Pular para o conteúdo
Início » 7 passos para o crescimento pessoal e profissional

7 passos para o crescimento pessoal e profissional

Existe um certo leque de características e habilidades que um profissional precisa apresentar para ser considerado competente. Mas, se por acaso o gestor não reconhecer o valor dele, outra oportunidade certamente chegará até você.

No texto de hoje vamos falar sobre essas características e competências que qualquer pessoa pode adquirir ou aprimorar. A partir delas, o crescimento profissional será apenas uma consequência natural.

Sumário

O que é crescimento pessoal e profissional?

o que e crescimento pessoal e profissional

O crescimento profissional tem tudo a ver com a atitude de uma pessoa para se desenvolver na carreira ou na função atual. Isso inclui se atualizar e adquirir novas habilidades, se preparar para assumir novas experiências e cuidar da sua postura pessoal no ambiente de trabalho.

O crescimento pessoal se encaixa ao lado do crescimento profissional, pois se você quiser progredir em sua carreira, precisará se desenvolver pessoalmente primeiro. 

Habilidades de comportamento interpessoal e pessoal, como inteligência emocional, gestão do tempo, resolução de problemas, adaptabilidade e criatividade, conhecidas como soft skills, são alguns aspectos de desenvolvimento pessoal que são relevantes para o crescimento profissional.

Portanto, quando pensar em desenvolvimento pessoal e profissional, pense em quais habilidades você precisa para alcançar os resultados exigidos, tanto no seu papel quanto na vida em geral. Trata-se de melhorar seus talentos e potencial, dentro e fora do local de trabalho.

Por que o crescimento pessoal e profissional são importantes?

A importância do crescimento pessoal e profissional não pode ser subestimada, pois permite que os indivíduos se tornem as melhores versões de si mesmos e alcancem as habilidades e a confiança necessária para navegar em qualquer situação.

 Aqui estão apenas alguns dos benefícios do desenvolvimento pessoal:

  • Mantém você motivado
  • Permite que você reflita sobre seus talentos
  • Refina suas habilidades existentes
  • Melhora o autoconhecimento
  • Fornece um senso de direção
  • Aumenta a resiliência e criatividade

O que fazer para se tornar uma pessoa e profissional melhor

Para crescer no âmbito pessoal ou profissional você deve estabelecer exatamente quais habilidades, comportamentos, qualidades e competências você precisa para ter sucesso em sua função.

Quando você consegue identificar essas necessidades, você consegue trabalhar em direção a um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

Em outras palavras, ter um plano significa saber:

  • O que você gostaria de alcançar através do desenvolvimento pessoal
  • Como você vai conseguir
  • Quem vai te apoiar
  • Em quanto tempo você quer ver os resultados

Isso também lhe dará um roteiro para acompanhar seu progresso. Se precisar, você pode ajustar seu plano para garantir que você permaneça no caminho certo e obtenha os melhores resultados de seus esforços de desenvolvimento pessoal e profissional.

7 dicas para alcançar seu crescimento pessoal e profissional

crescimento pessoal e profissional

Depois das reflexões que propus no tópico anterior, agora você tem um objetivo mais claro diante de você. Então, chegou o momento de conferir as dicas para acelerar seu crescimento profissional!

1. Defina uma meta clara sobre o que você deseja alcançar

Antes de pensar em como correr atrás da sua meta, é importante ter clareza sobre sua definição. Afinal, o que caracteriza o crescimento profissional que você deseja obter? 

Para refletir sobre isso, inspire-se em perguntas como:

  • Seria um aumento salarial?
    • De quantos por cento seria esse aumento?
  • Seria a promoção para um novo cargo, independentemente do acréscimo no salário?
    • Qual é a posição que você deseja ocupar?
  • Seria o aumento do número de clientes?
    • De quanto seria esse aumento (em percentual ou números absolutos)?
  • Seria atingir fama no seu nicho de mercado?
    • O que caracterizaria a fama? Número de seguidores/inscritos nas redes sociais? Concessão de entrevistas para a mídia?

É claro que muitas dessas respostas estarão interligadas, mas ainda assim é importante deixar claro para si mesmo onde se deseja chegar. 

Essa delimitação vai ajudar você a mensurar também, ao longo do caminho, o quanto você está se aproximando do seu objetivo.

Sua meta pode ser revisada a qualquer momento. Mas ela precisa ser clara, mensurável e objetiva

2. Aprenda outro idioma

Falo sobre isso há anos: ter um outro idioma no seu currículo é fundamental. De preferência, escolha a língua que faça mais sentido para sua profissão. Mas aprender qualquer idioma já vai acrescentar em muito na sua trajetória.

Para aprender uma língua com fluência, é necessário que você viva o idioma. E, para isso, você não precisa sair do país. Leia livros, assista séries, ouça podcasts no idioma que tem a intenção de aprimorar, converse com pessoas. Um pouco todos os dias.

Conhecer outro idioma te posiciona melhor profissionalmente e abre portas para seu crescimento profissional.

3. Administre seu tempo

Saber gerenciar seu tempo é extremamente necessário para obter resultados com saúde e sem estresse. Não adianta nada dobrar sua jornada de trabalho para conseguir aquela suada promoção, mas terminar seu mês numa cama de hospital, certo?

Defendo sempre a necessidade vital de ter uma rotina equilibrada. E você só vai conseguir isso aprendendo a gerenciar seu tempo. Quem controla o tempo tem mais disponibilidade, inclusive, para curtir os prazeres da vida enquanto corre atrás dos seus grandes objetivos.

A pessoa que trabalha demais e “não tem tempo para nada” não vai evoluir. Ela vai adoecer. A procrastinação é um dos principais vilões, e neste vídeo falo como combatê-la.

4. Faça seu planejamento financeiro

A má administração do seu dinheiro vai impactar não apenas nos seus relacionamentos pessoais mas também no seu crescimento profissional. Uma verba equilibrada permite, por exemplo, que você dedique recursos para especializações e treinamentos importantes.

Um profissional que não consegue dedicar nenhum tempo ou dinheiro para se aprimorar, tende a ficar estagnado. Como sugestão, acho que o ideal seria frequentar cerca de 4 cursos por ano. Assim você se mantém atualizado e evita problemas futuros.

Lembre-se que o planejamento financeiro passa por buscar maior salário mas também racionalizar seu padrão de consumo e aprender como investir. Gerar renda passiva a partir de investimentos traz mais tranquilidade para você se dedicar aos seus objetivos.

Ao pensar sobre seu orçamento ideal, tenha em mente ainda que a  satisfação pessoal é essencial para sua saúde física e mental.

5. Desenvolva foco e disciplina

Primeiro conheça seus pontos fortes e fracos, essa será sua primeira vitória. A partir daí o foco e a disciplina serão a estrutura que levará seu crescimento profissional se tornar realidade. 

De acordo com as novas pesquisas de neurociência realizadas em Stanford, algumas regiões específicas do cérebro são ativadas quando uma atividade exige foco e disciplina. Então ser disciplinado não é uma característica inata e pode ser exercitada por qualquer um.

É tudo uma questão de treino. Trago algumas sugestões para desenvolver sua disciplina:

  1. Conheça a si mesmo, investigue quais são seus erros e acertos
  2. Tenha clareza sobre sua meta e faça um plano para execução
  3. Retire a tentação da sua vida ao invés de resistir a ela, desinstale o joguinho do celular, por exemplo, delete os apps das redes sociais, retire notificações etc
  4. Priorize as atividades e faça diariamente algo pequeno

A partir dessas pequenas iniciativas, suas ações e decisões serão mais consistentes Aos poucos vai ficando mais fácil replicar o comportamento ao longo do tempo.

A disciplina aumenta sua autoconfiança, revigora a sua autoestima. Uma autoestima forte é essencial para que você não paralise e chegue onde você quer. Dessa forma, você tira o foco da sua situação atual e entende que tem capacidade para chegar onde deseja

Veja mais sobre as dicas sobre como desenvolver seu foco e disciplina. Essa é uma etapa essencial para seu crescimento profissional e pessoal.

6. Comunique-se bem

É importante investigar como desenvolver sua eloquência na maneira de se comunicar. Existem técnicas de comunicação muito interessantes e que podem ajudar bastante no seu crescimento profissional.

Nesta live conversei com o especialista de comunicação Ricardo Silva. Nela, ele fala inclusive dos tipos de tom de voz, pausas que se pode usar em cada contexto, a depender do objetivo que se tem. Insights muito úteis para quem quer aprender a se expressar melhor. 

Saber se expressar bem pode definir, por exemplo, se você será capaz de liderar com sucesso, se você conseguirá se destacar dos seus pares, por exemplo. Ser visto é muito importante para quem quer crescer na profissão. 

7. Use as redes sociais a seu favor

Principalmente redes sociais profissionais como o Linkedin podem ser muito úteis se você pretende ser visto, seja para crescimento profissional na empresa que trabalha ou para buscar outras oportunidades.

Siga pessoas inspiradoras e encontre formas inteligentes de estabelecer contato com elas. Use as redes não apenas como fonte de informação e interação mas também para se expor. Crie conteúdo de valor com base no conhecimento que você tem. 

Dê o que você tem de melhor até convencer as pessoas a pagar para ouvir ou ler o que você tem a dizer. 

Em processos de recrutamento, por exemplo, pode ser muito útil para o avaliador ter contato com você, com seu perfil e o que você anda escrevendo nas redes. Isso cria empatia e potencializa seu crescimento profissional. 

8. Treine sua mente para enxergar oportunidades

Uma pessoa que está habituada a ser desacreditada em tudo que faz ou mesmo cogita fazer, vai ter muitas dificuldades de obter crescimento profissional. 

A oportunidade de crescimento está em todos os lugares, todas as profissões e tipos de negócio. Sua mente é que precisa ser treinada para reconhecer a chance de se beneficiar daquela situação.

O passo principal para isso é encarar seus tropeços como aprendizados. A mente mais positiva vai se deparar com os problemas como lições desafiadoras. É uma pequena mudança, mas que trará bons resultados.

Uma pessoa confiante se arrisca mais nas oportunidades que encontra. Seja como empreendedor, empregado ou freelancer, não importa, enxergar a oportunidade antes dos outros pode ser decisivo para alcançar o crescimento profissional.

Já fiz um vídeo onde falo melhor sobre como achar oportunidades. Assista! 

Livros para ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional

Como sou um verdadeiro apaixonado por leitura, estou constantemente dando dicas de livros nos conteúdos que produzo. Reuni algumas indicações abaixo, separadas por tema.

Acredito que todos eles vão auxiliar no seu crescimento profissional, inclusive como empreendedor.

Livros sobre empreendedorismo

  • O Mito do Empreendedor (Mikel Gerber)
  • O lado difícil das situações difíceis (Ben Horowitz)
  • Sonho Grande (Cristiane Correa)
  • O segredo de Luísa (Fernando Dolabela)
  • A estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim/Renée Mauborgne)

Livros que impactaram minha carreira

  • Dedique-se de coração (Howard Schultz)
  • Em frente (Howard Schultz)

Livros para desenvolver foco e disciplina

  • O Poder da Disciplina (Daniel Walter)
  • The way of the Seal (Mark Divine)

Livros sobre produtividade e gestão do tempo

Gostou das dicas para alcançar o crescimento profissional que você tanto deseja? Tem dúvidas ou mesmo dicas de conteúdo, livros e novos hábitos para chegar lá? Comenta aqui!

FAQ

Comente também

O seu endereço de e-mail não será publicado.