Pular para o conteúdo
Início » 8 dicas para ter um home office mais produtivo

8 dicas para ter um home office mais produtivo

Trabalhar em casa pode parecer, à primeira vista, um sinônimo de produtividade – afinal, sem perdas de tempo com trânsito, sem distrações de colegas nem patrões com exigências de última hora, autonomia total nos horários, enfim, um paraíso!

Porém, ao trabalhar em casa, qualquer profissional se depara, rapidamente, com um enorme desafio: a disciplina para manter o foco e para evitar tanto desgaste como distrações.

Neste artigo, quero compartilhar algumas dicas que ajudarão você no desafio de trabalhar de casa com mais produtividade.

Veja os tópicos que irá encontrar neste artigo:

Sumário

Como ser mais produtivo no home office?

Para muitas pessoas, o home office não funciona. Dá preguiça, mistura trabalho com pessoal, fica sem horários estabelecidos, não tem um ambiente adequado ou sente falta de ter pessoas do lado para olhar e conversar, entre outros diversos motivos.

Claramente, eu sei que trabalhar de casa é desafiador, pois estamos muitos mais expostos a interrupções e distrações. Porém, ainda assim é possível seguir algumas técnicas e treinar o seu cérebro pra realizar um trabalho eficiente, mesmo em casa.

Veja a seguir alguns passos que podem ajudá-lo.

8 dicas para ser mais produtivo no home office

Se você está pensando em fazer ou não home office, minha sugestão é experimentar. Faça um test-drive de uns 15 dias e veja se você consegue se adaptar.

Para te ajudar, listei algumas dicas para tornar sua experiência com Home Office mais produtiva:

1 – Separe um ambiente para seu escritório

Se você tiver um quarto isolado para seu escritório é a melhor opção. Se não tiver, faça de um canto da casa um ambiente profissional. Com uma mesa adequada, uma cadeira ergométrica bacana (acho que aqui vale o investimento), excelente iluminação e de preferência longe de distrações visuais ou olfativas (colocar a mesa na cozinha não vai dar, não é?)

2 – Estipule Horários Fixos

Acho esse o maior desafio de todos! Tem gente que acha que vai começar a trabalhar a hora que acordar e terminar na hora que der sono. Se você fizer isso, vai estafar, acabar com o casamento ou virar um workaholic dos piores. Precisa ter horário de começo e término!

Precisa ter horário de almoço. Precisa ter horário de cafezinho e limite para hora extra. Tem de ser horário fixo, para criar uma rotina séria. Depois que estiver funcionando, aí então você pode flexibilizar.

3 – Vista-se adequadamente

Parece besteira, mas é uma coisa que faz a diferença no Home Office. Se você acordar e ficar de pijama trabalhando, ligando para cliente, etc é meio estranho não acha? Tipo ir para a balada de terno e gravata ou ir para a academia de calça jeans. Se vista como se fosse trabalhar.

Isso ajuda – muito – a pontuar a transição de “Home” para “Office”.

4 – Acordo com a Família

Se você tem filhos pequenos, precisa ter alguém para te ajudar. Não dá para trabalhar e cuidar das crianças. Por mais que você explique, vai ser difícil seu filho entender que quando ele tiver dúvida na lição de casa e você estiver na sala ao lado ele não vai poder te perguntar.

Com filhos maiores é possível definir esses limites, mas não deixe de conversar com a família que a casa é seu local de trabalho.

Definir algumas boas regras de convivência são interessantes, afinal, seu cliente não vai entender seus filhos brigando, seu cachorro latindo e a empregada berrando tentando controlar tudo isso.

5 – Invista em tecnologia

A maioria das empresas fornece um notebook para esse trabalho em casa e, provavelmente, uma conexão com Internet. Caso esse não seja seu caso, é legal considerar a compra de um computador exclusivo para seu trabalho. Além de funcionar como backup, é mais seguro e evita misturar o computador da casa com coisas de trabalho.

Vale também investir em equipamentos como uma impressora multi-funcional, uma Internet com uma boa banda larga (que hoje em dia tem um custo altamente aceitável), headsets, e um bom telefone voip para ligações.

6 – Estabeleça pausas regulares

Sabe aquela hora do cafezinho, quando você trabalhava no escritório? Pois é, ela é fundamental para manter a sua produtividade, e mesmo estando em casa, você não deve abdicar dela.

7 – Não misture lazer com trabalho

Mesmo que você tenha montado seu escritório num cômodo específico da casa, é imperativo que ele seja usado apenas para o trabalho. Mantenha a área de lazer separada – e isso inclui a televisão, videogames, e outras formas de entretenimento. O seu ambiente de trabalho deve ser separado ao máximo em sua casa e sua família deve ser educada para respeitar o seu horário de trabalho.

8 – Cuidado com as distrações e redes sociais

Existem várias formas para driblar a avalanche de distrações que a internet oferece, como redes sociais, navegação na web e outras coisas que interrompem sua produtividade.

O importante é definir momentos específicos de pausas para checar seu email e responder suas mensagens, acessar as redes sociais, separar tempo para pesquisar conteúdo na web e também para se atualizar com as notícias de seu setor. Tudo isso inserido numa rotina que amplie sua produtividade.

Como ser mais produtivo no trabalho em casa?

O home office não é uma solução para todas as pessoas, mas sem um ambiente adequado e certos “rituais”, fica tudo mais difícil e a procrastinação vai imperar.

Estabelecer uma rotina matinal, começando por escrever uma lista de tarefas, é outra maneira popular de se motivar e aproveitar ao máximo seu tempo. Use a tecnologia digital, como recursos para desativar as interrupções das mídias sociais e outras notificações enquanto você trabalha. 

Pode parecer que não, mas fazer pausas regulares pode aumentar a produtividade, especialmente se você sair ao ar livre para tomar um pouco de ar fresco.  

Lembre-se que mesmo trabalhando em casa, você será mais produtivo se mantiver seu foco no que é importante e no que faz bem. Transfira coisas que tomam tempo e que não precisam ser executadas por você.

Com isto, além de hábitos saudáveis que melhorarão sua qualidade de vida, você manterá níveis de produtividade acima da média, o que será algo positivo pra você e para sua empresa.

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notify of
guest
12 Comentários
Mais votado
Mais novo Mais antigo
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Acabe com a PROCRASTINAÇÃO e comece a ter resultados em sua vida!

X