O futuro do trabalho é tecnológico, mas se destaca aqueles profissionais que também dominam habilidades emocionais e cognitivas, como a inteligência emocional no trabalho.
Há algumas décadas o Fórum Econômico Mundial (FEM) começou a tratar do tema e se tornou uma das principais autoridades sobre tendências e competências do futuro.
No seu último relatório antes da pandemia, The Future of Jobs 2020, o FEM trouxe a inteligência emocional como uma das habilidades que vão estar em alta até 2025.
E você, está pronto para ser um profissional do futuro? Não sabe o que inteligência emocional no trabalho? Já sabe que precisa desenvolver sua inteligência emocional no ambiente de trabalho?
Continue aqui e confira neste artigo:
Sumário
- O que é inteligência emocional?
- Os cinco pilares da inteligência emocional
- Por que é importante ter inteligência emocional no trabalho?
- FAQ – Perguntas Frequentes
O que é inteligência emocional?
De acordo com Goleman, que popularizou o termo, a inteligência emocional é a “capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz”.
Saber gerenciar as emoções e os sentimentos é uma das melhores formas de garantir uma boa saúde mental e, consequentemente, qualidade de vida. Essa conclusão foi obtida por cientistas após anos de estudos, entre eles Charles Darwin e Daniel Goleman.
Outro significado interessante para inteligência emocional a define como “a habilidade para perceber, monitorar e expressar satisfatoriamente as emoções nas situações cotidianas, de forma a utilizar os sentimentos como guias para as ações”.
De forma prática, um indivíduo dotado de inteligência emocional consegue estabelecer conexões com os outros e se tornar mais compreensivo. Além disso, ele não deixa as emoções controlarem suas ações, o que pode evitar estresse, doenças e traumas.
Os cinco pilares da inteligência emocional
A inteligência emocional abriga outras habilidades socioemocionais, entre as mais importantes estão: preocupação com o outro, cooperação e empatia.
Com base nisso, Goleman, em seu livro “Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, discorre, pela primeira vez, sobre os 5 pilares da inteligência emocional.
Por tratar-se de uma obra ampla e completa, optei por fazer um breve resumo desses pilares, que você pode conhecer abaixo.
Conhecer as próprias emoções
A autoconsciência consiste em reconhecer um sentimento quando ele ocorre. Ela é a essência da inteligência emocional, uma vez que está relacionada à capacidade de controlar sentimentos e gerar discernimento emocional.
Por outro lado, a incapacidade de observar nossos verdadeiros sentimentos nos deixa à mercê deles.
Perceba que as pessoas mais seguras acerca de seus sentimentos são os melhores pilotos de suas vidas, tendo uma consciência maior de como se sentem em relação a decisões pessoais, desde com quem se casar até que emprego aceitar.
Lidar com emoções
Lidar com os sentimentos é uma aptidão que se desenvolve na autoconsciência. As pessoas que são fracas nessa aptidão vivem constantemente lutando contra sentimentos de desespero.
Enquanto outras (as que aprenderam a lidar com as emoções) se recuperam mais rapidamente dos reveses e obstáculos da vida.
Falamos sobre isso nesse vídeo, veja:
Motivação
Pôr as emoções a serviço de uma meta é essencial para centrar a atenção, ter automotivação, controle e criatividade.
O autocontrole emocional, em especial, está por trás de qualquer tipo de realização. Os indivíduos que têm essa capacidade tendem a ser mais produtivos e eficazes em qualquer atividade que exerçam.
Reconhecer emoções nos outros
A empatia, outra capacidade que se desenvolve na autoconsciência emocional, é a uma aptidão pessoal fundamental nos dias de hoje.
De forma natural, as pessoas empáticas estão mais sintonizadas e atentas ao que os outros precisam ou o que querem. Isso as torna bons profissionais, especialmente nas áreas de assistência, ensino, vendas e administração.
Lidar com relacionamentos
Por fim, a arte de se relacionar é, em grande parte, a habilidade de lidar com as emoções dos outros. A competência e a incompetência determinam a popularidade, a liderança e a eficiência dos relacionamentos.
As pessoas excelentes nessas aptidões se dão bem em qualquer coisa que dependa de interagir tranquilamente com os outros. Elas são “estrelas sociais”.
Por que é importante ter inteligência emocional no trabalho?
As habilidades emocionais são importantes em diversos aspectos da vida. Mas no contexto organizacional, a inteligência emocional no ambiente de trabalho é valiosa por conduzir melhor as relações interpessoais, proporcionar uma comunicação efetiva e gerenciar conflitos.
Se pararmos para pensar, grande parte das situações vividas no ambiente de trabalho exigem habilidades de relacionamento e de compreensão. Só as competências técnicas hoje em dia não são o suficiente para o sucesso de uma equipe.
É o que sempre digo: um profissional pode ter dois três MBAs, cursos de línguas ou saber manusear tecnologias específicas, mas sem o controle emocional ele pode trazer muitos prejuízos para o clima organizacional.
Quando esse profissional se mostra não empático e está sempre estressado, rotineiramente age com impulsividade e não dosa suas reações. O resultado? Desentendimentos, mágoas e problemas de relacionamento na equipe.
Desse modo, aplicar a inteligência emocional no trabalho traz inúmeros benefícios no âmbito individual e coletivo, por exemplo:
- Fortalece os relacionamentos interpessoais
- Promove uma comunicação mais efetiva
- Reduz os níveis de estresse
- Reduz os conflitos
- Melhora a produtividade
- Melhora a autoestima
- Auxilia na tomada de decisão
Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho ?
A inteligência emocional no trabalho pode se tornar uma grande aliada no dia a dia. Mas afinal, como desenvolvê-la? Com comprometimento, humildade e força de vontade! Confira abaixo como aplicar isso na prática.
O que você vai precisar?
Passo a passo:
Esperamos que com essas dicas você consiga desenvolver a inteligência no trabalho e com isso alcance muitos benefícios!
O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário abaixo!
Leia também:
FAQ – Perguntas Frequentes

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