as está usando, tanto que é a primeira coisa que você recorre sempre que tem a oportunidade

Como combater o vício nas redes sociais?

Para conseguir perceber quando a rede social te ajuda e quando está prejudicando, você precisa desenvolver o seu senso de limite. Uma hora ou outra, acessar suas redes sociais será positivo, para arejar as ideias, pensar em outra coisa, etc.

Inclusive, podemos denominar estes momentos como o ócio criativo do Domenico de Masi, mas o excesso vira o que eu chamo de circunstancial – perda de tempo e, principalmente, de resultados.

Aprenda a se vigiar e, caso não consiga fazer isso sozinho, peça para alguém fazer isso por você, em um primeiro momento.

Redes Sociais são a invenção mais nerd que deu mais certo no mundo dos “pops”! Impossível viver sem, mas não se perca por causa dela, saiba usá-la com sabedoria e que não jogue seu tempo no lixo!

Ps.: Fique a vontade para me adicionar nas redes sociais!

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