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Como ser um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro?

Que garantia de sucesso têm as pessoas empreendedoras? Nenhuma. Montar um negócio com disponibilidade de capital já é uma enorme aventura. Saber como ser um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro é um desafio ainda maior. 

Pensando nisso, neste artigo resolvi trazer dicas e informações quentes para te ajudar nesta trilha traiçoeira. 

Empreendedorismo é um dos meus assuntos prediletos e está intrinsecamente relacionado às minhas maiores especialidades: produtividade e gestão do tempo.

Vou abordar um pouco sobre esses tópicos: 

Sumário

O que é ser um empreendedor de sucesso?

Antes de começarmos a investigar como ser um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro, é preciso definir o que é sucesso para você.

Sucesso para você é criar uma empresa com altos lucros, mesmo que isso custe tempo de qualidade com sua família? Ou é preciso haver equilíbrio entre lazer e trabalho, ainda que isso deixe seu caminho um pouco mais longo?

Quem acompanha meu trabalho sabe que costumo dizer que devemos seguir caminhando. Quem está sempre correndo entre os inúmeros compromissos, não aproveita o trajeto. Defendo sempre que é preciso haver equilíbrio entre as esferas da vida.

Acho muito importante ter essa clareza. É um erro muito comum entre os empreendedores acabar sacrificando a própria saúde física ou mental, por exemplo, em nome da vitória que desejam. Este foi meu caso e falei um pouco sobre minha trajetória neste vídeo.

Aos 19 anos desenvolvi uma úlcera no estômago justamente por conta da pressa que tinha em me tornar um empreendedor de sucesso. Garanto que o sacrifício não valeu a pena e tive que mudar minha vida radicalmente.

Não é sacrificando sua saúde e seu bem estar que você vai vencer, muito pelo contrário. A única coisa que vai conseguir é a doença e frustração. 

Por isso, sugiro que você reflita sobre o seu conceito de sucesso para saber exatamente o que quer alcançar. E, acredite: é possível chegar lá de uma maneira muito mais leve e saudável, sem abrir mão de nenhuma vitória. Vamos lá?

Como se tornar um empreendedor de sucesso?

Não existe fórmula mágica para vencer em qualquer campo da vida. Se existisse, o mundo não estaria repleto de pessoas frustradas, adoecidas e infelizes.

Se você quer se diferenciar você vai precisar se empenhar. Não se trata de algum talento inato. Os principais hábitos e características de um empreendedor de sucesso podem ser desenvolvidos e treinados por qualquer pessoa

Nos tópicos seguintes você vai conferir as características que identifiquei em comum e os hábitos que você pode desenvolver para ser um empreendedor de sucesso. 

6 características de um empreendedor de sucesso

Por experiência própria aprendi como ser um péssimo empreendedor. 

Uma série de lições dolorosas me mostraram os caminhos errados. Mas, foi a partir deles que comecei a entender como ser um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro ou muito dinheiro.

Depois de conversar bastante com outros empreendedores, pesquisar e fazer diversos cursos na área, solidifiquei o que há de mais importante na essência do empreendedorismo.

Entendi algumas das principais características dos empreendedores de sucesso. Reuni 6 delas a seguir.

1. Paixão pelo negócio

Falhar não pode ser uma opção. É isso que vai fazer o cara acordar de manhã para correr atrás dos resultados.

2. Visão de onde quer chegar

O empreendedor de sucesso consegue visualizar resultados palpáveis que pretende alcançar, seja daqui a 1 ou 2 anos. Essa realidade que deseja criar é que vai guiar suas decisões até lá. É alguém que sabe para onde está indo.

3. Coragem de pedir ajuda

Empreendedores de sucesso no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo não são super heróis. É preciso saber que, sem os bons profissionais ou parceiros ao seu lado, trabalhando com você, dificilmente seu negócio vai evoluir. 

4. Persistência inabalável

Uma das principais características que alguém precisa conhecer para saber como ser um empreendedor de sucesso é não ser imediatista. As coisas precisam de tempo para acontecer. Até chegar ao resultado que almeja, você vai precisar de muita persistência.

5. Inspiração

Carrego comigo os ensinamentos de alguns caras inspiradores. Napoleon Hill, por exemplo, foi um grande jornalista que se dedicou a descobrir o que grandes empresários nos Estados Unidos tinham em comum para obter sucesso. 

Admiro muito também a postura profissional de gestão e a humildade do Bill Gates. Sobre inovação o Elon Musk sempre me inspira com os projetos que cria. Tenha gurus para te guiar e se manter inspirado a continuar.

6. Organização e Planejamento

Uma das principais lições que aprendi foi que o empreendedor de sucesso possui características extras de planejamento e organização. Organização é fundamental. Isso pode se dar por meio do uso de aplicativos de gestão de tarefas, por exemplo.

Gerir o próprio tempo ajudará a alcançar um patamar superior de produtividade. Isso se refletirá positivamente também em sua equipe e no seu negócio.

Produtividade é uma capacidade tão vital para um empreendedor de sucesso, que vou falar sobre elas nos tópicos a seguir, junto com dicas e hábitos fundamentais.

Como ser um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro?

Sou do time das pessoas que acreditam firmemente que qualquer um pode fazer fortuna com seu empreendimento, mesmo com pouco capital inicial para investir. 

Uma das primeiras dificuldades que sempre ouço entre os brasileiros que têm o sonho de abrir o seu próprio negócio mesmo com pouco dinheiro é a quantidade de impostos. Porém, morando nos EUA descobri que se paga muito mais em imposto por lá.

Ou seja, não são os impostos brasileiros que são o problema para os empreendedores. Esta é uma falácia. 

O personagem principal que vai definir a trajetória do empreendimento é você. Para aprender como ser um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro, precisamos garantir primeiro que você saiba como agir com racionalidade e eficiência.

É natural que na fase inicial de “start” o seu empreendimento, mesmo pequeno, exija um pouco mais de dedicação. Mas, com o tempo, se este cenário não mudar, você como gestor vai estar cansado, estressado, sem tempo, saúde e tranquilidade para decidir.

Muitas micro e pequenas empresas encerram suas operações cedo demais não por conta da falta de recursos, e sim por conta de decisões equivocadas. Escolhas que poderiam ser evitadas se o empreendedor tivesse tempo e tranquilidade.

Reuni algumas dicas valiosas sobre como se tornar um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro a seguir. Confira!

11 dicas para ser um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro

Todos os que almejam vencer com a abertura do seu novo negócio, independentemente da quantidade de dinheiro que se tem disponível, precisam desenvolver uma alta produtividade

Mas, cuidado: não confunda alta produtividade com alto número de horas de trabalho. Uma pessoa pode trabalhar 12 horas por dia e, ainda assim, ter produtividade baixíssima. 

Alguém que é realmente produtivo é alguém capaz de produzir muito e com eficiência. Sem que para isso precise sacrificar sua saúde, bem estar e qualidade de vida.

Confira agora dicas que separei a partir de lições que aprendi a partir das minhas experiências pessoais e profissionais, meus estudos, pesquisas e também investigando histórias de sucesso dos maiores empreendedores do mundo.

1. Leia muito

Falo frequentemente sobre a importância desse hábito. Sou leitor diário e apaixonado. Mas não estou sozinho nesta dica: Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, diz que as pessoas devem ler “incansávelmente”. 

Ler traz insights que a concorrência não tem. Ler faz com que você conheça novos assuntos, desenvolva ideias, identifique oportunidades. A leitura te ajuda a ter criatividade, inovar e até desenvolver conversas interessantes em ações de networking, por exemplo.

Livros são baratos. É um hábito democrático que está disponível para qualquer um.

Crie o hábito da leitura diária, mesmo que seja 10 minutos por dia. Faça isso por você. 

A quantidade de livros que você vai ler não faz a menor diferença. O hábito da leitura diária, por si só, vai transformar sua realidade.  

2. Pare de se importar com a opinião dos outros

Jeff Bezos já era bilionário quando ainda circulava por aí com seu Honda Accord 96, um carro velho. Com essa atitude, ele nos mostra que gastamos muito tempo e muito dinheiro tentando impressionar as pessoas ao nosso redor. 

As redes sociais fomentam isso. São milhares de pessoas desperdiçando energia tentando criar uma imagem que muitas vezes nem reflete quem elas verdadeiramente são. 

É pura distração inútil e prejudicial pros seus resultados. Um comportamento que prejudica seu foco e sua produtividade. Se nem o Bezos estava preocupado em ostentar, por que você deveria estar? Mantenha seu foco no que realmente importa.

3. Acostume-se a correr riscos

Mesmo que você tenha poucos recursos, você precisa se mostrar disposto a se comprometer com o seu negócio. 

Sem abrir mão das suas responsabilidades e necessidades, investir no seu próprio sonho é um sinalizador essencial para atrair parceiros. Se você não está disposto a assumir o risco, dificilmente vai conseguir convencer alguém a se associar à você.

Como investidor anjo, sempre observo o quanto os empreendedores que me procuram estão dispostos a aplicar.

Claro que é importante saber dosar os riscos, mas não tem como evitar todos os riscos. Quem nunca se arrisca, não evolui. Fica estagnado. 

Mudar de vida te tira da zona de conforto, mas é o que vai te fazer se engajar para aumentar sua produtividade e se tornar um empreendedor de sucesso. Sua mente vai se expandir para se adaptar à nova realidade, e isso trará resultados.

4. Não dê ouvidos aos pessimistas e amargurados

Você vai ser criticado por pessoas que nem tem empresas. Comentários ruins podem te contaminar. Se não tomar cuidado, você pode ser capturado pelo pessimismo dos outros. 

Esse é um conselho que o Gary Vee costuma dar com frequência. Precisamos filtrar os feedbacks para não mudar nosso padrão de comportamento negativamente. Isso poderia afetar nossos resultados e prejudicar nossa produtividade.

A vida é alternância, os dias bons ou ruins sempre passam. Principalmente se você quer entender como ser um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro, não se deixe influenciar pela opinião alheia. 

Ignore especialmente aquelas pessoas sem resultados. Elas não têm como ensinar um caminho que não conhecem.

5. Aprenda a gerir do seu tempo

Sem gerenciar corretamente o tempo, você vai acabar criando um buraco na sua vida. Seja negligenciando saúde ou relacionamentos importantes com as pessoas que você ama. E isso vai te custar muito no futuro. Uma dívida que nenhum recurso no mundo poderá quitar.

Pessoas mais organizadas têm mais tempo para a família, para o lazer. No caso das mulheres empreendedoras, que em geral têm mais responsabilidades em casa ou com os filhos, a gestão do tempo é ainda mais importante.

O convívio com pessoas queridas, o tempo para se desestressar com um hobby, os momentos de lazer, todos eles são tão importantes quanto os momentos de foco no trabalho. É o equilíbrio que vai aumentar sua produtividade.

Para aprender a metodologia base de gestão do tempo, recomendo ler meu livro A Triade do Tempo. Em seguida, sugiro que escolha ferramentas para aplicar o método de gestão do tempo. Pode ser até uma agenda de papel, um caderno. 

Pessoalmente faço uso das seguintes ferramentas para controlar todas minhas atividades:

  • Outlook: para gerenciar meu calendário, e-mails e contatos.
  • Neotriad: para gerenciar minhas tarefas e minhas equipes.
  • Onenote: para minhas anotações, funciona como meu caderno digital.

Entenda que pessoas com alta produtividade têm mais tempo livre. Não estão sempre ocupadas.

6. Planeje 3 dias para frente

Planejar somente um dia não dá certo, você vai acabar sendo consumido por imprevistos, urgências etc. Sua produtividade certamente vai ser derrubada.

Recomendo sempre que os empreendedores planejem 3 dias para frente. É um espaço de tempo curto suficiente para termos alguma previsibilidade, o que facilita o planejamento. Mas é longo o suficiente para reservarmos momentos para lidar com o que não foi previsto.

Falo mais sobre esta dica neste vídeo: Não Planeje o Dia!

7. Esteja alinhado às prioridades do seu negócio

Nem sempre o que seu negócio precisa naquele momento é algo que você como gestor sentirá vontade de fazer.

Vejo muitas pessoas com poucos recursos para delegar funções, por exemplo, querendo se tornar um empreendedor de sucesso sem abrir mão da sua zona de conforto. O resultado é que a empresa quebra.

Para aprender como ser um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro, é preciso entender que será necessário desempenhar inúmeros papéis

Ser um apaixonado pelo próprio serviço ou produto que fornece é muito importante mas não é suficiente. Eventualmente será necessário que você atue como um excelente vendedor também. Ou que frequente eventos para atrair sócios e tornar sua marca conhecida.

Só é possível fazer seu negócio evoluir se tiver sensibilidade e disposição para fazer aquilo que é preciso em cada momento. Independentemente se é o que você está com vontade de fazer. 

8. Estabeleça critérios para tomar decisões

Quando a empresa ainda é muito pequena, tendemos a ceder facilmente para os clientes que gritam mais alto, por exemplo. Afinal, não queremos perder ninguém.

Porém, sem critérios bem definidos desde o início, o gestor pode se atrapalhar e sua equipe também. É preciso criar padrões a todo momento para que a decisão fique mais fácil e todos os envolvidos nas operações sejam mais produtivos.

Se a cada imprevisto ou reclamação for necessário convocar reuniões ou tomar um tempo grande para escolher a melhor solução, os resultados fatalmente ficarão comprometidos. 

Reflita sobre o seguinte: as vezes o cliente que está gritando mais nem é o perfil que você deseja atrair. Priorizá-lo pode significar negligenciar o atendimento de um outro cliente chave que te ajudaria a prosperar.

Esses critérios não se limitam ao atendimento aos clientes, mas também para definir quais reuniões ou eventos deve comparecer, qual fornecedor escolher etc. Critérios são importantes para ter clareza em qualquer decisão.

9. Defina a cultura da sua empresa

Não estou falando aqui daquelas plaquinhas que muitas empresas têm numa parede com missão, visão e valores. Falo de definir 3 ou 4 coisas que são, de fato, os valores que você quer viver no seu negócio.

Um exemplo prático: o foco de atuação da Neotriad é gestão do tempo. Por isso, todos os colaboradores sabem que é inadmissível haver atrasos em eventos promovidos pela Neotriad. Se um palestrante convidado atrasar, ele será interrompido e dispensado.

Uma cultura bem definida ajuda a tomar decisões difíceis, manter o foco no que é importante e ter mais produtividade.

10. Seja mais generoso

Todo mundo tem algo para doar e contribuir com a realidade dos outros. Se não for dinheiro, pode ser roupas, livros ou até mesmo seu conhecimento, por exemplo. 

Compartilhe com as pessoas, com a sua comunidade. Quando você abre espaço para o novo e retira da sua vida coisas que não fazem mais sentido ou que você já tem em excesso, você cria novas oportunidades.

Oportunidades de trocas que vão gerar aprendizados, novos insights ou simplesmente vão permitir criar uma nova rotina na sua vida que vai fazer bem para sua saúde, por exemplo. 

Tudo que é novo, tudo que cria espaço na nossa vida tende a aumentar a produtividade.

E tem mais. Quando adotamos uma postura generosa, as pessoas tendem a ser mais generosas conosco. Certamente essa rede colaborativa contribuirá para chegar aos resultados que você almeja.

11. Viva para realizar seus sonhos

A vida é muito curta para não viver da maneira que queremos. Se você já sabe o que quer, siga em frente porque só você poderá transformar sua realidade. 

Faça escolhas racionais pensando na sua felicidade, no que você quer. Muita gente está deixando de buscar a vida que gostaria de viver por conta de obstáculos circunstanciais, como medos, falta de tempo, relacionamentos infelizes, etc.

Pequenas mudanças nas escolhas que fazemos podem trazer grandes impactos para nossa vida. Quando queremos empreender com pouco dinheiro, ter essa determinação é essencial.

Falei mais sobre produtividade para empreendedores neste vídeo: COMO SE TORNAR UM EMPREENDEDOR PRODUTIVO | Neotriad.com

Exemplos de empreendedores de sucesso com pouco dinheiro

Empreender é um desafio magnífico que eu recomendo a quem deseja buscar novos caminhos na vida. Contudo, os jovens empreendedores precisam se familiarizar com algumas das virtudes que conduzem uma empresa ao sucesso.

Apresento quatro empresários que são referência para mim e para o mercado. Cada um se destaca por uma característica que considero vital para o bom empreendedor.

João Doria: Planejamento

A falta de planejamento é uma das principais causas de falência de micro e pequenas empresas. Planejar mal dificulta a previsão de resultados, o cumprimento de metas, a avaliação de riscos e a tomada de decisões. Não é difícil entender por que o planejamento é tão importante para um empreendedor.

Uma das minhas referências em planejamento é o atual governador de São Paulo, João Doria. A visão do empresário permitiu a ele ser bem-sucedido em negócios dos mais diversos segmentos.

Um dos bons exemplos de como o planejamento estratégico produz grandes resultados é o Market Plaza, shopping sazonal que funciona em Campos do Jordão – SP.

O negócio deu certo, principalmente, devido à atenção dada por Doria, que se preocupou com detalhes que passariam despercebidos pela maioria, tais como a incidência de luz sobre a placa de cada loja.

A grande qualidade de Doria se evidenciou também em encontros do LIDE, Grupo de Líderes Empresariais fundado por ele em 2003. Tive a oportunidade de participar de uma reunião de planejamento para um encontro do LIDE e fiquei impressionado com o cuidado de João Doria com cada aspecto do evento.

Roberto Justus: Liderança

Poucos empresários são líderes tão sólidos quanto Roberto Justus. Embora não pertença à geração Y, Justus reúne algumas características que o aproximam dos mais jovens. Ele é empreendedor, prático e tem bastante iniciativa. Quando surge algum problema, ele resolve imediatamente.

Justus é chairman do Grupo Newcomm, fundado por ele em 1998 e hoje estabelecido como uma das principais redes de comunicação da América Latina. Líder nato, ele sabe da necessidade de delegar tarefas e ao mesmo tempo monitorar o andamento das empresas que comanda.

O empreendedor de origem húngara pôde mostrar ao grande público alguns dos atributos que formam grandes líderes: da firmeza na tomada de decisão à sensibilidade para ouvir seus conselheiros que o acompanhavam na sala de reunião.

Eu mesmo tive o privilégio de contar com a mentoria de Roberto Justus na definição do nome TriadPS. Minha ideia era Tríade do Tempo, por representar a essência da empresa.

Mas Justus me alertou que o nome deveria ter um alcance mais global e sugeriu TriadPS (Triad Productivity Solutions). Naturalmente, segui seu conselho quando criei o software Neotriad, que já nasceu com um nome universal.

Kevin O’Leary: Foco

O foco é uma virtude valiosa para qualquer pessoa, mas para empreendedores é ainda mais. Kevin O’Leary é um exemplo de empresário focado e de grande êxito nos mercados em que atua.

O norte-americano se define como “Eco-preendedor”, ou seja, tem seu foco direcionado para investimentos que conseguem ser ao mesmo tempo rentáveis e eco-amigáveis.

Quer ver outro exemplo do foco de Kevin O’Leary? Entre 1995 e 1999, o empreendedor adquiriu quase todos os concorrentes da sua empresa Softkey Software Products à medida que ela se estabelecia como uma potência em seu segmento.

O verdadeiro “arrastão” promovido por O’Leary é reflexo de seu foco em triunfar e fazer do seu negócio uma liderança consolidada. Ele poderia, se fosse menos focado, ter aproveitado o crescimento da Softkey para atacar em outros mercados, mas antes disso optou por estabelecer sua empresa como potência.

A estratégia se mostrou uma grande sacada quando, em 1999, Kevin O’Leary vendeu sua companhia para a gigante dos brinquedos Mattel por nada menos que US$ 3,7 bilhões.

Em resumo, O’Leary abocanhou a maior parte do seu segmento para então vender para um predador ainda maior. A entrada do substancial montante trouxe um novo foco ao empresário, que passou a priorizar a rentabilidade do seu dinheiro, por meio de um fundo de investimentos próprio.

Howard Schultz: Uso de métricas

Quando pensamos em café, logo nos vem à cabeça uma loja da Starbucks. O sucesso dessa companhia se deve, em grande parte, ao trabalho exemplar de Howard Schultz.

Sob sua direção, a Starbucks atingiu um total de 25 mil lojas em 75 países. O empresário chegou à empresa como diretor de vendas e marketing em 1981, uma década após a sua fundação.

A guinada da Starbucks começou quando os então proprietários Gerald Baldwin e Gordon Bowker rejeitaram uma ideia de Schultz que se mostraria espetacular.

Inspirado nas cafeterias italianas, ele sugeriu a inserção de produtos como cappuccino e café latte, mas só pôde dar vida a esse sonho em 1985, quando decidiu abrir sua própria companhia de café: Il Giornale.

A ascensão da nova marca coincidiu com uma queda da Starbucks. Veja como é o destino, os donos da empresa procuraram Schultz para oferecer a empresa a ele.

Após dizer “sim”, Schultz arregaçou as mangas e fez a Starbucks saltar de seis para 165 lojas em apenas cinco anos. O resto é história.

Após a crise de 2008, que abalou o mercado de forma devastadora, o empresário arregaçou as mangas e passou a ligar pessoalmente para as lojas a fim de entender o que poderia ser aperfeiçoado. Logo percebeu que algumas métricas de sucesso precisavam ser corrigidas.

Claro que como todo bom empreendedor, Schultz encontrou outros caminhos para “recuperar” o tempo que deixou de ser economizado no atendimento. A troca de computadores e terminais de atendimento garantiu um ganho de 700 mil horas.

A atenção especial às métricas levou Howard Schultz a trocar as máquinas de café e reorganizar a logística, o que reduziu a taxa de entregas incorretas e otimizou o estoque. Resultado? Lucros triplicados em menos de dois anos.

Deixo como inspiração uma de suas frases mais emblemáticas: “Não estamos no negócio de café servindo pessoas, estamos no negócio de pessoas servindo café”.

E, se quiser, veja um vídeo no meu canal no Youtube em que comento dois livros sobre a trajetória de Schultz.

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