Pular para o conteúdo
Início » Produtividade: 25 atitudes para ser mais produtivo no trabalho e na vida

Produtividade: 25 atitudes para ser mais produtivo no trabalho e na vida

O que é produtividade? Como podemos aplicá-la em nossa rotina? Como ser produtivo no home office? Quais são os vilões da produtividade?

Será que é possível ter uma vida mais produtiva e feliz? Podemos nos sentir satisfeitos com o trabalho e a vida pessoal ao mesmo tempo? Transformar obrigação em propósito é uma coisa que qualquer um pode realizar? Diga sim para todas elas!

Para entender mais sobre isso e responder diversas questões, criei esse guia com mais de #25 dicas importantes que irão te ajudar a ser mais produtivo e a ter mais energia para fazer aquilo que realmente importa e alcançar os resultados que deseja.

O que é produtividade?

Produtividade é a ciência que determina a capacidade de realização das pessoas, sem extrapolar seus limites de energia e estresse pessoal.

O significado de produtividade no dicionário da língua portuguesa é: característica ou condição do que é produtivo; capacidade de produzir. 

Mas, trazendo para o nosso cotidiano, podemos dizer que produtividade está relacionada com a otimização do trabalho e organização das nossas atividades, sejam pessoais ou no trabalho.

Otimização é fazer alguma tarefa sempre de forma mais eficiente do que foi feito anteriormente. É fazer algo da melhor maneira possível.

Muitas pessoas acabam caindo na tendência de buscarem por fórmulas mágicas para fazer mais com menos e muitas vezes acabam se frustrando. 

Já outras, chegam ao final do seu dia satisfeitas pois conseguiram com excelência uma boa gestão do seu tempo e atividades cumprindo todas as tarefas.

Mas a verdade é uma só: todos temos as mesmas 24hs, todos os dias, para gerir nossas atividades e alcançar nossos objetivos. 

O que diferencia uma pessoa da outra é simplesmente a gestão do tempo da forma correta.

Gerenciando suas atividades você consegue ter mais produtividade, menos cansaço e mais energia para descobrir e estudar novas oportunidades de ganho até mesmo de dinheiro.

O que é ser produtivo?

Produtiva é aquela pessoa que consegue administrar seu tempo para executar suas prioridades, realizar seus objetivos e balancear sua vida com as coisas realmente importantes.

E saiba que é possível sim aprender a ser produtivo, em todas as áreas da nossa vida aplicando a disciplina e adotando novos hábitos.

Produtiva é aquela pessoa que consegue administrar seu tempo para executar suas prioridades, realizar seus objetivos e balancear sua vida com as coisas realmente importantes.

O que pode ajudar:

  • Aprenda um método de gestão de tempo: hoje em dia existem alguns modelos de gestão de tempo, abordaremos alguns deles neste guia.
  • Use uma ferramenta todos os dias para isso: muitos aplicativos foram desenvolvidos e podem auxiliar bastante nisso. Falarei sobre isso adiante.
  • Não anote nada em papéis soltos ou cadernos, centralize na ferramenta: anotar em papéis ou folhas corremos mais riscos de perder ou esquecer aonde anotamos.
  • Defina o que é importante, urgente e circunstancial: isso dá maior clareza de como usar seu tempo e como pode melhorar.
  • Planeje: faça o planejamento das tarefas pelo menos 3 dias para frente: priorize o dia, dando uma sequência lógica do que irá fazer.

Listei em um dos tópicos desse conteúdo 25 dicas práticas para ser mais produtivo no trabalho e na vida pessoal.

Tríade do tempo e a produtividade

Uma técnica desenvolvida com anos de estudos e pesquisas pelo Christian sobre o tema da produtividade, é a tríade do tempo.

A tríade do tempo separa as atividades profissionais e pessoais em três esferas:

Urgente: são tarefas que precisam ser feitas naquele exato momento, elas geralmente costumam gerar estresse e geram consequências negativas se não forem bem feitas.

Circunstancial: são aquelas tarefas que você é levado a fazer por conta de alguma situação por conta de outras pessoas, por isso elas acabam fazendo com que perca tempo e muitas vezes não agregam valor. 

Por exemplo, ficar horas na frente da TV, reuniões desnecessárias.

Importante: já as tarefas importantes são aquelas que trazem resultado e fazem diferença em sua vida, são importantes para você e não para os outros. 

Geralmente essas tarefas estão ligadas ao aspecto físico, emocional, mental e espiritual.

Nessa técnica o ideal é focar primeiro no que é importante, depois no que é urgente e por último no que é circunstancial.

Essa é uma metodologia que tem tornado as pessoas que a utilizam mais produtivas e satisfeitas. 

Se quiser aprender de forma completa, acesse minha página de livros para adquirir o seu exemplar de A Tríade do Tempo.

Gestão do tempo e qualidade de vida

Gestão do tempo significa organizar suas tarefas de acordo com as horas disponíveis, mas analisar de forma mais detalhada as horas produtivas do dia. 

Está cada vez mais difícil dar conta de tudo o que temos para fazer. Cuidar bem da carreira, da família, da equipe, da saúde, entre outras demandas, tornou-se o nosso grande desafio diário. 

Para conseguir incluir sem atropelos todas as nossas tarefas nas 24 horas do dia, precisamos de um método de produtividade que nos leve a concluir cada atividade com tranquilidade e eficiência.

Assim, é possível distribuir melhor as tarefas nas horas disponíveis, estabelecendo assim que todas as metas para aquele dia sejam cumpridas.

Principais benefícios de ser produtivo e organizado

Ser produtivo e ter uma boa gestão do tempo e de suas atividades contribui para: 

Alcançar seus objetivos pessoais e profissionais

Quem foca em tarefas importantes e é organizado no seu dia a dia consegue alcançar seus objetivos. 

Não tem como alcançar alguma meta relevante se não houver produtividade e boa gestão de tarefas.

Reduzir a pressão do dia a dia

Quando realizamos um agendamento prévio do que teremos que fazer naquele dia / semana / ano, consequentemente ficamos mais tranquilos quanto às metas.

Dessa forma tiramos a pressão que muitas vezes nós mesmos colocamos e não ficamos perdidos no decorrer do dia.

Melhor distribuição de tarefas

Conseguimos estabelecer a quantidade de tarefas que conseguiremos realizar de acordo com as horas disponíveis.

Diminui estresse e ansiedade

Quando temos um planejamento e sabemos o que temos que fazer ao longo do dia, diminuímos nosso estresse e ansiedade.

Aumenta a satisfação e motivação

Com certeza, após um dia de tarefas produtivas nos sentimos mais motivados e satisfeitos.

Aprendemos a lidar com imprevistos e problemas

Se seguimos um cronograma de tarefas organizado, nos sentimos mais seguros de resolver problemas e imprevistos que possam aparecer.

Temos mais tempo para o que é importante

A família é uma das maiores prioridades que temos e ser produtivo significa ter mais tempo para a família, esportes e outras atividades importantes para você.

Quais outros benefícios a produtividade pode gerar que não coloquei aqui? Comente ao final desse conteúdo.

Produtividade pessoal

O autoconhecimento é essencial para aumentar a produtividade pessoal. Qual a melhor fonte de informação para as nossas escolhas que não seja nós mesmos?

Nos conhecendo e sabendo das nossas limitações poderemos traçar metas, planos e projetos a curto, médio e longo prazo e ter segurança que conseguiremos realizá-los.

Para ajudar em seu desenvolvimento e saber como aumentar a produtividade pessoal, separei um vídeo no final desse artigo sobre o assunto que vai mudar a forma como você enxerga a produtividade.

Produtividade profissional

O desafio de manter a produtividade no trabalho tem muito a ver com a forma com que lidamos com nossa semana.

Já questionei muitas pessoas a respeito do problema que tanta gente tem com a segunda-feira.

Você gosta da segunda-feira?

Ela é o símbolo do primeiro dia de trabalho da semana. Para alguns, porém, será o primeiro dia do martírio semanal. Para outras, o primeiro dia da realização de seus sonhos ou o primeiro dia para buscar novas oportunidades.

Nem todos os dias são perfeitos.

Claro que tem segundas-feiras que não serão tão boas assim e às vezes até darão uma pontinha de aflição. 

O problema começa quando o domingo à noite traz uma sensação de desespero, angústia e tristeza pelo dia seguinte. 

Quem não gosta de nenhuma segunda-feira precisa parar um pouco para refletir sobre a sua vida. 

É de segunda a sexta que você faz seus sonhos saírem do lugar, poucas pessoas fazem isso no final de semana.

Encare que você passa a maior parte da sua vida no papel profissional. Ficar com esse estado de tristeza, desespero ou de conformismo na segunda-feira só piora o seu dia-a-dia. Aí não tem motivação, gestão de tempo ou programa de incentivo que dê jeito.

A necessidade de transformar a gestão do tempo

Tem gente que culpa a empresa, o cargo, o cliente, o tempo, ou o trânsito por esse estado “cadavérico” em que vive na segunda-feira, o que é pior ainda. Estas pessoas costumam transferir para terceiros a sua própria incapacidade de mudar, fazer diferente, buscar alternativas.

Para este perfil, a gestão do tempo será inútil, pois todo o tempo em que ele poderia priorizar o importante fica abarrotado de urgências e coisas circunstanciais, e neste caso é melhor se conformar ao invés de mudar. 

O seu poder de escolha, planejamento, proatividade fica minimizado.

Talvez você esteja passando por essa crise agora, talvez esteja sobrevivendo na empresa enquanto lê este texto. Talvez a sua segunda-feira seja tão insuportável que você está a ponto de jogar tudo para o alto.

Comece a transformação!

Se você chegou a este ponto, por que não ser honesto consigo mesmo e tomar uma atitude? A pior coisa que podemos viver é a auto hipocrisia. 

As oportunidades estão mais escassas do que anos atrás, mas não podemos nos acomodar.

Se você é líder, pergunte à sua equipe se eles gostam da segunda-feira. Faça algo que permita respostas anônimas, se necessário! Obter 100% de pessoas que amam a segunda-feira vai ser impossível. 

Seu foco é trabalhar de forma positiva com os que não gostam, mas são importantes para a empresa, e tornar seu trabalho mais agradável para elevar sua motivação e produtividade.

Tem gente que ama a segunda-feira, pois é o primeiro dia da semana para realizar suas metas. Alguns ficam ansiosos pela segunda e também pela sexta, pelo fim de semana com a família. 

Ame o que faz e isso te permitirá criar resultados de forma equilibrada.

Você não precisa amar a segunda-feira, mas pode gostar do que ela representa. Isso certamente vai elevar a sua produtividade no trabalho. 

Se não gosta da segunda-feira, basta se perguntar: Até quando vou ficar sobrevivendo com algo que não gosto? Até quando vou gastar meu tempo à toa?

Usando uma boa gestão de tempo no trabalho também é possível conseguir obter excelentes resultados.

Além das dicas que já foram faladas durante o conteúdo, que podem ser aplicadas em diferentes contextos da vida, há algumas orientações direcionadas especialmente para o ambiente de trabalho (falarei mais sobre isso no tópico de dicas).

Imagine que você trabalha 8 horas por dia e gera X resultado. 

Agora, imagine que você se organiza, se planeja melhor, fica com seu estado físico e emocional bem tratados e então você passa a estudar mais, adquirir novos conhecimentos e então continua trabalhando as mesmas 8 horas por dia, mas com 2X de resultado, ou seja, o dobro ou até mais do que o dobro do resultado que você tinha anteriormente.

Com certeza, esse impacto gerado por ter organizado sua vida e ter se tornado mais produtivo profissionalmente, fará com que:

  • Novas portas se abram para você ganhar um salário melhor
  • Possibilidade de subir de cargo
  • Levar sua empresa para outro patamar no seu mercado
  • Ter mais tempo para o que é importante
  • Ter mais recursos financeiros para investir na sua empresa ou família

Leia também: 23 sintomas de que você é um workaholic!

Produtividade home office

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, atualmente existem 7,3 milhões de pessoas trabalhando remotamente.

Quando o ambiente de trabalho se torna sua sala, seu quarto ou aquele escritório da sua casa devemos nos tornar também nossos próprios chefes, procurando sempre melhorar nossa produtividade no trabalho.

Trabalhar em casa para muitos, pode ser o paraíso, mas com o passar do tempo vemos que não é bem assim. Trabalhar home office exige muito mais atenção e disciplina do que se imagina. 

A demanda de trabalho e a falta de organização podem ser cruciais e gerar procrastinação, afinal, o fato de estarmos em casa, estimula a termos muitas distrações.

Por isso, separamos algumas dicas de como aumentar a produtividade em home office. Confira:

Organize seu ambiente de trabalho: evite trabalhar na cama, no sofá, pois isso será um gatilho para distrações. 

Prepare um ambiente apropriado, seja em um quarto ou em uma mesa, organize uma bancada para trabalhar se possível.

Planeje suas tarefas do dia: antes de iniciar seu horário de trabalho, confira sua agenda e organize as atividades do dia. 

Organização e planejamento são essenciais para quem trabalha em casa.

Evite distrações: procure não ter acesso ao celular, não deixe a TV ligada. 

Evite dar aquela “espiadinha” nas redes sociais enquanto está trabalhando, pois isso acaba gerando distrações.

Determine horários: obviamente uma das vantagens de se trabalhar home office é a flexibilidade de horários. Mas cuidado, é necessário equilibrar o tempo de trabalho e o intervalo.

Programe seu horário de trabalho de acordo como seria se estivesse em um escritório, por exemplo, faça pausas pequenas, programe o horário do almoço, de início e de fim do expediente. 

Criar uma rotina de trabalho pode ajudar e muito na sua produtividade home office.

Converse com as pessoas que moram com você: deixe claro e bem definido com as pessoas que você convive seus horários de trabalho e descanso.

Isso ajuda a minimizar as interrupções e até o surgimento de outras tarefas no seu horário de trabalho.

Tenha um ambiente de trabalho ergonômico: ergonomia tem muito a ver com produtividade.

Principais vilões da produtividade

Existem muitos motivos que nos levam à improdutividade. 

Existem muitos vilões que nos fazem ser menos produtivos e muitas vezes são pouco percebidos pois estão tão infiltrados em nossa rotina, que se tornam silenciosos.

Mas quais são esses vilões? Como podemos nos livrar deles? É justamente sobre esses questionamentos que irei falar a seguir.

Hábitos de vida ruins

Nosso corpo é realmente o principal responsável por termos disposição suficiente para sermos produtivos. 

Manter bons hábitos de vida é essencial para nossa saúde física, emocional e intelectual.

Priorizar uma boa noite de sono, manter uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos podem impactar diretamente no seu desempenho ao realizar suas tarefas diárias.

Devemos entender que para manter o foco, a disciplina e a produtividade precisamos primeiramente criar bons hábitos de vida e cuidar da nossa saúde, para depois focarmos em aumentarmos nossa produtividade seja em qualquer área da nossa vida.

Redes Sociais

Está aí um dos principais vilões da produtividade: redes sociais. 

Sem perceber, passamos horas e horas rolando nosso feed de notícias e ficamos presos pelo entretenimento que as redes sociais oferecem.

Isso é tão sério que algumas pessoas desenvolvem uma dependência tão grande que se chama nomofobia.

De acordo com o Wikipédia é a fobia causada pelo desconforto ou angústia resultante da incapacidade de acesso à comunicação através de aparelhos celulares ou computadores.

Procrastinação

Procrastinar em bom português quer dizer empurrar com a barriga, deixar para depois, adiar, ficar morgando, enrolar, etc… Conhece?

Muita gente tem tempo de sobra, mas devido a procrastinação acabam ficando sem tempo.

A procrastinação nos faz deixar tudo para última hora, em geral quem procrastina não consegue cumprir prazos nem gerenciar seu tempo com eficácia, deixando-os assim, sobrecarregados.

Por esses e muitos outros motivos podemos considerar a procrastinação como um grande vilão da produtividade.

Desorganização

Com certeza não conseguiremos ser produtivos se formos desorganizados. 

Antes de criarmos uma rotina e de estabelecer prioridades em nossas tarefas, precisamos estar com elas organizadas, de maneira clara, ou seja, precisamos ter produtividade também nas organizações.

Como poderemos ser produtivos e concluir nossas tarefas se ao menos temos organizado o que deve ser feito naquele dia?

Não estabelecer prioridades

Podemos dizer que não estabelecer prioridades pode ser um vilão “escondido” da produtividade, pois, muitas vezes saímos fazemos de tudo um pouco sem definirmos de fato o que precisa ser feito com prioridade naquele dia ou naquele momento. 

E na maioria das vezes demoramos para enxergar isso.

Estabelecer prioridades é essencial para conseguirmos concluir todas as tarefas que nos propomos a fazer. 

Para fugir desse vilão, em determinadas situações podemos até mesmo delegar tarefas para que possamos focar naquilo que determinamos como prioridade. 

Isso nos ajuda a não nos sentirmos sobrecarregados.

Falta de disciplina

Não somente um vilão contra a produtividade, mas também em diversos aspectos da nossa vida, a falta de disciplina pode nos trazer grandes problemas.

De acordo com o site Conceito disciplina é a qualidade de seguir com firmeza apesar das circunstâncias adversas. 

O termo pode ser aplicado a vários campos, sempre se referindo a um tipo de atitude no que se diz respeito ao seguimento de um plano ou agenda.

Ou seja, devemos procurar exercer a disciplina, sempre nos policiando para nos esforçar de cumprir determinada tarefa mesmo em situações adversas.

25 dicas de como ser mais produtivo

Sabemos que pode ser desafiador aumentar nossa produtividade, mas se focarmos e nos organizarmos com certeza conseguiremos alcançar resultados relevantes.

Para ajudar nisso, separei 25 dicas úteis para acelerar sua produtividade, veja:

1- Planejamento

Antes de dormir, faça um planejamento do que deve ser feito no dia seguinte. Liste todas as suas tarefas e categorize. 

Isso com certeza fará com que durma mais tranquilo, garantindo que não esquecerá nenhuma atividade a ser feita no dia seguinte.

Também é importante fazer planejamentos anuais, semestrais e mensais, onde é definido o que gostaria de alcançar no seu ano e dividir isso em metas para seu semestre e para o seu mês.

Isso não precisa ser completamente detalhado, mas ter essa visão de longo prazo e acompanhar se está alcançando a meta fará toda a diferença.

2 – Identifique seu período mais produtivo

Em qual horário você se sente mais focado e produtivo? Em quais momentos há menos distrações? 

Identifique esses momentos e foque em fazer as coisas mais importantes neles. 

Use o momento do seu dia de mais energia, talvez quando você acorda ou mesmo se for de madrugada, para fazer as atividades mais complexas e importantes e ao longo do dia vá diminuindo a complexidade das tarefas.

3 – Uma coisa por vez

Não adianta colocarmos muitas atividades para serem feitas ao mesmo tempo, não devemos tentar ser multitarefas

Faça uma coisa por vez, isso vai ajudar a ter mais foco e concentração para concluir com qualidade aquilo que se propôs a fazer.

4 – Durma bem

De acordo com a USP, dormir mal causa diversos males ao nosso organismo, incluindo demência, por exemplo. 

Nosso corpo necessita de descanso e do sono noturno, por isso priorize ter um ambiente aconchegante e com menos luminosidade próximo a hora de dormir, não fique mexendo no celular e evite dormir a cada dia em um horário. 

5 – Pratique atividade física

Nosso corpo foi feito para se movimentar.

Praticar algum exercício físico ajuda e muito na nossa concentração e disposição. 

De acordo com seu condicionamento físico, procure fazer uma caminhada diária, andar de bike ou até mesmo fazer academia pode trazer bons resultados para nossa saúde física, mental e emocional, o que contribui diretamente para o aumento de nossa produtividade.

6 – Seja organizado

Organização é essencial para conseguirmos aumentar nossa produtividade, pois não é possível produzir bem em um ambiente bagunçado e sem organização. 

Manter um bom sistema de arquivamento de documentos, organizar emails, lista de compras são apenas algumas dicas. 

Mas analise seu dia-a-dia e veja o que consegue deixar mais organizado.

7 – Evite distrações

Principalmente para quem trabalha em casa evitar distrações é primordial para aumentar a produtividade. 

Evite passar muito tempo nas redes sociais ou conversando ao telefone, estabeleça horários pontuais ao longo do dia para fazer isso.

Observe o que mais te distrai e vá se policiando nesses pontos.

8 – Programe pausas e intervalos

Independente da atividade que possamos estar executando, é importante criarmos pequenas pausas ao longo do dia, como uma forma de relaxamento mesmo. 

Ninguém consegue ficar 100% focado o tempo todo, esse período é importante para encontrar um relaxamento não somente físico, mas também mental.

Se você consegue ser produtivo/focado por 2 horas e depois fica exausto, faça uma boa pausa e volte quando estiver mais disposto a focar novamente. 

Mas procure ter uma rotina definida para isso, caso você possa. 

Exemplo: 

  • trabalhar 3 horas pela manhã
  • academia
  • almoço
  • trabalhar mais 3 horas
  • pausa
  • trabalhar mais 1 hora

9 – Delegue

Devemos analisar nossas tarefas para ver se é possível delegá-las. Não temos a necessidade de nos sobrecarregar querendo fazer tudo.

Escolha aquilo que outra pessoa possa fazer e delegue.

10 – Acorde mais cedo

Mesmo que talvez essa não seja uma dica tão aceitável para aqueles que gostam de esticar o sono, acordar mais cedo pode fazer com que o dia renda mais. 

Realizar atividades enquanto ainda todos de casa estão dormindo pode ser surpreendente, como ler um livro em silêncio, meditar, ou até mesmo adiantar as tarefas mais importantes do dia.

11 – Ferramentas e aplicativos

Hoje em dia existem inúmeros aplicativos de celular e ferramentas online que auxiliam bastante na gestão do tempo. 

Separei neste guia algumas dessas ferramentas, veja aqui.

12 – Técnicas de produtividade

Existem diversas técnicas que auxiliam no aumento e no controle de produtividade. Algumas delas são:

  • Técnica Pomodoro: consiste em fracionar o dia em vários períodos de trabalho, dividindo em períodos de 25min de atividade e 5min de descanso
  • Getting Things Done – GTD: é uma técnica que auxilia muito na organização de tarefas, deve ser dividida e categorizada em coleta de tarefas, análise, organização, execução e revisão
  • Kanban: uma técnica muito simples que consiste em separar as tarefas em um quadro categorizando-as como “a fazer”, “em execução” e “concluídas”
  • Matriz Eisenhower: resumidamente essa técnica consiste em classificar as tarefas de acordo com a importância e urgência de cada uma
  • Zen to Done – ZTD: essa técnica é utilizada para identificar quais as tarefas são menos importantes do dia, ou seja, quais tarefas são dispensáveis.

Não precisa usar todas essas técnicas, mas expus elas aqui para que você possa aplicá-las e ver se funcionam para seu estilo e comportamento.

13 – Rotina

É interessante manter hábitos e uma rotina ao longo do seu dia. Estabeleça se possível os mesmo horários diariamente para executar tarefas ou tente não fugir muito do padrão estabelecido.

14 – Faça agora

Evitar a procrastinação não é fácil, mas é possível eliminá-la da nossa rotina se fizermos o que tem que ser feito, no momento em que tiver que ser feito. 

Ou seja, não podemos deixar aquilo que já planejamos para depois.

Caso algo saia fora do planejado, reorganize o que for necessário e continue insistindo até encontrar a rotina ideal para você. 

15 – Cuide da sua saúde mental

Tão importante quanto nossa saúde física é nossa saúde mental. Estar bem com a gente mesmo nos torna mais confiantes e produtivos. 

Por isso, se for necessário, devemos procurar ajuda e fazer acompanhamento especializado de um profissional, como um psicólogo.

Dificilmente alguém será produtivo se estiver com sua saúde mental/psicológica bem.

16 – Estabeleça metas de curto prazo

Tenha metas longas, mas quebre elas em metas curtas. Divida as etapas da sua meta para evitar frustrações e falta de motivação.

17 – Faça do seu tempo ocioso um tempo útil

Podemos aproveitar melhor nosso tempo de descanso, ou quando estamos no trajeto de casa, ou aguardando uma consulta, transformando esses momentos em aprendizado.

Podemos ouvir um audiobook, assistir um vídeo de algum tema que agregue em nossas vidas. Dessa forma, nosso tempo ocioso na verdade se torna um tempo de conhecimento.

18 – Defina o tempo para cada tarefa

Nem sempre é tão previsível definir quanto tempo levará para uma tarefa ser realizada. 

Mas, ainda sim devemos estipular um período de tempo e estar focados em alcançar nosso objetivo dentro dessa janela de tempo. 

Isso nos ajuda a fazermos as coisas com mais objetividade.

19 – Tire férias

Ninguém consegue trabalhar o tempo todo, o ano inteiro, todos os dias de forma produtiva.

É necessário tirarmos um tempo para descansar e nos distrair, nem que seja apenas por alguns dias ou até mesmo em uma viagem. 

Nossa mente e nosso corpo precisam também de descanso para sermos mais produtivos quando necessário.

Você precisa ser recompensado por aquilo que faz, pois qual o objetivo de ser produtivo se não houver recompensas e ao mesmo tempo como ser produtivo se você está exausto por não descansar?

20 – Evite o perfeccionismo

Pessoas perfeccionistas tendem a não delegar tarefas e a demorar mais para concluir uma atividade, pois só se dão por satisfeitas quando aos seus olhos está tudo perfeito. 

Porém, isso acaba prejudicando a produtividade diária, deixando-as sobrecarregadas.

As coisas devem ser bem feitas, mas cuidado para não focar em detalhes que não agregam tanto valor e sugam nossa energia.

21- Faça anotações

É interessante observar e anotar ao longo do nosso dia, ideias que podem surgir ou algo que possa ser feito para melhorar no processo de produtividade. 

Anotar e realizar pequenos ajustes em nossa rotina diária pode ajudar em nossa produtividade e otimização do tempo.

22 – Se alimente bem

Cuidar da nossa saúde é essencial não somente para aumentar nossa produtividade, mas também para nos trazer maior qualidade de vida

Devemos tomar cuidado pois às vezes nosso dia é tão corrido que deixamos de priorizar termos uma boa alimentação. 

Porém, se quisermos ser mais produtivos devemos manter nosso organismo saudável.

23 – Descubra seu período mais produtivo

Devemos fazer uma análise e verificar em qual período do nosso dia estamos mais dispostos. 

Existem pessoas que têm mais energia logo pela manhã, outras desenvolvem melhor suas tarefas a noite. 

Conhecer quando é o nosso pico de produtividade pode ajudar muito na elaboração e estruturação da nossa produtividade.

24 – Músicas de concentração

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Caen, na França, estudar escutando música clássica aumentou a concentração dos alunos em 12%. 

Hoje em dia existem diversas músicas criadas especialmente para concentração e produtividade e elas podem auxiliar bastante pois ativam vários pontos cerebrais. 

25 – Saiba dizer não

Sempre vão surgir coisas para fazer que não estão na sua rotina e sempre as pessoas vão pedir coisas que não estão programadas. 

Para quem trabalha em casa, sempre vão surgir tarefas domésticas e oportunidades de fazer outras coisas.

Mas é importante saber dizer não, para você mesmo ou para outras pessoas para não quebrar seu planejamento pessoal.

Precisamos ter o controle e negar multitarefas, pois isso vai influenciar negativamente em nossa produtividade.

Dicas bônus

26 – Continue insistindo

Nem sempre tudo o que você planeja acontecerá da forma que foi planejado. É necessário ir ajustando sua rotina e hábitos sempre que algo não sair como planejado.

A cada ajuste feito, você estará mais próximo do ponto ideal para alcançar seus objetivos e ser mais produtivo.

Tem uma frase que diz que o processo para construir hábitos não é linear.

27 – Esteja perto de pessoas produtivas

Essas pessoas podem impulsionar você a ser mais produtivo. Estar com pessoas que têm conhecimentos e resultados que você ainda não alcançou vão fazer toda a diferença em sua vida e produtividade.

Produtividade ao longo do dia

Muitas pessoas perdem muito tempo fazendo coisas certas nas horas erradas. O corpo tem um ritmo natural de funcionamento com momentos de alto e baixo desempenho. 

Chamo isso de ciclo natural de produtividade, precisamos aproveitá-lo para obtermos melhores resultados em nossas tarefas diárias.

Em geral há um ritmo maior de produtividade durante as primeiras horas da manhã que diminui após o almoço, porque o corpo precisa de energia para fazer a digestão. Depois o ritmo tende a aumentar um pouco até o final do dia.

O segredo é identificar nosso ritmo natural, descobrindo os horários de maior disposição e desempenho e também os horários de maior cansaço e menor produtividade.

Assim que tivermos identificado nossa produtividade natural, devemos priorizar as tarefas de maior complexidade ou dificuldade nos períodos de alto desempenho e tarefas rotineiras ou mais simples em períodos de baixa produtividade. 

Assim fica mais fácil reduzir a procrastinação e realizar as atividades.

Se seu quadro for similar ao que expliquei acima, você deve priorizar suas tarefas mais importantes ou complexas entre as 10h e 12h da manhã e entre as 16h e 17h da tarde.

Reserve os outros horários para tarefas rotineiras e de menor importância como fazer telefonemas, responder e-mails, algumas reuniões, etc.

Para descobrir seu gráfico de produtividade anote durante alguns dias em horários exatos uma nota de -5 a 5 conforme sua produtividade, estabeleça uma média e desenhe seu gráfico.

Um velho hábito indígena nos ensina que para ter sucesso na caça deve-se esperar o pôr do sol, pois os animais descansam, exigindo menos esforço dos caçadores. Aproveite seu ritmo natural e tenha melhores resultados em seu dia a dia!

Vídeos importantes sobre produtividade

Como melhorar sua produtividade com uma técnica simples: https://www.youtube.com/watch?v=dptw_HKrh8w

O impacto dos detalhes no home office: https://www.youtube.com/watch?v=2vw3fYi7624

Como combater a procrastinação: https://www.youtube.com/watch?v=zd91k59uXX8

Produtividade no trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=ZMX79nTSQqU

Organização X Produtividade: https://www.youtube.com/watch?v=CXZBzdSjToU

Produtividade X Energia: https://www.youtube.com/watch?v=mMry6Vz5m9w

Como melhorar a sua produtividade com uma técnica simples: https://youtu.be/dptw_HKrh8w

Sono e produtividade: https://www.youtube.com/watch?v=FtYi7wm5Rds

Como a organização ajuda na sua produtividade: https://www.youtube.com/watch?v=cMCkIbyRHU8&t=73s

Ferramentas e aplicativos de produtividade

Uma das formas eficazes que podem nos auxiliar na gestão do tempo e na produtividade são os aplicativos e ferramentas de produtividade pessoal e organizacional.

Vou falar sobre alguns deles, veja:

Trello

Este aplicativo é uma plataforma online na qual conseguimos organizar tarefas de forma simples e intuitiva. 

Ele pode ser usado tanto para gerir nossa vida pessoal quanto profissional.

As tarefas são apresentadas em quadros. Através deles, o Trello informa o que está sendo trabalhado, quem está trabalhando em quê, e onde algo está em um processo. 

Para baixar clique aqui: Google Play e Apple Store.

Evernote

O aplicativo Evernote podemos dizer que é um bloco de notas muito eficiente, nele, podemos escrever e anotar tarefas ou palavras e programar quando visualizar aquilo novamente. 

Ou seja, ele nos lembra de algo que fizemos ou escrevemos em um determinado período, isso ajuda bastante a não perder o foco do que estamos fazendo e ainda ser lembrado no tempo que determinamos no aplicativo.

Para baixar clique aqui: Google Play e Apple Store

Freedom

Este aplicativo ajuda a controlar o acesso a sites que podem ser considerados como uma distração. 

O freedom bloqueia o acesso de aplicativos como o Facebook, por exemplo, e nos ajuda a evitar distrações durante o período que determinarmos.

Para baixar clique aqui: Google Play

Strides

Este aplicativo foi desenvolvido para ajudar os usuários a criar hábitos de sua preferência. 

Podemos inserir um determinado hábito que desejamos iniciar e programar na plataforma, então o Strides exibe as estatísticas e a performance que executamos desse hábito ao decorrer dos dias.

Para baixar clique aqui: Google Play

Pomodoro Timer Lite

Este aplicativo utiliza como base uma das técnicas mais conhecidas sobre produtividade e gestão de tempo: a técnica Pomodoro. 

O aplicativo permite gerenciar e cronometrar o tempo de atividade e pausa, no caso 25min de atividade e 5 min de pausa.

Para baixar clique aqui: Google Play

Teste de produtividade

Você perde muito tempo? Faça o teste de análise de produtividade pessoal e descubra se é produtivo. Clique aqui e descubra se você tem sido uma pessoa produtiva.

FAQ – Perguntas e respostas sobre produtividade

E aí, o que você achou dessas informações sobre produtividade? Elas foram úteis para você?

Você está satisfeito com o quanto você é produtivo hoje? 

Comente abaixo e compartilhe esse conteúdo com as pessoas mais próximas a você para termos mais pessoas produtivas, impactantes e felizes.

1 Deixe seu comentário

  1. Ótimo conteúdo!

    Já utilizei algumas ferramentas para organizar minhas tarefas no trabalho e aumentar a produtividade.

    Também acho bastante importante a dica 27 e até mesmo estar sempre acompanhando nas redes sociais pessoas produtivas como o Christian pois me ajudam a manter o foco e continuar sempre numa rotina clara e com tarefas bem definidas.

Comente também

O seu endereço de e-mail não será publicado.