Líder: Foque no Estratégico e não no Operacional

strategyMuitos líder es vivem com suas agendas lotadas de tarefas operacionais e circunstanciais e parecem que se esquecem de focar nas coisas que são realmente importantes, e que fazem a estratégia acontecer.

Como fazer para que sua liderança fuja dessa armadilha e consiga uma agenda de evolução e não simplesmente de ação? Veja algumas estratégias:

1 – Dia Da Estratégia

Escolha um dia na sua agenda para focar apenas em atividades que são realmente estratégicas. Faça reuniões com a equipe, trabalhe no planejamento, crie indicadores, revise a execução, etc. Eu agendo como um compromisso na minha agenda das 9hs às 17hs a cada 10 dias para revisar a estratégia da minha empresa.

2 – Trabalhe o Operacional longe da Estratégia

Na agenda de suas reuniões veja a pauta atentamente e separe assuntos estratégicos de operacionais em reuniões distintas. É muito comum a mistura desses assuntos e nenhum dos dois é resolvido adequadamente.

3 – Delegue o falso estratégico

Evite acumular atividades que você acha que são estratégicas, quando na verdade são apenas atividades operacionais refinadas. Tenha bom senso e tente delegar o máximo de atribuições possíveis.

4 – Coloque escolhas reais na mesa

Avalie pelo menos três alternativas viáveis (não apenas variações da mesma alternativa) antes de aprovar qualquer estratégia. Isso encoraja os times a escolherem a melhor opção e não apenas a mais óbvia.

5 – Planeje metas de curto prazo pessoais para sua estratégia

Costumo definir metas pessoais de curto prazo (1-3 meses) para implementar a estratégia na empresa. Por exemplo, quando lançamos um novo programa de produtividade alguns meses atrás, defini uma meta de 2 meses para as ações que eu deveria liderar no lançamento desse projeto. Isso me ajudava no meu planejamento semanal a focar em ações dessa natureza.

Se quiser um complemente, segue um excelente artigo do Douglas Smith (Harvard Business) sobre a disciplina de times para foco na estratégia (aproveite enquanto eles não vendem):

 http://harvardbusinessonline.hbsp.harvard.edu/b01/en/common/item_detail.jhtml?id=R0507P&referral=2340

Este post tem 0 comentários

  1. Paulo Alberto

    Christian Barbosa acho que cheguei um pouco tarde nesse artigo, o artigo do Douglas Smith (Harvard Business) não está mais disponivel gratuitamente.
    Gostaria de saber caso você tenha esse artigo, se você poderia mandar pra mim.
    obrigado.

  2. marcia alvares

    Ola Cristian estou adorando o seu site pois descobri que o “calo ” na minha vida e o planejamento e sem organizaçao ,nada feito. Gostaria de te pedir tambem o artigo do Douglas Smith(Havard Business) pois nao o encontrei disponivel,desde ja agradeço a atençao um abraço Marcia

Deixe um comentário