Pular para o conteúdo
Início » 11 passos de como se preparar para o mercado de trabalho

11 passos de como se preparar para o mercado de trabalho

O mercado está cheio de vagas, o problema é preencher as vagas com gente boa. O que acaba acontecendo é o conformismo.

Em um mercado de trabalho competitivo, você precisa da combinação certa de educação, experiência e habilidades para se destacar entre outros candidatos. É até importante desenvolver sua própria marca pessoal. 

Aprender sobre diferentes estratégias para se destacar da concorrência pode ajudar muito a encontrar o emprego perfeito para você. 

Neste artigo, quero apresentar algumas dicas de como se preparar para um mercado de trabalho competitivo e se destacar da concorrência.

Veja os tópicos que você irá encontrar:

Sumário

Como se preparar para o mercado de trabalho?

Estamos repletos de “King of Black Cocada” (reis da cocada preta) que se acham mais que tudo e não são capazes de redigir um e-mail corretamente, pensar ao invés de seguir alguém, de ter uma ideia ao invés de copiar, de ter um pensamento crítico bem formulado sobre algo.

Para se diferenciar no mercado de trabalho é importante estar bem preparado tanto técnicamente para função que deseja atuar, quanto em habilidades relevantes para sua área de atuação.

11 passos para se destacar em um mercado de trabalho competitivo

Aqui estão algumas estratégias que você pode adotar para se capacitar profissionalmente.

  1. Obtenha experiência de trabalho relevante.
  2. Envolva-se em trabalho voluntário.
  3. Aprimore sua educação.
  4. Amplie sua rede de conexões, especialmente na área que deseja atuar.
  5. Personalize seu currículo para cada trabalho.
  6. Crie um perfil online profissional.
  7. Obtenha habilidades de liderança.
  8. Fique por dentro das tendências do mercado.
  9. Prepare-se para sua entrevista.
  10. Junte-se a associações profissionais.
  11. Tenha mentores ou busque boas referências.

Como se capacitar profissionalmente?

Comece fazendo uma matemática simples: quantos livros você lê por mês? Quantos cursos faz por ano? Quantas palestras assiste? Quantas revistas você assina e lê? Quantos blogs lê de verdade? Se a conta deu menos que três é preciso se preocupar.

Arrume tempo para ler, para investir em você! Não ache uma desculpa, ache formas de fazer isso:

  • Compre pelo menos um livro HOJE para ler nos próximos 60 dias, coloque esse livro no banheiro, no carro, do lado cama, no escritório, na bolsa e aproveite cada minuto que sobrar para ler
  • Assista mais cursos ou palestras online, vários deles tem a opção de baixar o áudio, grave no pen drive e coloque no seu carro, no seu celular ou em qualquer lugar que possa ouvir enquanto não pode fazer mais nada.
  • Escolha um curso para fazer nos próximos seis meses, seja online ou presencial, mas procure algo que possa ajudar você a pensar fora da caixa ou melhorar sua carreira atual
  • Escolha um blog para ler e selecione três artigos para ler nos próximos 10 dias, se for o caso mande para o seu celular esse texto para ler no trânsito
  • Procure almoçar, happy hour ou mesmo tomar um café com pessoas do seu networking que ajudem você a aprimorar suas competências ou a ter insights

Se concordar com essa ideia do post, compartilhe com seus colegas, vamos ajudar o mundo a ter mais gente legal, inteligente, que ajude nossas empresas e País a prosperarem com sabedoria e qualidade.

Habilidades importantes para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho cada vez mais exige profissionais dinâmicos, tecnicamente capacitados e com habilidades para o trabalho individual e em equipe.

Aqui estão algumas das habilidades que tem se tornado mais importantes no mercado de trabalho atual:

  • Liderança
  • Trabalho em equipe
  • Habilidades de comunicação e interpessoal
  • Habilidades analíticas
  • Confiabilidade e uma forte ética de trabalho
  • Maturidade e atitude profissional
  • Adaptabilidade e Flexibilidade
  • Boa personalidade
  • Experiência de trabalho relacionada
  • Iniciativa e Motivação
  • Criatividade e Inteligência

Invista na seu desenvolvimento!

Vivemos nossas vidas em um ritmo tão rápido, que realmente não temos tempo para fazer as coisas por nós mesmos. Nossa vida profissional não é exceção. 

Quando foi a última vez que você deixou de lado suas tarefas muito importantes e urgentes e apenas tirou um tempo para estudar ou ler algo para melhorar o profissional que há em você?

Esse tipo de desenvolvimento pode ser algo que geralmente está no final da nossa lista de “a fazer” e também pode ser algo que você adia facilmente quando finalmente tem algum tempo livre. Mas crescer de todas as formas possíveis deve ser uma prioridade. 

FAQ

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notify of
guest
11 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Acabe com a PROCRASTINAÇÃO e comece a ter resultados em sua vida!

X