Pular para o conteúdo
Início » Produtividade: 25 atitudes para ser mais produtivo no trabalho e na vida » Como ler mais: #7 dicas de como aumentar seu ritmo de leitura

Como ler mais: #7 dicas de como aumentar seu ritmo de leitura

Nossos cérebros andam sobrecarregados de informação o tempo todo, principalmente das redes sociais. Muitas pessoas vivem se queixando de cansaço, fadiga mental e sem conseguir saber como ler mais rápido e melhor no seu dia a dia. 

Se essa também é uma dificuldade sua, trago boas notícias. Qualquer pessoa pode aprender como ler mais livros em menos tempo, memorizando todo o conteúdo relevante. 

Ler é um hábito sagrado na minha rotina e sei que, com treino e disciplina, esse hábito importantíssimo pode passar a fazer parte da sua vida também. 

Neste artigo trago um compilado do que você precisa saber sobre dicas de leitura. Veja os tópicos que vou abordar:

Sumário

Vantagens de aprender como ler mais

Antigamente as pessoas se formavam na universidade e exerciam a mesma profissão a vida toda. Hoje em dia não é mais assim. É normal que se tenha duas, três, quatro profissões ao longo da vida. 

Aprender uma habilidade nova demanda que a gente esteja constantemente exercitando nossa capacidade de estudar com mais rapidez. Por isso, entender como ler mais é fundamental. 

Depois que a gente entende como ler com mais eficiência, podemos usar mais a potência do nosso cérebro para aprender sempre, aprender muito e cada vez mais rápido.

Mas não as vantagens não se limitam ao exercício de um novo ofício não. A leitura tem importância mais ampla que isso.

Importância da leitura para sua vida

No artigo que escrevi sobre criatividade, falei sobre a importância de incluir hábitos de leitura na sua vida. Não apenas de livros ligados à profissão, mas também como forma de lazer e cultura geral. 

Através dos livros podemos abrir a cabeça para novas ideias, vindas de contextos completamente diferentes do que estamos habituados. Isso fortalece o arsenal de informações que poderemos usar para inovar, por exemplo.

Quando você aprender como ler mais, poderá ler de dois a três livros por mês, aprender uma nova língua, uma nova habilidade, ou simplesmente conhecer novas histórias. 

Seu cérebro agradece esse novo mundo de possibilidades. Garanto que os benefícios serão imensos para sua memória, capacidade de raciocínio e produtividade. 

7 dicas sobre como ler mais em menos tempo

Agora que você já está convencido sobre os benefícios que a leitura pode trazer para sua vida, trago as 7 dicas definitivas sobre como ler mais em menos tempo.

1. Menos TV e celular, mais leitura.

Se você diminuir o  tempo que assiste TV com programas inúteis, ou rolando a tela do celular nas redes sociais acompanhando a vida dos outros, você pode utilizar esse tempo para ler um livro

Sei que para quem é viciado em televisão ou em celular fica difícil falar para trocar o hábito por um bom livro. Então, o que recomendo é escolher um dia por semana para fazer essa substituição. 

2. Crie seu canto de leitura

Escolha um lugar no seu ambiente e decore-o para facilitar sua leitura, como por exemplo, uma boa cadeira, luminária, incenso, música ambiente, etc. 

Utilize esse espaço sempre que for ler, esse pequeno cantinho cria uma âncora visual, cinestésica e auditiva que facilita a motivação para leitura.

3. Pratique a leitura seletiva

Você não precisa ler tudo que falam para você ler. Tenho o hábito de comprar apenas livros que realmente me interessam.

Quando pego um livro para ler, dou uma analisada no índice, leio o prefácio e, se possível, seleciono apenas os capítulos que me interessam para ler e pulo os que são perda de tempo ou que tem pouco valor para agregar.

4. Foque em no máximo 2 livros

Evite ler muitos livros simultaneamente, isso reduz sua produtividade de leitura e ainda desfoca sua atenção no conteúdo do livro. 

Escolha um livro e deixe-o no seu canto de leitura e outro menor para estar sempre com você, que servirá para ler, no transito parado de SP, na espera do médico, na sala do aeroporto, etc.

5. Leitura Dinâmica

Já fiz dois cursos de leitura dinâmica na minha vida e posso dizer que funcionam, se você fizer os exercícios que eles sugerem. 

A dica essencial é ler em blocos ao invés de palavras isoladas. Para começar, foque em 3 palavras por vez, depois vá aumentando o número de palavras até conseguir focar na linha toda. 

Outra dica é evitar o hábito da leitura labial ou mental. Isso condiciona sua velocidade de leitura. Colocar um lápis na boca e mordê-lo pode ajudar até que esse hábito suma da sua vida.

6. Partes ao invés do todo

Quando os livros que tenho para ler são enormes e chatos, o que eu tenho feito é uma tarefa no Neotriad para capítulos do livro e não leitura no modo flat, de ler até onde der. 

Por exemplo, defino ler Capítulo 5 PMBOK – Project Scope Management ao invés de ler PMBOK. 

Livros de ficção não precisam seguir esse modelo.

7. Armazene o Importante

Se você está lendo um livro que seu conteúdo merece ser relido e recuperado posteriormente, existem duas formas de fazer isso com mais produtividade:

  • Marcadores: utilize canetas de marcação de textos e grife o que achar importante. Além disso, quando algo é realmente útil e deverá ser usado, coloco uma anotação na contracapa do livro, algo do tipo: “Página 12 – Utilizar essa referência para a palestra X”
  • Mapas Mentais: uso muito a técnica de mapas mentais para resumir livros, reuniões e ter idéias. Vale a pena durante a leitura, utilizar um software que faça mapas mentais e resuma as principais ideias do livro

Agora vamos aprofundar em como você pode desenvolver a disciplina da leitura e memorizar tudo que leu.

Aprender sobre como ler melhor com disciplina

Ler de maneira eficiente não é apenas passar os olhos pelas palavras. Precisamos de concentração para entender o que está escrito, memorizar, aplicar.

Para ler melhor é preciso desenvolver um novo hábito, com disciplina. Para isso, reuni 5 dicas úteis que vão te ajudar a descobrir como ler melhor:

1. Mude sua identidade

Seu comportamento interno guia o comportamento externo. Se livre de pensamentos como “não consigo ler”. Substitua por “consigo ter mais disciplina com a leitura”, por exemplo.

Lembre-se que pensamentos se refletem nos resultados que você vai alcançar

2. Defina uma meta forte

Quem você vai se tornar depois que aprender como ler mais que 2 livros por mês, por exemplo? Pense no resultado final, não pode ser a meta pela meta. 

3. Crie o hábito

Use o mesmo lugar, o mesmo ambiente e se possível o mesmo horário. A repetição ajuda a criar o hábito.

4. Tenha horários estratégicos

Esse papo de que não tem tempo é mentira.Elimine as distrações nas redes sociais, por exemplo, e ache um horário inabalável.

Para mais dicas sobre disciplina que te ajudam a ler e estudar mais, veja esse vídeo

Aprender como ler mais rápido e memorizar

Você sabe o que significa neuroplasticidade? É a capacidade que nosso cérebro tem de se adaptar ao seu maior uso no dia a dia. Na prática isso significa dizer que o que fazemos diariamente é capaz de alterar nosso cérebro. 

O hipocampo é a região do cérebro responsável por sua memória. Essa região pode ser aumentada se você exercitá-la corretamente.

Para memorizar o conteúdo que lemos, é preciso oferecer uma dedicação intencional, deliberada e focada no assunto da leitura

Veja um roteiro de 4 passos para você compreender como ler mais e memorizar, para aplicar hoje mesmo: 

1. Escolha um assunto que realmente te interesse

Um assunto que te motiva vai facilitar que você se dedique a ele. Precisa ser um tópico que faça sentido para sua vida. 

2. Reserve horários para dedicação

Reserve de 1 ou 2 horas para se dedicar ao assunto da leitura durante 90 dias. Não precisa ser horas seguidas, pode dividir em blocos de 30 a 50 minutos. 

3. Concilie a leitura com outros meios de aprendizado

Você pode aplicar algo que aprendeu na sua vida, ensinar para alguém, pesquisar alguma curiosidade relacionada, por exemplo. A imersão possibilita aprender como ler e entender o que leu. 

4. Faça um mapa mental

O Mapa mental é uma técnica muito eficiente para organizar conhecimento e memorizar. Recomendo muito que leia o artigo sobre mapa mental para aprender a fazer um. 

Se quiser outras dicas, neste vídeo te mostro como usar mais seu cérebro, inclusive para saber como fazer uma boa leitura.

4 dicas de como aumentar o ritmo de leitura

Se você está com dificuldades de ler, mesmo que num ritmo mais lento do que gostaria, separei aqui algumas dicas de leitura simples e úteis. 

Ao incorporá-las no seu cotidiano, aos poucos você vai descobrindo como ler mais e melhor com facilidade. 

1. Encontre um gênero literário que te prenda

Não comece por livros técnicos de conteúdo maçante. Escolha um livro da temática que prende sua atenção, pode ser autoajuda, romance, poesia. Pesquise, peça indicações.

2. Comece por um livro pequeno

Terminar um livro pode te dar uma sensação de satisfação que vai estimulá-lo a ler outros. Livros pequenos também são mais fáceis de carregar para ler no transporte, por exemplo.

3.Leia poucos minutos por dia

No início as pessoas tendem a achar que o hábito da leitura não cabe no seu cronograma diário. Proponha a si mesmo uma meta diária factível, mesmo que sejam poucos minutos.

4. Pesquise grupos de leitura

Existem muitos grupos de leitura presenciais ou online. Se conseguir participar de um, pode ser um estímulo para honrar o compromisso de ler no mesmo ritmo do grupo.

Na internet você encontra muitas listas de indicações de livros para iniciantes. Em geral são livros mais fáceis de acompanhar, que realmente prendem a atenção. 

Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, da plataforma pró-livro, o Brasil é um dos piores leitores entre os 70 pesquisados, ocupando a posição número 60. 

Saber como ler mais e com mais eficiência pode mudar sua vida. Me conta nos comentários qual é a sua maior dificuldade para ler mais?

FAQ

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Acabe com a PROCRASTINAÇÃO e comece a ter resultados em sua vida!

X