Pular para o conteúdo
Início » O que é empreendedorismo social: sua importância e exemplos

O que é empreendedorismo social: sua importância e exemplos

Já pensou em aliar sua vontade de empreender ao sonho de transformar positivamente a vida de centenas de pessoas? Quem quer desenvolver sua carreira com um propósito maior precisa conhecer melhor o que é empreendedorismo social. 

Os inovadores sociais são responsáveis pela geração e distribuição de renda em diversos países, especialmente aqueles de perfil de renda menor, como o Brasil. E estão distribuídos entre as mais diversas causas sociais: educação, inclusão social, acesso à energia etc.

Vou falar aqui um pouco mais sobre o que é empreendedorismo social, qual a sua importância para a sociedade e trazer alguns exemplos inspiradores. Vamos lá?

Sumário

Empreendedorismo: significado

Empreendedorismo é um dos assuntos mais recorrentes nos meus conteúdos e palestras que realizo. Afinal, sou, acima de tudo, um empreendedor.

O significado de empreendedorismo refere-se a iniciativa de criar e gerenciar novos negócios ou promover transformações em negócios já existentes. Qualquer atividade empreendedora precisa envolver inovação e coragem para gerenciar riscos.

Como o próprio conceito explica, empreendedor não é apenas aquele que abre seu próprio negócio. Ou seja, empreender pode significar também modificar a estrutura de uma empresa já existente. Por isso, as oportunidades de empreender são amplas e variadas.

Antes de entender o que é empreendedorismo social, vamos conhecer os vários tipos existentes de empreendedorismo? Confira o tópico a seguir. 

Tipos de empreendedorismo

Vamos dar uma passada rápida nos 9 formatos mais comuns de empreender e, logo depois, aprofundar nosso conhecimento específico sobre o empreendedorismo social.

1. Empreendedorismo corporativo

Pode ser um funcionário, sócio ou até mesmo o presidente da corporação. Trata-se de alguém com capacidade de inovar para transformar o negócio ou, ao menos, um segmento da sua atuação.

2. Empreendedorismo público

Assim como no empreendedorismo corporativo, este termo se refere a um indivíduo que já atua na instituição pública e encontrou a oportunidade e vontade para promover uma transformação.

3. Empreendedorismo de cooperativa

É aquele cuja atuação se dá por meio de cooperativa ou comunidade. Neste tipo de empreendedorismo o benefício comum dos participantes é levado em consideração para pensar as modificações possíveis.

4. Empreendedorismo franqueado

De maneira semelhante ao cooperado, neste tipo de empreendedorismo o interessado abre uma franquia. Paga-se uma quantia para usufruir de modelo do negócio já montado. Cabe ao empreendedor replicar a estrutura operacional básica e cuidar do seu funcionamento.

5. Empreendedorismo informal

Em contextos de escassez de empregos formais, o empreendedorismo informal tende a ganhar importância. São negócios próprios em geral pensados por empreendedores de pequeno porte, que contam com poucos recursos para iniciar seu negócio.

6. Empreendedorismo individual

Este é o nome dado para o empreendedorismo de uma só pessoa, sem sócios. O faturamento tende a ser menor, mas se difere do informal porque há registro legal das suas operações.

7. Empreendedorismo digital

Também conhecido como empreendedorismo online, este é o nome dado a atividades empreendedoras operacionalizadas por meios digitais. Ou seja, sem operação física. Não existe uma linha de produção ou uma loja, por exemplo. É tudo feito pela internet.

8. Empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino é aquele idealizado e liderado por mulheres. Em muitos casos, o empreendedorismo feminino cumpre, inclusive, uma importante função social: inserir mulheres no mercado de trabalho e contribuir para sua independência financeira.

9. Empreendedorismo social

Este é o tipo de empreendedorismo focado na transformação coletiva. Seja através da redução da pobreza, recuperação ambiental, disseminação do conhecimento… São empreendimentos com objetivo principal de mudar a realidade da comunidade à sua volta.

Agora vamos nos ater a aprofundar seu entendimento sobre o que é empreendedorismo social. Para isso, veja algumas das suas principais características.

5 características do empreendedorismo social

Selecionei algumas das características mais marcantes dos modelos de negócios que se classificam como empreendedorismo social. Vamos analisar juntos. 

1. Ação inovadora voltada para o campo social

Toda ideia de empreendedorismo social nasce da identificação de um problema social. Algo que o empreendedor almeja enfrentar e resolver com muita criatividade.

A motivação principal é promover o bem estar dos cidadãos que compõem aquela sociedade. Há sempre uma missão social por trás que guiará o propósito daquele negócio.

2. Desenvolvimento a partir da articulação da comunidade

O alcance da iniciativa pode ser apenas local, atingir a cidade toda ou, quem sabe, se espalhar pelo país. Independentemente do tamanho, trata-se de um trabalho que depende da interação da comunidade para se desenvolver. 

Seja através da contratação direta de empregados, chamada de voluntários ou negociação com fornecedores do grupo social que deseja promover a transformação.

3. Indicador de desempenho é o impacto social

Ao contrário dos outros modelos de negócios e empreendedorismo, o empreendedorismo social não tem foco principal na geração de lucro por si. 

Embora o lucro também seja importante, a função social será o principal indicador de desempenho. O objetivo principal é solucionar uma questão chave, transformando a realidade da sociedade impactada.

4. Forte tolerância a riscos

Como o empreendedorismo social tende a ser motivado por contextos econômicos e sociais desfavoráveis, sua iniciativa sempre necessitará de uma certa resiliência.

O empreendedor social tem uma maior tolerância a cenários de incertezas: é justamente neles que a sociedade mais precisa de ajuda.

5. Visão orientada para os impactos de longo prazo

Muitas das ações de empreendedorismo social demoram anos para que seus impactos sejam de fato sentidos pela comunidade. Negócios voltados para educação, por exemplo, não necessariamente geram impactos positivos relevantes no curto prazo.

Por isso, o inovador social precisa ter em mente a mudança que deseja promover no longo prazo. Isso ajudará a manter a motivação para a continuidade das operações, mesmo diante dos inúmeros obstáculos.

Com essas características deu para entender melhor o conceito do que é empreendedorismo social e, principalmente, sentir o tamanho dos efeitos que ele pode promover, certo?

Mas, como sou um cara apaixonado por estatísticas, trago alguns números reais para ilustrar a importância deste tipo de negócio ao redor do mundo. Confira a seguir.

Importância do empreendedorismo social

Não é novidade que nosso planeta, sociedade e economia enfrentam inúmeros desafios críticos. Para enfrentar cada um deles, os inovadores sociais ao redor do mundo têm feito um excelente trabalho.

Quem pensa que o empreendedorismo social é capaz de beneficiar apenas uma comunidade local, está profundamente enganado. 

A pesquisa da Fundação Schwab, divulgada na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em 2020, mostrou que poderosas redes de alcance internacional têm sido formadas. 

O empreendedorismo social está mais ativo em 10 países com perfil de renda média e baixa, com exceção dos EUA. Dentre eles está o Brasil, em 3º lugar.

Os principais problemas enfrentados por estas iniciativas são:

  1º Educação

  2º Desenvolvimento econômico

  3º Empreendedorismo 

  4º Saúde

  5º Preservação ambiental e economia circular

  6º Igualdade de gêneros

  7º Inclusão financeira

  8º Desenvolvimento da força de trabalho

  9º Desenvolvimento rural

10º Defesa dos direitos e desenvolvimento de crianças e adolescentes

Os resultados alcançados são realmente impressionantes. Veja alguns destaques da pesquisa:

  • 190 países foram positivamente atingidos
  • 622 milhões de pessoas impactadas pelas iniciativas
  • 6,7 bilhões de dólares foram distribuídos através de empréstimos ou vendas de produtos que possibilitaram o acesso à saúde, educação e melhores condições de vida para as populações
  • 192 milhões de toneladas de CO2 foram mitigadas, o que equivale a retirar de circulação cerca de 40,7 milhões de carro por um ano inteiro

Muitos respondentes da pesquisa afirmaram ainda que os sistemas estão se modificando. Novas práticas, políticas, modelos mentais, redes de abastecimento e relacionamento estão sendo transformadas por estes empreendedores.

O empreendedorismo social prova que a ação coletiva é verdadeiramente poderosa. No próximo tópico trago exemplos de iniciativas para inspirar você.

Empreendedorismo social: exemplos de empresas

Confira alguns exemplos de iniciativas de sucesso ao redor do mundo e no Brasil.

Empreendedorismo social na área educacional

Estima-se que ⅓ das crianças ao redor do mundo não tenham acesso à educação. Para contribuir na modificação dessa realidade, a organização “Room to read” criou um programa de incentivo à leitura e introdução educacional para meninas. 

A iniciativa foi capaz de alcançar 16 milhões de crianças em 16 países diferentes.

Empreendedorismo feminino na área da saúde

Com objetivo reduzir a transmissão do vírus HIV de mães para crianças e facilitar a inclusão social dessas mães, a organização “Mothers2Mothers” foi criada.

Entre 2015 e 2020, 11 milhões de mulheres receberam tratamento de saúde adequado para eliminação da transmissão do vírus aos seus filhos. Mais de 10 mil vagas de emprego foram criadas para inserir essas mães no mercado de trabalho.

Empreendedorismo verde e inclusão social

A d.light foi uma iniciativa de empreendedorismo social que viabilizou o fornecimento de energia solar para milhares de famílias, impedindo a emissão de 22 milhões de toneladas de CO2.

Estima-se que 1,1 bilhões de pessoas que não possuíam acesso à energia elétrica foram beneficiadas. Além disso, mais de 5 mil vagas de emprego foram criadas. 

Empreendedorismo social: exemplos no Brasil

No Brasil temos algumas organizações bastante famosas, cito 3 a seguir:

Você ainda tem dúvidas sobre o que é empreendedorismo social ou sobre o tamanho da sua importância no mundo? Tem o sonho de montar um novo negócio aliado ao seu propósito?

Compartilha com a gente nos comentários!

FAQ

Comente também

O seu endereço de e-mail não será publicado.