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Marketing pessoal: o que é, 7 dicas de como fazer o seu

Para alcançar aquela posição que você tanto sonha, você precisa ter visibilidade. Entender qual a importância do marketing pessoal na sua trajetória profissional e montar estratégias eficientes faz parte do jogo necessário para o sucesso.

Investir em desenvolver sua criatividade, gerenciar melhor o tempo para alcançar maior produtividade são iniciativas essenciais para chegar onde você quer. Porém, sem uma imagem pessoal fortalecida, provavelmente você não será lembrado.

Neste artigo vamos falar sobre tudo que é preciso para entender qual a importância do marketing pessoal e as 7 dicas mais eficientes que você pode adotar desde já! 

Vamos falar dos seguintes pontos:

Sumário

O que é marketing pessoal?

Marketing pessoal são estratégias adotadas para fortalecer a imagem positiva de alguém. Assim sua marca pessoal pode ser facilmente reconhecida, de forma que o profissional passe a ser visto como referência no meio em que atua.

Claro que sua qualificação e competência são as bases para que seu marketing pessoal seja bem sucedido, mas não é apenas isso. Se houver outra pessoa concorrendo com você, com a mesma competência e mais visibilidade, ela sairá na sua frente.

Existem, inclusive, pessoas antiéticas cujo sucesso financeiro se apoia no fortalecimento de sua marca, e não no seu conhecimento e produtividade. Porém, em geral, essa posição não se sustenta no longo prazo. Aos poucos a incompetência tende a ser descoberta.

Aprender como fazer seu marketing pessoal não é difícil, mas será preciso organização e disciplina. Vamos entender um pouco melhor mais a frente.

Qual a importância do marketing pessoal?

Não importa onde e como você trabalhe. Seja como CLT, autônomo, empreendedor em qualquer ramo de negócio. Investir um tempo no seu marketing pessoal pode alavancar seus resultados.

Um profissional com imagem forte pode não apenas se destacar em meio à multidão como também criar novas possibilidades para si.

Não raro ouvimos casos de pessoas que são convidadas para oportunidades que foram pensadas a partir das competências que elas possuem. Veja alguns exemplos:

  • Convite para montar sociedade em negócio onde o conhecimento que você demonstra ter pode ser o ponto chave
  • Convite para dar palestras sobre aquele assunto em que você é reconhecidamente um especialista.
  • Proposta para ser um consultor ou conselheiro de empreendimentos
  • Convite para criar conteúdo na mídia  sobre aquele determinado tema que você mostrou domina

Por isso, dar visibilidade ao que se sabe, ao que se pode fazer, como se pode contribuir para um negócio gera muitos frutos positivos.

Mas é claro que precisamos de estratégia bem estruturada para que seu marketing pessoal seja vitorioso. Veja as dicas a seguir.

7 Dicas de como fazer marketing pessoal

Fazer o marketing pessoal bem feito não tem nada de difícil, só precisamos de organização. Separamos 7 dicas para te ajudar nessa missão.

1. Defina sua meta de trabalho

Por mais competente e produtivo que você seja no seu ramo de atuação, é impossível saber tudo sobre tudo. Reflita um pouco sobre quem você gostaria de ser profissionalmente, e defina exatamente onde quer chegar, em que deseja se especializar

2. Aumente sua produtividade

Não podemos deixar passar este ponto. Para ter valor no mercado, você precisa gerar valor, ser mais produtivo. Nesta entrevista da CNN, falamos sobre como a produtividade é uma qualidade totalmente treinável, qualquer pessoa pode desenvolvê-la. 

Veja também algumas dicas de como aumentar seu foco e disciplina diariamente.

3. Organize seu conhecimento

Agora que já sabemos quem você quer ser, conseguimos definir melhor o que você precisa aprender ou aprofundar. Comece a organizar este conteúdo, crie pastas, leia livros e notícias a respeito, faça mapas mentais para te ajudar a organizar e memorizar.

4. Descubra seus pontos fortes e fracos

Saber o que você tem facilidade e focar nisso pode te ajudar muito a se destacar. Você se comunica ou escreve bem? Lembre-se que estas habilidades podem ser aprimoradas

5. Use as redes sociais de forma inteligente

Comece a divulgar o que você sabe sobre o assunto, ajude outras pessoas que sabem menos que você. A rede mais indicada para fins profissionais é o Linkedin. Não use as redes para procrastinar suas tarefas, e sim para fortalecer sua imagem.

6. Crie conteúdo de valor

Essa é uma excelente maneira para se tornar reconhecidamente especializado em algo. As pessoas vão começar a ver você como referência no assunto. Se escrever artigos para as redes ou seu blog pessoal for difícil, pense em podcasts ou vídeos curtos.

7. Faça networking

Participe de eventos presenciais e online. Interaja com outros profissionais do ramo. Tenha alguns profissionais como inspiração e veja sempre o que eles estão fazendo, como estão se posicionando. Participe também de fóruns e redes de cooperação na sua área.

Marketing pessoal: exemplos de iniciativas

Agora que já entendemos qual a importância do marketing pessoal e vimos algumas dicas de como fazer isso de maneira inteligente, trago aqui alguns exemplos práticos de iniciativas que você pode tomar:

Crie um blog ou site profissional

É uma ferramenta interessante aonde você pode compartilhar o conhecimento que possui.

Interaja em grupos de discussão e fóruns

Sempre que possível, traga referências conhecidas para seus argumentos e contribuições.

Acompanhe conteúdos importantes, assine newsletter de profissionais de ponta, se mantenha informado e atualizado

Compartilhar conteúdo de valor de outras pessoas também pode ser uma maneira de se fazer ser lembrado.

Participe de eventos importantes

Busque interagir trazendo reflexões valorosas ao debate. 

Fazer marketing pessoal não é apenas ficar falando de si nas redes sociais. Claro que algumas conquistas são importantes de compartilhar, mas mais importante que elas é saber como você pode contribuir hoje com algo novo.

Espero que você tenha entendido qual a importância do marketing pessoal para sua trajetória profissional, e reserve um pouquinho de tempo para cuidar da sua imagem.

Tem alguma dica de iniciativa que deu certo pra você? Compartilha nos comentários!

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FAQ: Perguntas frequentes

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